Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Elias de Oliveira Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC
Texto Completo: http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=76
Resumo: lt;p align="justify"gt; A utilização de novas tecnologias e o uso de computadores conectados à Internet estão presentes em todos os segmentos da sociedade. Esta presença tem transformado, irreversivelmente, a forma como as pessoas pensam, agem e se relacionam com as outras. Essas mudanças provêm da rapidez com que são disponibilizadas e processadas as informações. O comunicar parece interconectar e aproximar indivíduos, fazendo aflorar percepções e situações vividas no cotidiano, que podem interferir na prática escolar. Dessa forma, esse estudo envolveu adolescentes que têm acesso a esses novos equipamentos, os quais têm influenciado na maneira de se comunicar e informar dentro e fora da escola. Portanto, sua implicação, no contexto escolar, foi analisada nesta pesquisa, cujos sujeitos investigados foram alunos do Ensino Médio de uma escola particular. O objetivo foi o de investigar a influência das novas tecnologias (computador e Internet) no cotidiano dos adolescentes e sua utilização no processo educacional. Foi utilizado, como instrumento de pesquisa, um questionário, aplicado aos adolescentes. Dentre as questões de estudo tivemos: a Internet e o computador são considerados ferramentas a serviço do conhecimento? Como é que vem sendo utilizada a Internet pelos adolescentes, e como a utilizam na educação? Após a análise dos dados, foi possível observar que: os adolescentes percebem a utilização do computador e da Internet como fonte de informação e sua utilidade como pesquisa. No que diz respeito à indagação da utilização do computador e da Internet como forma de aproximar ou afastar as pessoas do meio ambiente, os adolescentes, em maior percentual, enfatizaram que essas tecnologias afastam as pessoas do meio ambiente, pois o equipamento causa vício para aqueles que não têm um autocontrole de sua utilização, distanciando do meio ambiente natural. Finalizando, os adolescentes percebem as novas tecnologias como ferramenta a serviço do conhecimento.lt;/pgt;
id UNEC_12c0ed76f6343692e7a2d8790f05ea8c
oai_identifier_str oai:unec.br:57
network_acronym_str UNEC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducation and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environmentEDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS POR ADOLESCENTES EM AMBIENTE ESCOLAR2007-08-03Amédis Germano dos santos929.288.898-68http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4750580H9Jorge Luiz de Goes Pereira949.077.307-72http://lattes.cnpq.br/7830280739527128Antônio de Pádua Magalhães209.550.226-49http://lattes.cnpq.br/4764266509440214 Antônio José Dias Vieira381.022.002-78http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728404A6006.336.696-79http://lattes.cnpq.br/4907507432002517 Aline Elias de Oliveira SantosCentro Universitário de CaratingaMestrado Profissional em Meio Ambiente e SustentabilidadeUNECBR Internet Adolescentes Conhecimento ComunicaçãoTecnologiasTechnology Communication Knowledge Teenagers InternetPSICOLOGIA SOCIALlt;p align="justify"gt; A utilização de novas tecnologias e o uso de computadores conectados à Internet estão presentes em todos os segmentos da sociedade. Esta presença tem transformado, irreversivelmente, a forma como as pessoas pensam, agem e se relacionam com as outras. Essas mudanças provêm da rapidez com que são disponibilizadas e processadas as informações. O comunicar parece interconectar e aproximar indivíduos, fazendo aflorar percepções e situações vividas no cotidiano, que podem interferir na prática escolar. Dessa forma, esse estudo envolveu adolescentes que têm acesso a esses novos equipamentos, os quais têm influenciado na maneira de se comunicar e informar dentro e fora da escola. Portanto, sua implicação, no contexto escolar, foi analisada nesta pesquisa, cujos sujeitos investigados foram alunos do Ensino Médio de uma escola particular. O objetivo foi o de investigar a influência das novas tecnologias (computador e Internet) no cotidiano dos adolescentes e sua utilização no processo educacional. Foi utilizado, como instrumento de pesquisa, um questionário, aplicado aos adolescentes. Dentre as questões de estudo tivemos: a Internet e o computador são considerados ferramentas a serviço do conhecimento? Como é que vem sendo utilizada a Internet pelos adolescentes, e como a utilizam na educação? Após a análise dos dados, foi possível observar que: os adolescentes percebem a utilização do computador e da Internet como fonte de informação e sua utilidade como pesquisa. No que diz respeito à indagação da utilização do computador e da Internet como forma de aproximar ou afastar as pessoas do meio ambiente, os adolescentes, em maior percentual, enfatizaram que essas tecnologias afastam as pessoas do meio ambiente, pois o equipamento causa vício para aqueles que não têm um autocontrole de sua utilização, distanciando do meio ambiente natural. Finalizando, os adolescentes percebem as novas tecnologias como ferramenta a serviço do conhecimento.lt;/pgt;lt;p align="justify"gt; The use of new technologies and the use of connected computers to the Internet are present in all of the segments of the society. This presence has been irreversibly transforming the form as the people think, they act and they link with the other ones. Those changes come from the speed that they are made available and the information