Cuidado e saúde no terreiro Bandalecongo: orientando uma proposta de educação afrocentrada para a saúde no município do Juazeiro-BA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/1826 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os princípios e as concepções sobre saúde e cultura dos povos afrodescendentes de terreiro podem subsidiar processos de educação afrocentrada para a saúde. Acredita-se que esse caminho aponta possibilidades para o desenvolvimento de espaços de formação e afirmação da história, cultura e saberes da população afro-brasileira, auxiliando na construção de um projeto de ensino que assuma a função social da escola enquanto espaço de transformação e formação de sujeitos capazes de intervir em suas realidades, além de potencializar a condução de práticas educativas que promovam saúde para a população negra. Para isso, utilizaremos, como pressuposto epistemológico, a afrocentricidade, uma vez que ela tem se apresentado como recurso para o agenciamento e a valorização da história e cultura africana. O processo de pesquisa foi desenvolvido no Terreiro Bandalecongo, localizado no Bairro Palmares, no município de Juazeiro-BA, através da articulação com as instituições de educação em saúde (escolas e unidades de saúde) localizados nesse bairro e em bairros circunvizinhos. Assim, optamos pela pesquisa do tipo qualitativa, e nos baseamos no método conduzido pela pesquisa participativa e na teoria fundamentada em dados. A referida metodologia interage com o pesquisador e com o espaço de estudo, possibilitando a realização de uma pesquisa coletiva que, ao mesmo tempo, se configura como um processo educativo conscientizador, que também auxilia na produção de conhecimento que referenciada na história e nos saberes dos povos africanos e da diáspora. Para tanto, utilizamos, como dispositivos de produção de dados, fotografias, círculos de cultura e entrevistas sínteses, que foram analisadas segundo o processo de codificação da teoria fundamentada em dados e servirão para produção de um curta-metragem, que poderá ser utilizado como ferramenta mediadora em processos educativos. Nesse movimento, a afrocentricidade e as produções teóricas em torno da cosmovisão e práticas de saúde dos povos de terreiro nos auxiliaram com conceitos sensibilizantes para o desenvolvimento pde processos de comparação entre as categorias produzidas. No processo de análise, identificouse a existência de um processo de manutenção e resistência de um sistema de saúde africano e ancestral no Terreiro Bandalecongo, que promove estratégias de avaliação e cuidado para a população negra, enraizados na vivência comunitária, relação com a natureza, práticas de cuidado através de plantas e ervas medicinais, acolhimento e fortalecimento espiritual, provocando processos de promoção de saúde da população negra, fortalecimento de identidade africana, (re)orientação nos caminho e posição diante da vida e incentivo à organização e participação política na luta pela libertação e emancipação da população negra. Para isso, são desenvolvidas estratégias de educação que possibilitam autonomia, participação e vivência em rituais afro-brasileiros, promovendo condições de saúde e luta para a população africana da diáspora brasileira. Diante disso, planejou-se uma intervenção, de modo que as ações possibilitem a ampliação e divulgação do conhecimento produzido durante a pesquisa e fortaleça o movimento incentivado durante a aplicação da metodologia proposta. Destaca-se, por fim, que a intervenção foi planejada e realizada de forma coletiva junto aos participantes, durante o processo de pesquisa. |
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Cuidado e saúde no terreiro Bandalecongo: orientando uma proposta de educação afrocentrada para a saúde no município do Juazeiro-BACare and health in the Bandalecongo terreiro: guiding a proposal for Afro-centered health education in the municipality of Juazeiro-BAPovos de TerreiroAfrocentricidadeEsta pesquisa tem como objetivo compreender como os princípios e as concepções sobre saúde e cultura dos povos afrodescendentes de terreiro podem subsidiar processos de educação afrocentrada para a saúde. Acredita-se que esse caminho aponta possibilidades para o desenvolvimento de espaços de formação e afirmação da história, cultura e saberes da população afro-brasileira, auxiliando na construção de um projeto de ensino que assuma a função social da escola enquanto espaço de transformação e formação de sujeitos capazes de intervir em suas realidades, além de potencializar a condução de práticas educativas que promovam saúde para a população negra. Para isso, utilizaremos, como pressuposto epistemológico, a afrocentricidade, uma vez que ela tem se apresentado como recurso para o agenciamento e a valorização da história e cultura africana. O processo de pesquisa foi desenvolvido no Terreiro Bandalecongo, localizado no Bairro Palmares, no município de Juazeiro-BA, através da articulação com as instituições de educação em saúde (escolas e unidades de saúde) localizados nesse bairro e em bairros circunvizinhos. Assim, optamos pela pesquisa do tipo qualitativa, e nos baseamos no método conduzido pela pesquisa participativa e na teoria fundamentada em dados. A referida metodologia interage com o pesquisador e com o espaço de estudo, possibilitando a realização de uma pesquisa coletiva que, ao mesmo tempo, se configura como um processo educativo conscientizador, que também auxilia na produção de conhecimento que referenciada na história e nos saberes dos povos africanos e da diáspora. Para tanto, utilizamos, como dispositivos de produção de dados, fotografias, círculos de cultura e entrevistas