Êxito e bem-estar docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1805 |
Resumo: | O artigo é decorrente do recorte de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Focaliza as características de sucesso de professores universitários que resultam em êxito e bem-estar na docência. Os dados foram coletados em uma instituição de educação superior, filantrópica e comunitária do sul do Brasil, por meio de um questionário. O referencial teórico, dentre outros, sustenta-se em Frankl, quanto à produção de sentido; Rogers, Maslow e Mosquera, quanto aos processos de humanização, e Pimenta e Tardif, quanto aos saberes docentes. Os achados do estudo, tendo por apoio e referência a análise de conteúdo, segundo Bardin, sinalizam as seguintes características de um professor de sucesso com êxito e bem-estar em sua vida pessoal-profissional: alegria, didática, domínio de conteúdo, responsabilidade, atualização, solicitude, boa remuneração e inteligência. |
id |
METO-3_d96a0cef2c3ff240e2e8479a16ed8c88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1805 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Êxito e bem-estar docenteFormação de Professores. Êxito e bem-estar docente. Educação superior.O artigo é decorrente do recorte de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Focaliza as características de sucesso de professores universitários que resultam em êxito e bem-estar na docência. Os dados foram coletados em uma instituição de educação superior, filantrópica e comunitária do sul do Brasil, por meio de um questionário. O referencial teórico, dentre outros, sustenta-se em Frankl, quanto à produção de sentido; Rogers, Maslow e Mosquera, quanto aos processos de humanização, e Pimenta e Tardif, quanto aos saberes docentes. Os achados do estudo, tendo por apoio e referência a análise de conteúdo, segundo Bardin, sinalizam as seguintes características de um professor de sucesso com êxito e bem-estar em sua vida pessoal-profissional: alegria, didática, domínio de conteúdo, responsabilidade, atualização, solicitude, boa remuneração e inteligência.Universidade Metodista de PiracicabaCentro Universitário La SalleFossatti, Paulo2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/180510.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p61-75Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 61-752238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1805/1247https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/1805/316Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:57:32Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1805Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:57:32Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Êxito e bem-estar docente |
title |
Êxito e bem-estar docente |
spellingShingle |
Êxito e bem-estar docente Fossatti, Paulo Formação de Professores. Êxito e bem-estar docente. Educação superior. |
title_short |
Êxito e bem-estar docente |
title_full |
Êxito e bem-estar docente |
title_fullStr |
Êxito e bem-estar docente |
title_full_unstemmed |
Êxito e bem-estar docente |
title_sort |
Êxito e bem-estar docente |
author |
Fossatti, Paulo |
author_facet |
Fossatti, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Universitário La Salle |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fossatti, Paulo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. Êxito e bem-estar docente. Educação superior. |
topic |
Formação de Professores. Êxito e bem-estar docente. Educação superior. |
description |
O artigo é decorrente do recorte de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Focaliza as características de sucesso de professores universitários que resultam em êxito e bem-estar na docência. Os dados foram coletados em uma instituição de educação superior, filantrópica e comunitária do sul do Brasil, por meio de um questionário. O referencial teórico, dentre outros, sustenta-se em Frankl, quanto à produção de sentido; Rogers, Maslow e Mosquera, quanto aos processos de humanização, e Pimenta e Tardif, quanto aos saberes docentes. Os achados do estudo, tendo por apoio e referência a análise de conteúdo, segundo Bardin, sinalizam as seguintes características de um professor de sucesso com êxito e bem-estar em sua vida pessoal-profissional: alegria, didática, domínio de conteúdo, responsabilidade, atualização, solicitude, boa remuneração e inteligência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1805 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p61-75 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1805 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p61-75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1805/1247 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/1805/316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 61-75 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022357934080 |