Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3519
Resumo: O ensino de Matemática ainda é marcado por um alto índice de reprovação e evasão, procedente muitas vezes das dificuldades dos alunos em compreender e relacionar seus conceitos a realidade cotidiana. Surge então, a necessidade de trabalhar os conceitos matemáticos em um ambiente que favoreça a aprendizagem para além da reprodução e memorização. Assim, a partir da experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, percebi que o lúdico em sala de aula pode oportunizar um ambiente de investigação, favorecendo a autonomia dos estudantes e a aprendizagem em Matemática. Deste modo, objetivamos compreender que concepções professoras da Rede Pública de Ensino que atuaram como supervisoras do PIBID têm sobre o lúdico e suas contribuições para o ensino de Matemática. Visando atender este objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória com professoras de Matemática que atuaram como supervisoras no PIBID no período de 2018-2019 na cidade de Alagoinhas-BA. Para a produção dos dados, utilizamos um questionário construído na plataforma do Google Formulário e uma entrevista semiestruturada aplicada através da plataforma do Google Meet. Essa pesquisa está embasada em teóricos como: Freire (1996; 1987), Lara (2003), Andrade (2013), Luckesi (2000; 2005; 2014), Rodrigues (2019), dentre outros. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo a partir da categorização, na perspectiva de Bardin (1977). O caminhar na análise de conteúdo nos guiou a quatro categorias, sendo elas: Concepçõesde lúdico das professoras, possibilidades e desafios do lúdico no Ensino de Matemática, contribuições do PIBID de Matemática para o ensino a partir das potencialidades do lúdico e o lúdico na formação docente. A análise interpretativa das categorias mostrou que as professoras compreendem o lúdico como recursos didáticos-pedagógicos que no contexto da sala de aula favorece a autonomia do aluno, bem como a aprendizagem significativa, configurando-se como um fator de motivação que pode contribuir para despertar o interesse do aluno pela aprendizagem Matemática. Percebemos aindaque, o PIBID constitui-se em um espaço de formação inicial e continuada no qual a presença do Lúdico contribui para uma apropriação da prática lúdica pelo professor, refletindo positivamente na práxis. Assim, a prática lúdica no contexto educacional possibilita superar a dicotomia existente entre teoria e prática, ultrapassando a concepção tradicional de ensino e contribuindo para um ensino de matemática com mais significado e criativo, em que o educando atua como protagonista na construção de seu conhecimento.
id UNEB-8_f20ba0a71c48f63951cd0de131fefb06
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3519
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogosConceptions of Playfulness and Its Contributions to Teaching from the Perspective of Mathematics PIBID Supervisors: A Look Beyond GamesFormação de ProfessorPIBIDEnsino de MatemáticaLúdicoO ensino de Matemática ainda é marcado por um alto índice de reprovação e evasão, procedente muitas vezes das dificuldades dos alunos em compreender e relacionar seus conceitos a realidade cotidiana. Surge então, a necessidade de trabalhar os conceitos matemáticos em um ambiente que favoreça a aprendizagem para além da reprodução e memorização. Assim, a partir da experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, percebi que o lúdico em sala de aula pode oportunizar um ambiente de investigação, favorecendo a autonomia dos estudantes e a aprendizagem em Matemática. Deste modo, objetivamos compreender que concepções professoras da Rede Pública de Ensino que atuaram como supervisoras do PIBID têm sobre o lúdico e suas contribuições para o ensino de Matemática. Visando atender este objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória com professoras de Matemática que atuaram como supervisoras no PIBID no período de 2018-2019 na cidade de Alagoinhas-BA. Para a produção dos dados, utilizamos um questionário construído na plataforma do Google Formulário e uma entrevista semiestruturada aplicada através da plataforma do Google Meet. Essa pesquisa está embasada em teóricos como: Freire (1996; 1987), Lara (2003), Andrade (2013), Luckesi (2000; 2005; 2014), Rodrigues (2019), dentre outros. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo a partir da categorização, na perspectiva de Bardin (1977). O caminhar na análise de conteúdo nos guiou a quatro categorias, sendo elas: Concepçõesde lúdico das professoras, possibilidades e desafios do lúdico no Ensino de Matemática, contribuições do PIBID de Matemática para o ensino a partir das potencialidades do lúdico e o lúdico na formação docente. A análise interpretativa das categorias mostrou que as professoras compreendem o lúdico como recursos didáticos-pedagógicos que no contexto da sala de aula favorece a autonomia do aluno, bem como a aprendizagem significativa, configurando-se como um fator de motivação que pode contribuir para despertar o interesse do aluno pela aprendizagem Matemática. Percebemos aindaque, o PIBID constitui-se em um espaço de formação inicial e continuada no qual a presença do Lúdico contribui para uma apropriação da prática lúdica pelo professor, refletindo positivamente na práxis. Assim, a prática lúdica no contexto educacional possibilita superar a dicotomia existente entre teoria e prática, ultrapassando a concepção tradicional de ensino e contribuindo para um ensino de matemática com mais significado e criativo, em que o educando atua como protagonista na construção de seu conhecimento.Teaching Mathematics is still marked by a high rate of failure and dropout, often stemming from students' difficulties in understanding and relating its concepts to everyday reality. Therefore, there arises the need to work mathematical concepts in an environment that fosters learning beyond reproduction and memorization. Thus, based on my experience as a scholarship holder in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarship - PIBID, I realized that playfulness in the classroom can create an environment for investigation, promoting students' autonomy and learning in Mathematics. In this way, our aim is to understand the conceptions that Public School teachers, who acted as supervisors in the PIBID, have about playfulness and its contributions to Mathematics teaching. To meet this objective, a qualitative exploratory research was conducted with Mathematics teachers who