sínteses, que foram analisadas segundo o processo de codificação da teoria fundamentada em dados e servirão para produção de um curta-metragem, que poderá ser utilizado como ferramenta mediadora em processos educativos. Nesse movimento, a afrocentricidade e as produções teóricas em torno da cosmovisão e práticas de saúde dos povos de terreiro nos auxiliaram com conceitos sensibilizantes para o desenvolvimento pde processos de comparação entre as categorias produzidas. No processo de análise, identificouse a existência de um processo de manutenção e resistência de um sistema de saúde africano e ancestral no Terreiro Bandalecongo, que promove estratégias de avaliação e cuidado para a população negra, enraizados na vivência comunitária, relação com a natureza, práticas de cuidado através de plantas e ervas medicinais, acolhimento e fortalecimento espiritual, provocando processos de promoção de saúde da população negra, fortalecimento de identidade africana, (re)orientação nos caminho e posição diante da vida e incentivo à organização e participação política na luta pela libertação e emancipação da população negra. Para isso, são desenvolvidas estratégias de educação que possibilitam autonomia, participação e vivência em rituais afro-brasileiros, promovendo condições de saúde e luta para a população africana da diáspora brasileira. Diante disso, planejou-se uma intervenção, de modo que as ações possibilitem a ampliação e divulgação do conhecimento produzido durante a pesquisa e fortaleça o movimento incentivado durante a aplicação da metodologia proposta. Destaca-se, por fim, que a intervenção foi planejada e realizada de forma coletiva junto aos participantes, durante o processo de pesquisa.This research aims to understand how the principles and conceptions about health and culture of afro-descendant people of terreiro can subsidize processes of education for afro-centered health. It is believed that this path points out possibilities for the development of spaces of formation and affirmation of the history, culture and knowledge of the Afro-Brazilian population. For instance, it helps in the construction of a teaching project that assumes the social function of the school as a space of transformation and formation of subjects capable of intervening in their realities, besides potentiating the conduct of educational practices that promote health for the black population. For this, we will use, as an epistemological assumption, the Afrocentricity, since it has presented itself as a resource for the agency and valuation of African history and culture. The research process was developed at Terreiro Bandalecongo, located in the Palmares neighborhood, in the municipality of Juazeiro-BA, through articulation with health education institutions (schools and health units) located in this neighborhood and surrounding neighborhoods. Thus, we choose qualitative research, based on the method driven by participatory research and data-based theory. The mentioned methodology interacts with the researcher and with the study space, making possible the accomplishment of a collective research that, at the same time, is configured as an educative and awareness process that also assists in the production of knowledge, referenced in the history and the knowledge of the people and diaspora. In order to do so, we use as data production devices, photographs, culture circles and syntheses interviews, which were analyzed according to the coding process of the theory based on data and will serve to produce a short film, which can be used as a mediator tool in educational processes. In this movement, the Afrocentricity and the theoretical productions around the worldview and health practices of the terreiro people helped us with sensitizing concepts to the development of comparison processes between the categories produced. In the analysis process, we identified the existence of a process of maintenance and resistance of an African and ancestral health system in Terreiro Bandalecongo, which promotes strategies of evaluation and care for the black population, rooted in the community experience, relationship with nature, care practices through plants and medicinal herbs, fostering and strengthening spirituality, provoking processes of health promotion of the black population, strengthening of African identity, (re)orientation of the path and position in front of life and incentive to the organization and political participation in the struggle for liberation and emancipation of the black population. For this, education strategies are developed that allow autonomy, participation, and experience in Afro-Brazilian rituals, promoting health conditions and fighting for the African population of the Brazilian diaspora. Therefore, an intervention was planned, so that the actions allow the expansion and dissemination of the knowledge produced during the research and strengthen the movement encouraged during the application of the proposed methodology. Finally, it is remarkable that the intervention was planned and carried out collectively with the participants, during the research process.Miranda, Carmélia Aparecida SilvaPaz, Maria Glória daSoares, Cecília Conceição MoreiraConceição, Joanice SantosRegis, Keith Emanuelle Matias2021-08-12T20:20:10Z2021-08-12T20:20:10Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfREGIS, Keith Emanuelle Matias. Cuidado e saúde no terreiro Bandalecongo: orientando uma proposta de educação afrocentrada para a saúde no município do Juazeiro-BA. Orientadora: Carmélia Aparecida Silva Miranda. 2018. 160f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. 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