Ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e identidade: desafios e implicações nas práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/1842 |
Resumo: | Esta pesquisa, intitulada Ensino de História e Cultura afro-brasileira, Africana e Identidade: Desafios e Implicações nas Práticas Pedagógicas, tem como objetivo geral diagnosticar a aplicabilidade da lei 10.639/03 para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira, pois compreendemos que sua efetivação apresenta alguns desafios, sendo esta temática de grande relevância na valorização da identidade negra. Teve como lócus o Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (CMGDM), na cidade de Jacobina, no ensino fundamental anos finais, com os/as docentes colaboradores/as, buscando fomentar as discussões para elaboração de uma proposta de Ciclos de Formação contínua, no que diz respeito à temática étnico- racial. Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação colaborativa, que se ancora no tipo de pesquisa qualitativa, inspirada no paradigma crítico-dialético, haja vista que esse pressuposto concebe a pesquisa como um trabalho de investigação, o qual estabelece uma aproximação entre o campo da escola e da realidade, na inter-relação do todo e das partes, teoria e prática. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Hall (2002); Moita Lopes (2006); Silva (2014); Gomes (2002,2005,2011); Moreira e Candau (2003); Munanga (2012); Franco e Ghedin (2015), Nóvoa (2009) e Gamboa (1998,2010). Empregamos como instrumentos de construção de dados, no primeiro momento, a escala de valores; em seguida, na pesquisa efetiva em campo: observação participante, Ateliê de Pesquisa e grupo focal on line. Como procedimento de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo, tipo temática, segundo Bardin (2006) e Fontoura (2011). Os resultados apontam que a Lei 10.639/03 não está sendo aplicada no CMGDM e que as ações e práticas referentes à cultura africana ocorrem de forma folclórica, em momentos comemorativos e pontuais. Confirmou-se, também, que existe uma lacuna na formação municipal docente para o preparo dos/as docentes na Educação da relações étnico-raciais. Ademais, evidenciou-se que o Projeto Político-Pedagógico, os planos pedagógicos e os livros didáticos não contemplam as especificidades de uma educação antirracista e para a diversidade cultural dos /as estudantes. As fases da pesquisa foram delineadas ao longo do processo, considerando a colaboração entre pesquisadora e os /as docentes, de forma a estabelecer uma proposta de intervenção da pesquisa como resultado/produto final, ou seja, o Ciclo de formação contínua a ser implantado na rede municipal de ensino. |
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Ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e identidade: desafios e implicações nas práticas pedagógicasTeaching Afro-Brazilian and African History and Culture, and Identity: Challenges and Implications in Pedagogical PracticesHistória e Cultura afro-brasileiraPráticas PedagógicasEsta pesquisa, intitulada Ensino de História e Cultura afro-brasileira, Africana e Identidade: Desafios e Implicações nas Práticas Pedagógicas, tem como objetivo geral diagnosticar a aplicabilidade da lei 10.639/03 para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira, pois compreendemos que sua efetivação apresenta alguns desafios, sendo esta temática de grande relevância na valorização da identidade negra. Teve como lócus o Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (CMGDM), na cidade de Jacobina, no ensino fundamental anos finais, com os/as docentes colaboradores/as, buscando fomentar as discussões para elaboração de uma proposta de Ciclos de Formação contínua, no que diz respeito à temática étnico- racial. Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação colaborativa, que se ancora no tipo de pesquisa qualitativa, inspirada no paradigma crítico-dialético, haja vista que esse pressuposto concebe a pesquisa como um trabalho de investigação, o qual estabelece uma aproximação entre o campo da escola e da realidade, na inter-relação do todo e das partes, teoria e prática. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Hall (2002); Moita Lopes (2006); Silva (2014); Gomes (2002,2005,2011); Moreira e Candau (2003); Munanga (2012); Franco e Ghedin (2015), Nóvoa (2009) e Gamboa (1998,2010). Empregamos como instrumentos de construção de dados, no primeiro momento, a escala de valores; em seguida, na pesquisa efetiva em campo: observação participante, Ateliê de Pesquisa e grupo focal on line. Como procedimento de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo, tipo temática, segundo Bardin (2006) e Fontoura (2011). Os resultados apontam que a Lei 10.639/03 não está sendo aplicada no CMGDM e que as ações e práticas referentes à cultura africana ocorrem de forma folclórica, em momentos comemorativos e pontuais. Confirmou-se, também, que existe uma lacuna na formação municipal docente para o preparo dos/as docentes na Educação da relações étnico-raciais. Ademais, evidenciou-se que o Projeto Político-Pedagógico, os planos pedagógicos e os livros didáticos não contemplam as especificidades de uma educação antirracista e para a diversidade cultural dos /as estudantes. As fases da pesquisa foram delineadas ao longo do processo, considerando a colaboração entre pesquisadora e os /as docentes, de forma a estabelecer uma proposta de intervenção da pesquisa como resultado/produto final, ou seja, o Ciclo de formação contínua a ser implantado na rede municipal de ensino.This research titled Teaching of Afro-Brazilian History and Culture, African and Identity: Challenges and Implications in the Pedagogical Practices has as general objective to diagnose the applicability of Law 10639/03 for the teaching of Afro-Brazilian History and Culture, for we understand that its effectiveness presents some challenges, once this subject has great relevance in the valorization of the black identity. We had as locus the Municipal School Gilberto Dias de Miranda in the city of Jacobina, in the final years of primary school. In partnership with the teaching colaborados, we sought to foment discussions to elaborate a proposal of Continuing Education Cycles, to deal with the theme “ethnic-racial group”. As methodology we use collaborative action research that is anchored in the qualitative research type, inspired by the dialectical critical paradigm, given that this assumption conceives the research as a investigation work that establishes an approximation between the school and reality, in interrelationship of the whole and the parts, theory and practice. We will use as theoretical contribution the studies of Hall (2002); Moita Lopes (2006), Silva (2014), Gomes (2002); (2005); (2011) and Moreira and Candau (2003); Munanga (2012); (Franco and Ghedin, 2015), Nóvoa (2009), Gamboa (1998); (2010). We used as data construction tools, firstly, the scale of values, after in the field research: Participant Observation, Research Workshop and Online Focus Group. As a procedure of data analysis we used the thematic content analysis according to Bardin (2006) and Fontoura (2011). The results point out that Law 10639/03 is not being applied in CMGDM; that the actions and practices related to African Culture occur in a folkway, in commemorative and specific moments, it was also confirmed that there is a gap in the teacher municipal training for the preparation of the teachers in the teaching of ethnic racial relations, it was also evidenced that the PPP, the Pedagogical plans and the didactic books do not contemplate the specificities of an antiracist education and the cultural diversity of the students. The phases of the research were delineated throughout the process, considering the collaboration between the researcher and the teachers, in order to establish a proposal for research intervention as a final product of the Continuing Training Plan to be implemented in the municipal school network.Silva, Ana Lúcia Gomes daCardoso, Cláudia PonsSousa, Denise Dias de CarvalhoBarros, Zelinda dos SantosMedeiros, Marleide Alves de Oliveira2021-08-12T20:24:33Z2021-08-12T20:24:33Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMEDEIROS, Marleide Alves de Oliveira. Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Identidade: desafios e implicações nas práticas pedagógicas. Orientadora: Ana Lúcia Gomes da Silva. 2018. 193f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2018.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1842porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-09T03:00:39Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1842Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-09T03:00:39Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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