processed. Communicating seems to interconnect and to approximate individuals making to level perceptions and situations lived in day-to-day that can interfere in school practice. In that way, this study involved teenagers that have access to those new equipments which have been influencing in the way of communicating and informing inside and out of the school. Therefore, its implication, in the school context, it was analyzed in this research, whose investigated subjects were students of the Medium Teaching Level of a private school. The objective was to investigate the influence of the new technologies (computer and Internet) in the day-to-day of the teenagers and their use in the education process. It was used, as research instrument, a questionnaire, applied to the teenagers. Among the study subjects we had: are the Internet and the computer considered tools to service of the knowledge? How is it that the Internet has been used by the teenagers, and how do they use it in the education? After the data analysis, it was possible to observe that: the teenagers notice the use of the computer and the Internet as source of information and its usefulness as research. In what it concerns to the inquiry of the use of the computer and of the Internet as form of to approximate or to move away the people of the environment, the teenagers in larger percentage emphasized that those technologies move away the people of the environment, because the equipment causes addiction for those that don't have a self-control of its use distancing of the natural environment. Concluding, the teenagers notice the new technologies as tool to service of the knowledge.lt;/pgt;http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=76info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNECinstname:Centro Universitário de Caratingainstacron:UNEC2018-12-19T14:10:02Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS POR ADOLESCENTES EM AMBIENTE ESCOLAR
title Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment
spellingShingle Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment
Aline Elias de Oliveira Santos
Internet
Adolescentes
Conhecimento
Comunicação
Tecnologias
Technology
Communication
Knowledge
Teenagers
Internet
PSICOLOGIA SOCIAL
title_short Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment
title_full Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment
title_fullStr Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment
title_full_unstemmed Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment
title_sort Education and communication: the use of the new technologies for teenagers in school environment
author Aline Elias de Oliveira Santos
author_facet Aline Elias de Oliveira Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amédis Germano dos santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 929.288.898-68
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4750580H9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jorge Luiz de Goes Pereira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 949.077.307-72
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7830280739527128
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antônio de Pádua Magalhães
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 209.550.226-49
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4764266509440214
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antônio José Dias Vieira
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 381.022.002-78
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728404A6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 006.336.696-79
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4907507432002517
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Elias de Oliveira Santos
contributor_str_mv Amédis Germano dos santos
Jorge Luiz de Goes Pereira
Antônio de Pádua Magalhães
Antônio José Dias Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Adolescentes
Conhecimento
Comunicação
Tecnologias
topic Internet
Adolescentes
Conhecimento
Comunicação
Tecnologias
Technology
Communication
Knowledge
Teenagers
Internet
PSICOLOGIA SOCIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
Communication
Knowledge
Teenagers
Internet
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA SOCIAL
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv lt;p align="justify"gt; A utilização de novas tecnologias e o uso de computadores conectados à Internet estão presentes em todos os segmentos da sociedade. Esta presença tem transformado, irreversivelmente, a forma como as pessoas pensam, agem e se relacionam com as outras. Essas mudanças provêm da rapidez com que são disponibilizadas e processadas as informações. O comunicar parece interconectar e aproximar indivíduos, fazendo aflorar percepções e situações vividas no cotidiano, que podem interferir na prática escolar. Dessa forma, esse estudo envolveu adolescentes que têm acesso a esses novos equipamentos, os quais têm influenciado na maneira de se comunicar e informar dentro e fora da escola. Portanto, sua implicação, no contexto escolar, foi analisada nesta pesquisa, cujos sujeitos investigados foram alunos do Ensino Médio de uma escola particular. O objetivo foi o de investigar a influência das novas tecnologias (computador e Internet) no cotidiano dos adolescentes e sua utilização no processo educacional. Foi utilizado, como instrumento de pesquisa, um questionário, aplicado aos adolescentes. Dentre as questões de estudo tivemos: a Internet e o computador são considerados ferramentas a serviço do conhecimento? Como é que vem sendo utilizada a Internet pelos adolescentes, e como a utilizam na educação? Após a análise dos dados, foi possível observar que: os adolescentes percebem a utilização do computador e da Internet como fonte de informação e sua utilidade como pesquisa. No que diz respeito à indagação da utilização do computador e da Internet como forma de aproximar ou afastar as pessoas do meio ambiente, os adolescentes, em maior percentual, enfatizaram que essas tecnologias afastam as pessoas do meio ambiente, pois o equipamento causa vício para aqueles que não têm um autocontrole de sua utilização, distanciando do meio ambiente natural. Finalizando, os adolescentes percebem as novas tecnologias como ferramenta a serviço do conhecimento.lt;/pgt;
