Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC |
Texto Completo: | http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=76 |
Resumo: | lt;p align="justify"gt; A utilização de novas tecnologias e o uso de computadores conectados à Internet estão presentes em todos os segmentos da sociedade. Esta presença tem transformado, irreversivelmente, a forma como as pessoas pensam, agem e se relacionam com as outras. Essas mudanças provêm da rapidez com que são disponibilizadas e processadas as informações. O comunicar parece interconectar e aproximar indivíduos, fazendo aflorar percepções e situações vividas no cotidiano, que podem interferir na prática escolar. Dessa forma, esse estudo envolveu adolescentes que têm acesso a esses novos equipamentos, os quais têm influenciado na maneira de se comunicar e informar dentro e fora da escola. Portanto, sua implicação, no contexto escolar, foi analisada nesta pesquisa, cujos sujeitos investigados foram alunos do Ensino Médio de uma escola particular. O objetivo foi o de investigar a influência das novas tecnologias (computador e Internet) no cotidiano dos adolescentes e sua utilização no processo educacional. Foi utilizado, como instrumento de pesquisa, um questionário, aplicado aos adolescentes. Dentre as questões de estudo tivemos: a Internet e o computador são considerados ferramentas a serviço do conhecimento? Como é que vem sendo utilizada a Internet pelos adolescentes, e como a utilizam na educação? Após a análise dos dados, foi possível observar que: os adolescentes percebem a utilização do computador e da Internet como fonte de informação e sua utilidade como pesquisa. No que diz respeito à indagação da utilização do computador e da Internet como forma de aproximar ou afastar as pessoas do meio ambiente, os adolescentes, em maior percentual, enfatizaram que essas tecnologias afastam as pessoas do meio ambiente, pois o equipamento causa vício para aqueles que não têm um autocontrole de sua utilização, distanciando do meio ambiente natural. Finalizando, os adolescentes percebem as novas tecnologias como ferramenta a serviço do conhecimento.lt;/pgt; |
id |
UNEC_12c0ed76f6343692e7a2d8790f05ea8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:unec.br:57 |
network_acronym_str |
UNEC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducation and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environmentEDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS POR ADOLESCENTES EM AMBIENTE ESCOLAR2007-08-03Amédis Germano dos santos929.288.898-68http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4750580H9Jorge Luiz de Goes Pereira949.077.307-72http://lattes.cnpq.br/7830280739527128Antônio de Pádua Magalhães209.550.226-49http://lattes.cnpq.br/4764266509440214 Antônio José Dias Vieira381.022.002-78http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728404A6006.336.696-79http://lattes.cnpq.br/4907507432002517 Aline Elias de Oliveira SantosCentro Universitário de CaratingaMestrado Profissional em Meio Ambiente e SustentabilidadeUNECBR Internet Adolescentes Conhecimento ComunicaçãoTecnologiasTechnology Communication Knowledge Teenagers InternetPSICOLOGIA SOCIALlt;p align="justify"gt; A utilização de novas tecnologias e o uso de computadores conectados à Internet estão presentes em todos os segmentos da sociedade. Esta presença tem transformado, irreversivelmente, a forma como as pessoas pensam, agem e se relacionam com as outras. Essas mudanças provêm da rapidez com que são disponibilizadas e processadas as informações. O comunicar parece interconectar e aproximar indivíduos, fazendo aflorar percepções e situações vividas no cotidiano, que podem interferir na prática escolar. Dessa forma, esse estudo envolveu adolescentes que têm acesso a esses novos equipamentos, os quais têm influenciado na maneira de se comunicar e informar dentro e fora da escola. Portanto, sua implicação, no contexto escolar, foi analisada nesta pesquisa, cujos sujeitos investigados foram alunos do Ensino Médio de uma escola particular. O objetivo foi o de investigar a influência das novas tecnologias (computador e Internet) no cotidiano dos adolescentes e sua utilização no processo educacional. Foi utilizado, como instrumento de pesquisa, um questionário, aplicado aos adolescentes. Dentre as questões de estudo tivemos: a Internet e o computador são considerados ferramentas a serviço do conhecimento? Como é que vem sendo utilizada a Internet pelos adolescentes, e como a utilizam na educação? Após a análise dos dados, foi possível observar que: os adolescentes percebem a utilização do computador e da Internet como fonte de informação e sua utilidade como pesquisa. No que diz respeito à indagação da utilização do computador e da Internet como forma de aproximar ou afastar as pessoas do meio ambiente, os adolescentes, em maior percentual, enfatizaram que essas tecnologias afastam as pessoas do meio ambiente, pois o equipamento causa vício para aqueles que não têm um autocontrole de sua utilização, distanciando do meio ambiente natural. Finalizando, os adolescentes percebem as novas tecnologias como ferramenta a serviço do conhecimento.lt;/pgt;lt;p align="justify"gt; The use of new technologies and the use of connected computers to the Internet are present in all of the segments of the society. This presence has been irreversibly transforming the form as the people think, they act and they link with the other ones. Those changes come from the speed that they are made available and the information processed. Communicating seems to interconnect and to approximate