Êxito e bem-estar docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fossatti, Paulo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1805
Resumo: O artigo é decorrente do recorte de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Focaliza as características de sucesso de professores universitários que resultam em êxito e bem-estar na docência. Os dados foram coletados em uma instituição de educação superior, filantrópica e comunitária do sul do Brasil, por meio de um questionário. O referencial teórico, dentre outros, sustenta-se em Frankl, quanto à produção de sentido; Rogers, Maslow e Mosquera, quanto aos processos de humanização, e Pimenta e Tardif, quanto aos saberes docentes. Os achados do estudo, tendo por apoio e referência a análise de conteúdo, segundo Bardin, sinalizam as seguintes características de um professor de sucesso com êxito e bem-estar em sua vida pessoal-profissional: alegria, didática, domínio de conteúdo, responsabilidade, atualização, solicitude, boa remuneração e inteligência.
id METO-3_d96a0cef2c3ff240e2e8479a16ed8c88
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1805
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Êxito e bem-estar docenteFormação de Professores. Êxito e bem-estar docente. Educação superior.O artigo é decorrente do recorte de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Focaliza as características de sucesso de professores universitários que resultam em êxito e bem-estar na docência. Os dados foram coletados em uma instituição de educação superior, filantrópica e comunitária do sul do Brasil, por meio de um questionário. O referencial teórico, dentre outros, sustenta-se em Frankl, quanto à produção de sentido; Rogers, Maslow e Mosquera, quanto aos processos de humanização, e Pimenta e Tardif, quanto aos saberes docentes. Os achados do estudo, tendo por apoio e referência a análise de conteúdo, segundo Bardin, sinalizam as seguintes características de um professor de sucesso com êxito e bem-estar em sua vida pessoal-profissional: alegria, didática, domínio de conteúdo, responsabilidade, atualização, solicitude, boa remuneração e inteligência.Universidade Metodista de PiracicabaCentro Universitário La SalleFossatti, Paulo2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/180510.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p61-75Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 61-752238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1805/1247https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/1805/316Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:57:32Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1805Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:57:32Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Êxito e bem-estar docente
title Êxito e bem-estar docente
spellingShingle Êxito e bem-estar docente
Fossatti, Paulo
Formação de Professores. Êxito e bem-estar docente. Educação superior.
title_short Êxito e bem-estar docente
title_full Êxito e bem-estar docente
title_fullStr Êxito e bem-estar docente
title_full_unstemmed Êxito e bem-estar docente
title_sort Êxito e bem-estar docente
author Fossatti, Paulo
author_facet Fossatti, Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Universitário La Salle
dc.contributor.author.fl_str_mv Fossatti, Paulo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Êxito e bem-estar docente. Educação superior.
topic Formação de Professores. Êxito e bem-estar docente. Educação superior.
description O artigo é decorrente do recorte de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Focaliza as características de sucesso de professores universitários que resultam em êxito e bem-estar na docência. Os dados foram coletados em uma instituição de educação superior, filantrópica e comunitária do sul do Brasil, por meio de um questionário. O referencial teórico, dentre outros, sustenta-se em Frankl, quanto à produção de sentido; Rogers, Maslow e Mosquera, quanto aos processos de humanização, e Pimenta e Tardif, quanto aos saberes docentes. Os achados do estudo, tendo por apoio e referência a análise de conteúdo, segundo Bardin, sinalizam as seguintes características de um professor de sucesso com êxito e bem-estar em sua vida pessoal-profissional: alegria, didática, domínio de conteúdo, responsabilidade, atualização, solicitude, boa remuneração e inteligência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1805
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p61-75
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1805
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p61-75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1805/1247
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/1805/316
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 61-75
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022357934080