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv lt;p align="justify"gt; The use of new technologies and the use of connected computers to the Internet are present in all of the segments of the society. This presence has been irreversibly transforming the form as the people think, they act and they link with the other ones. Those changes come from the speed that they are made available and the information processed. Communicating seems to interconnect and to approximate individuals making to level perceptions and situations lived in day-to-day that can interfere in school practice. In that way, this study involved teenagers that have access to those new equipments which have been influencing in the way of communicating and informing inside and out of the school. Therefore, its implication, in the school context, it was analyzed in this research, whose investigated subjects were students of the Medium Teaching Level of a private school. The objective was to investigate the influence of the new technologies (computer and Internet) in the day-to-day of the teenagers and their use in the education process. It was used, as research instrument, a questionnaire, applied to the teenagers. Among the study subjects we had: are the Internet and the computer considered tools to service of the knowledge? How is it that the Internet has been used by the teenagers, and how do they use it in the education? After the data analysis, it was possible to observe that: the teenagers notice the use of the computer and the Internet as source of information and its usefulness as research. In what it concerns to the inquiry of the use of the computer and of the Internet as form of to approximate or to move away the people of the environment, the teenagers in larger percentage emphasized that those technologies move away the people of the environment, because the equipment causes addiction for those that don't have a self-control of its use distancing of the natural environment. Concluding, the teenagers notice the new technologies as tool to service of the knowledge.lt;/pgt;
description lt;p align="justify"gt; A utilização de novas tecnologias e o uso de computadores conectados à Internet estão presentes em todos os segmentos da sociedade. Esta presença tem transformado, irreversivelmente, a forma como as pessoas pensam, agem e se relacionam com as outras. Essas mudanças provêm da rapidez com que são disponibilizadas e processadas as informações. O comunicar parece interconectar e aproximar indivíduos, fazendo aflorar percepções e situações vividas no cotidiano, que podem interferir na prática escolar. Dessa forma, esse estudo envolveu adolescentes que têm acesso a esses novos equipamentos, os quais têm influenciado na maneira de se comunicar e informar dentro e fora da escola. Portanto, sua implicação, no contexto escolar, foi analisada nesta pesquisa, cujos sujeitos investigados foram alunos do Ensino Médio de uma escola particular. O objetivo foi o de investigar a influência das novas tecnologias (computador e Internet) no cotidiano dos adolescentes e sua utilização no processo educacional. Foi utilizado, como instrumento de pesquisa, um questionário, aplicado aos adolescentes. Dentre as questões de estudo tivemos: a Internet e o computador são considerados ferramentas a serviço do conhecimento? Como é que vem sendo utilizada a Internet pelos adolescentes, e como a utilizam na educação? Após a análise dos dados, foi possível observar que: os adolescentes percebem a utilização do computador e da Internet como fonte de informação e sua utilidade como pesquisa. No que diz respeito à indagação da utilização do computador e da Internet como forma de aproximar ou afastar as pessoas do meio ambiente, os adolescentes, em maior percentual, enfatizaram que essas tecnologias afastam as pessoas do meio ambiente, pois o equipamento causa vício para aqueles que não têm um autocontrole de sua utilização, distanciando do meio ambiente natural. Finalizando, os adolescentes percebem as novas tecnologias como ferramenta a serviço do conhecimento.lt;/pgt;
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=76
url http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Caratinga
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Meio Ambiente e Sustentabilidade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNEC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Caratinga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC
instname:Centro Universitário de Caratinga
instacron:UNEC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC
instname_str Centro Universitário de Caratinga
instacron_str UNEC
institution UNEC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1620303213804650496