individuals making to level perceptions and situations lived in day-to-day that can interfere in school practice. In that way, this study involved teenagers that have access to those new equipments which have been influencing in the way of communicating and informing inside and out of the school. Therefore, its implication, in the school context, it was analyzed in this research, whose investigated subjects were students of the Medium Teaching Level of a private school. The objective was to investigate the influence of the new technologies (computer and Internet) in the day-to-day of the teenagers and their use in the education process. It was used, as research instrument, a questionnaire, applied to the teenagers. Among the study subjects we had: are the Internet and the computer considered tools to service of the knowledge? How is it that the Internet has been used by the teenagers, and how do they use it in the education? After the data analysis, it was possible to observe that: the teenagers notice the use of the computer and the Internet as source of information and its usefulness as research. In what it concerns to the inquiry of the use of the computer and of the Internet as form of to approximate or to move away the people of the environment, the teenagers in larger percentage emphasized that those technologies move away the people of the environment, because the equipment causes addiction for those that don't have a self-control of its use distancing of the natural environment. Concluding, the teenagers notice the new technologies as tool to service of the knowledge.lt;/pgt;http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=76info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNECinstname:Centro Universitário de Caratingainstacron:UNEC2018-12-19T14:10:02Zmail@mail.com - |
dc.title.en.fl_str_mv |
Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS POR ADOLESCENTES EM AMBIENTE ESCOLAR |
title |
Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment |
spellingShingle |
Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment Aline Elias de Oliveira Santos Internet Adolescentes Conhecimento Comunicação Tecnologias Technology Communication Knowledge Teenagers Internet PSICOLOGIA SOCIAL |
title_short |
Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment |
title_full |
Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment |
title_fullStr |
Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment |
title_full_unstemmed |
Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment |
title_sort |
Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment |
author |
Aline Elias de Oliveira Santos |
author_facet |
Aline Elias de Oliveira Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amédis Germano dos santos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
929.288.898-68 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4750580H9 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jorge Luiz de Goes Pereira |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
949.077.307-72 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7830280739527128 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Antônio de Pádua Magalhães |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
209.550.226-49 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4764266509440214 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Antônio José Dias Vieira |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
381.022.002-78 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728404A6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
006.336.696-79 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4907507432002517 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aline Elias de Oliveira Santos |
contributor_str_mv |
Amédis Germano dos santos Jorge Luiz de Goes Pereira Antônio de Pádua Magalhães Antônio José Dias Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Adolescentes Conhecimento Comunicação Tecnologias |
topic |
Internet Adolescentes Conhecimento Comunicação Tecnologias Technology Communication Knowledge Teenagers Internet PSICOLOGIA SOCIAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology Communication Knowledge Teenagers Internet |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
PSICOLOGIA SOCIAL |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
lt;p align="justify"gt; A utilização de novas tecnologias e o uso de computadores conectados à Internet estão presentes em todos os segmentos da sociedade. Esta presença tem transformado, irreversivelmente, a forma como as pessoas pensam, agem e se relacionam com as outras. Essas mudanças provêm da rapidez com que são disponibilizadas e processadas as informações. O comunicar parece interconectar e aproximar indivíduos, fazendo aflorar percepções e situações vividas no cotidiano, que podem interferir na prática escolar. Dessa forma, esse estudo envolveu adolescentes que têm acesso a esses novos equipamentos, os quais têm influenciado na maneira de se comunicar e informar dentro e fora da escola. Portanto, sua implicação, no contexto escolar, foi analisada nesta pesquisa, cujos sujeitos investigados foram alunos do Ensino Médio de uma escola particular. O objetivo foi o de investigar a influência das novas tecnologias (computador e Internet) no cotidiano dos adolescentes e sua utilização no processo educacional. Foi utilizado, como instrumento de pesquisa, um questionário, aplicado aos adolescentes. Dentre as questões de estudo tivemos: a Internet e o computador são considerados ferramentas a serviço do conhecimento? Como é que vem sendo utilizada a Internet pelos adolescentes, e como a utilizam na educação? Após a análise dos dados, foi possível observar que: os adolescentes percebem a utilização do computador e da Internet como fonte de informação e sua utilidade como pesquisa. No que diz respeito à indagação da utilização do computador e da Internet como forma de aproximar ou afastar as pessoas do meio ambiente, os adolescentes, em maior percentual, enfatizaram que essas tecnologias afastam as pessoas do meio ambiente, pois o equipamento causa vício para aqueles que não têm um autocontrole de sua utilização, distanciando do meio ambiente natural. Finalizando, os adolescentes percebem as novas tecnologias como ferramenta a serviço do conhecimento.lt;/pgt; |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