acted as supervisors in the PIBID program from 2018-2019 in the city of Alagoinhas, Bahia. For data collection, we used a questionnaire constructed on the Google Forms platform and a semi-structured interview conducted through the Google Meet platform. This research is grounded in theorists such as Freire (1996; 1987), Lara (2003), Andrade (2013), Luckesi (2000; 2005; 2014), Rodrigues (2019), among others. For data analysis, we used content analysis through categorization, following Bardin's perspective (1977). The content analysis led us to four categories: Teachers' conceptions of playfulness, possibilities and challenges of playfulness in Mathematics Teaching, contributions of the Mathematics PIBID program to teaching based on the potential of playfulness, and playfulness in teacher training. The interpretative analysis of the categories showed that teachers understand playfulness as didactic-pedagogical resources that, in the context of the classroom, promote student autonomy as well as meaningful learning, serving as a motivating factor that can contribute to arousing students' interest in Mathematics learning. We also perceive that the PIBID constitutes a space for initial and continued education in which the presence of playfulness contributes to the appropriation of playful practice by the teacher, reflecting positively on praxis. Thus, playful practice in the educational context enables overcoming the existing dichotomy between theory and practice, surpassing the traditional conception of teaching and contributing to a more meaningful and creative mathematics teaching, in which the learner acts as a protagonist in the construction of their knowledge.Santos, Daniela BatistaConceição, Jefferson Correia daFerreira, Maridete Brito CunhaSouza, Daiana Lima Soriano de Oliveira2022-10-05T11:46:05Z2022-10-05T11:46:05Z2021-02-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSOUZA, Daiana Lima Soriano de Oliveira. Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos. Orientadora: Daniela Batista Santos. 2021. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:34Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3519Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:34Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos
Conceptions of Playfulness and Its Contributions to Teaching from the Perspective of Mathematics PIBID Supervisors: A Look Beyond Games
title Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos
spellingShingle Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos
Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira
Formação de Professor
PIBID
Ensino de Matemática
Lúdico
title_short Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos
title_full Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos
title_fullStr Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos
title_full_unstemmed Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos
title_sort Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos
author Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira
author_facet Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Daniela Batista
Conceição, Jefferson Correia da
Ferreira, Maridete Brito Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professor
PIBID
Ensino de Matemática
Lúdico
topic Formação de Professor
PIBID
Ensino de Matemática
Lúdico
description O ensino de Matemática ainda é marcado por um alto índice de reprovação e evasão, procedente muitas vezes das dificuldades dos alunos em compreender e relacionar seus conceitos a realidade cotidiana. Surge então, a necessidade de trabalhar os conceitos matemáticos em um ambiente que favoreça a aprendizagem para além da reprodução e memorização. Assim, a partir da experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, percebi que o lúdico em sala de aula pode oportunizar um ambiente de investigação, favorecendo a autonomia dos estudantes e a aprendizagem em Matemática. Deste modo, objetivamos compreender que concepções professoras da Rede Pública de Ensino que atuaram como supervisoras do PIBID têm sobre o lúdico e suas contribuições para o ensino de Matemática. Visando atender este objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória com professoras de Matemática que atuaram como supervisoras no PIBID no período de 2018-2019 na cidade de Alagoinhas-BA. Para a produção dos dados, utilizamos um questionário construído na plataforma do Google Formulário e uma entrevista semiestruturada aplicada através da plataforma do Google Meet. Essa pesquisa está embasada em teóricos como: Freire (1996; 1987), Lara (2003), Andrade (2013), Luckesi (2000; 2005; 2014), Rodrigues (2019), dentre outros. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo a partir da categorização, na perspectiva de Bardin (1977). O caminhar na análise de conteúdo nos guiou a quatro categorias, sendo elas: Concepçõesde lúdico das professoras, possibilidades e desafios do lúdico no Ensino de Matemática, contribuições do PIBID de Matemática para o ensino a partir das potencialidades do lúdico e o lúdico na formação docente. A análise interpretativa das categorias mostrou que as professoras compreendem o lúdico como recursos didáticos-pedagógicos que no contexto da sala de aula favorece a autonomia do aluno, bem como a aprendizagem significativa, configurando-se como um fator de motivação que pode contribuir para despertar o interesse do aluno pela aprendizagem Matemática. Percebemos aindaque, o PIBID constitui-se em um espaço de formação inicial e continuada no qual a presença do Lúdico contribui para uma apropriação da prática lúdica pelo professor, refletindo positivamente na práxis. Assim, a prática lúdica no contexto educacional possibilita superar a dicotomia existente entre teoria e prática, ultrapassando a concepção tradicional de ensino e contribuindo para um ensino de matemática com mais significado e criativo, em que o educando atua como protagonista na construção de seu conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-01
2022-10-05T11:46:05Z
2022-10-05T11:46:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Daiana Lima Soriano de Oliveira. Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos. Orientadora: Daniela Batista Santos. 2021. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3519
identifier_str_mv SOUZA, Daiana Lima Soriano de Oliveira. Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos. Orientadora: Daniela Batista Santos. 2021. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149643841536