Formação docente no IFbaiano Itapetinga: demandas coletivas, permanência e êxito estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Izanete Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/357
Resumo: A pesquisa Formação docente no IF Baiano Itapetinga: demandas coletivas, permanência e êxito estudantil objetivou identificar as demandas de formação dos docentes do IF Baiano – Campus Itapetinga para a institucionalização do trabalho com diversidades socioeducativas e culturais dos estudantes das turmas do Curso Técnico em Informática subsequente ao Ensino Médio, com o fito de promover a institucionalização do trabalho com as temáticas da diversidade, considerando as demandas de formação apresentadas pelos seus docentes ao longo da pesquisa. A metodologia utilizada foi inspirada na abordagem epistemológica hermenêutica, ancorada na abordagem qualitativa, tendo como metodologia a etnografia para a construção do processo de conhecimento na pesquisa em educação o que resultou em um registro sistemático das informações e ações do IF Baiano – Campus Itapetinga. A análise temática do conteúdo foi adotada como procedimento de pesquisa analítico das informações contidas nas entrevistas narrativas. Para tal a autora central foi Laurence Bardin (2009). Essas análises foram ratificadas com as informações contidas nos demais instrumentos de pesquisa: questionário socioeconômico dos discentes, Projeto Pedagógico do Curso. Os principais resultados apontam a identificação das demandas formativas do coletivo (corpo docente e técnico administrativo em educação). Para o atendimento das demandas resultantes da pesquisa foi proposto ao Campus Itapetinga, lócus da pesquisa, uma Política de Formação com princípios formativos para as necessidades institucionais dentro da perspectiva de que a permanência e o êxito estudantil é um compromisso da coletividade, considerando neste bojo tanto os achados da pesquisa quanto as diversidades socioeducativas e culturais dos estudantes, as demandas de formação continuada apontadas, as condições estruturais do curso e as reflexões advindas da pesquisa da prática.
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spelling Formação docente no IFbaiano Itapetinga: demandas coletivas, permanência e êxito estudantilTeacher training at IFbaiano Itapetinga: collective demands, permanence and student successFormaçãoDiversidades socioeducativasÊxito estudantilEducação BásicaA pesquisa Formação docente no IF Baiano Itapetinga: demandas coletivas, permanência e êxito estudantil objetivou identificar as demandas de formação dos docentes do IF Baiano – Campus Itapetinga para a institucionalização do trabalho com diversidades socioeducativas e culturais dos estudantes das turmas do Curso Técnico em Informática subsequente ao Ensino Médio, com o fito de promover a institucionalização do trabalho com as temáticas da diversidade, considerando as demandas de formação apresentadas pelos seus docentes ao longo da pesquisa. A metodologia utilizada foi inspirada na abordagem epistemológica hermenêutica, ancorada na abordagem qualitativa, tendo como metodologia a etnografia para a construção do processo de conhecimento na pesquisa em educação o que resultou em um registro sistemático das informações e ações do IF Baiano – Campus Itapetinga. A análise temática do conteúdo foi adotada como procedimento de pesquisa analítico das informações contidas nas entrevistas narrativas. Para tal a autora central foi Laurence Bardin (2009). Essas análises foram ratificadas com as informações contidas nos demais instrumentos de pesquisa: questionário socioeconômico dos discentes, Projeto Pedagógico do Curso. Os principais resultados apontam a identificação das demandas formativas do coletivo (corpo docente e técnico administrativo em educação). Para o atendimento das demandas resultantes da pesquisa foi proposto ao Campus Itapetinga, lócus da pesquisa, uma Política de Formação com princípios formativos para as necessidades institucionais dentro da perspectiva de que a permanência e o êxito estudantil é um compromisso da coletividade, considerando neste bojo tanto os achados da pesquisa quanto as diversidades socioeducativas e culturais dos estudantes, as demandas de formação continuada apontadas, as condições estruturais do curso e as reflexões advindas da pesquisa da prática.Collective demands, retention and student success aimed to identify the demands of teacher training of IF Baiano - Campus Itapetinga for the institutionalization of working with socio-educational and cultural diversities of the students from classes of the Technical Course in Computing aftrwards high school, with the aim of promoting the institutionalization of working with the themes of diversity, considering the demands of formation presented by its teachers during the research. The methodology was inspired by the epistemological hermeneutics approach, anchored in the qualitative approach, counting as methodology the ethnography to build the process of knowledge in educational research which resulted in a systematic recording of information and actions of IF Baiano - Campus Itapetinga. The thematic content analysis was adopted as analytical research procedure of the contained information in narrative interviews. For this the central author was Laurence Bardin (2009). These analyzes were ratified with thecontained information in other research tools: socioeconomic survey of students, Pedagogical Course Project. The main results show the identification of the formation of the collective demands (teacher and technical administrative staff). To satisfy the resulting demands from the research was proposed to Campus Itapetinga, locus of research, a Training Policy with formative principles for the institutional needs in the perspective that the permanence and student success is a commitment of the community, considering in this bulge both the findings of the research as socio-educational and cultural diversity of the students, the demands of continuing education mentioned, the structural conditions of the course and the reflections arising from the practice of research.Silva, Ana Lúcia Gomes daSouza, Eliseu Clementino deBotelho, Denise MariaSouza, Izanete Marques2017-05-10T17:22:44Z2017-05-10T17:22:44Z2016-07-26info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSOUZA, Izanete Marques. Formação docente no IF baiano Itapetinga: demandas coletivas, permanência e êxito estudantil. Orientadora: Dr.ª Ana Lúcia Gomes da Silva. 2016. 124 f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2016.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-07T03:00:19Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/357Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-07T03:00:19Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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