lt;p align="justify"gt; The use of new technologies and the use of connected computers to the Internet are present in all of the segments of the society. This presence has been irreversibly transforming the form as the people think, they act and they link with the other ones. Those changes come from the speed that they are made available and the information processed. Communicating seems to interconnect and to approximate individuals making to level perceptions and situations lived in day-to-day that can interfere in school practice. In that way, this study involved teenagers that have access to those new equipments which have been influencing in the way of communicating and informing inside and out of the school. Therefore, its implication, in the school context, it was analyzed in this research, whose investigated subjects were students of the Medium Teaching Level of a private school. The objective was to investigate the influence of the new technologies (computer and Internet) in the day-to-day of the teenagers and their use in the education process. It was used, as research instrument, a questionnaire, applied to the teenagers. Among the study subjects we had: are the Internet and the computer considered tools to service of the knowledge? How is it that the Internet has been used by the teenagers, and how do they use it in the education? After the data analysis, it was possible to observe that: the teenagers notice the use of the computer and the Internet as source of information and its usefulness as research. In what it concerns to the inquiry of the use of the computer and of the Internet as form of to approximate or to move away the people of the environment, the teenagers in larger percentage emphasized that those technologies move away the people of the environment, because the equipment causes addiction for those that don't have a self-control of its use distancing of the natural environment. Concluding, the teenagers notice the new technologies as tool to service of the knowledge.lt;/pgt; |
description |
lt;p align="justify"gt; A utilização de novas tecnologias e o uso de computadores conectados à Internet estão presentes em todos os segmentos da sociedade. Esta presença tem transformado, irreversivelmente, a forma como as pessoas pensam, agem e se relacionam com as outras. Essas mudanças provêm da rapidez com que são disponibilizadas e processadas as informações. O comunicar parece interconectar e aproximar indivíduos, fazendo aflorar percepções e situações vividas no cotidiano, que podem interferir na prática escolar. Dessa forma, esse estudo envolveu adolescentes que têm acesso a esses novos equipamentos, os quais têm influenciado na maneira de se comunicar e informar dentro e fora da escola. Portanto, sua implicação, no contexto escolar, foi analisada nesta pesquisa, cujos sujeitos investigados foram alunos do Ensino Médio de uma escola particular. O objetivo foi o de investigar a influência das novas tecnologias (computador e Internet) no cotidiano dos adolescentes e sua utilização no processo educacional. Foi utilizado, como instrumento de pesquisa, um questionário, aplicado aos adolescentes. Dentre as questões de estudo tivemos: a Internet e o computador são considerados ferramentas a serviço do conhecimento? Como é que vem sendo utilizada a Internet pelos adolescentes, e como a utilizam na educação? Após a análise dos dados, foi possível observar que: os adolescentes percebem a utilização do computador e da Internet como fonte de informação e sua utilidade como pesquisa. No que diz respeito à indagação da utilização do computador e da Internet como forma de aproximar ou afastar as pessoas do meio ambiente, os adolescentes, em maior percentual, enfatizaram que essas tecnologias afastam as pessoas do meio ambiente, pois o equipamento causa vício para aqueles que não têm um autocontrole de sua utilização, distanciando do meio ambiente natural. Finalizando, os adolescentes percebem as novas tecnologias como ferramenta a serviço do conhecimento.lt;/pgt; |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=76 |
url |
http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=76 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Caratinga |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Meio Ambiente e Sustentabilidade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNEC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Caratinga |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC instname:Centro Universitário de Caratinga instacron:UNEC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC |
instname_str |
Centro Universitário de Caratinga |
instacron_str |
UNEC |
institution |
UNEC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1620303213804650496 |