ESTADO NUTRICIONAL DE PRÉ-ESCOLARES EM UMA CRECHE FILANTRÓPICA E SUA RELAÇÃO COM AS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E O CONSUMO ALIMENTAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC |
Texto Completo: | http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=164 |
Resumo: | A nutrição adequada é importante para promover o crescimento e desenvolvimento, nos primeiros anos de vida, mais especificamente no período pré-escolar. A criança em especial constitui um grupo populacional que mais necessita de atendimento, pois esta fase é caracterizada por uma ingestão dietética insuficiente. O crescimento da criança na fase de pré-escolar é um processo dinâmico e contínuo, constitui-se em um dos melhores indicadores de saúde por refletir suas condições de vida. Deste modo, o pré-escolar deve ser estudado na dinâmica do seu desenvolvimento e crescimento para que se consiga entender a forma com que ocorre a interação da ordem biológica e social no estado nutricional. O presente estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional e sua relação com as condições socioeconômicas de pré-escolares matriculados na creche Santo Antônio localizada em Caratinga-MG. Utilizou-se os seguintes métodos para realização da pesquisa: antropometria, aplicação de questionários sobre as condições socioeconômicas e ambientais, e da freqüência do consumo alimentar, bem como, a pesagem direta dos alimentos. A amostra foi composta de 40 pré-escolares com idade de 45 + 13 meses, sendo 55% do sexo masculino. Foi observado que 7,5% da população estudada apresentou déficit estatural, o mesmo foi observado outro extremo a obesidade (7,5%), percentuais estes elevados comparado com referencial antropométrico adotado de 2,3%. As crianças que nasceram de baixo peso se encontram na fase de pré-escolar em eutrofia, e as que nasceram com peso insuficiente ou adequado, apresentaram-se em sobrepeso correspondendo a 10,5% da amostra. Dos pré-escolares estudados 92,9% que nasceram de baixo comprimento apresentaram estatura adequada. A significância estatística foi evidenciada na relação entre o estado nutricional dos pré-escolares e as condições socioeconômicas e ambientais, no que se referiu à doença, à presença do pai e mãe no domicílios, bem como, seu nível de escolaridade, às condições de moradia e habitação, e condições da água de consumo. Os alimentos ofertados no período analisando a necessidade estimada de energia (IOM, 2005), a disponibilidade e a média de consumo de alimentos das crianças pesquisadas apresentaram valores inferiores as necessidades calculadas para as mesmas na instituição. A assistência alimentar oferecida na creche Santo Antônio apresentou deficiência quanto à qualidade e quantidade dos alimentos oferecidos comprometendo o fornecimento adequado de energia e macronutrientes. Deste modo, torna-se imprescindível uma adaptação dos cardápios servidos, para oferecer um aporte de nutrientes mais próximo das reais necessidades dessas crianças, uma vez que elas apresentaram déficits nutricionais. Os resultados encontrados evidenciaram a importância de serem desenvolvidas atividades de vigilância do estado nutricional e de uma melhor assistência à saúde das crianças, identificando os possíveis problemas no ambiente institucional e, com isso, desenvolver atividades educativas para prevenir os distúrbios nutricionais e futuras complicações dos casos já existentes. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESTADO NUTRICIONAL DE PRÉ-ESCOLARES EM UMA CRECHE FILANTRÓPICA E SUA RELAÇÃO COM AS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E O CONSUMO ALIMENTAR2009-08-14Marcos Alves Magalhães125.422.705-97http://lattes.cnpq.br/6486699845017366Meubles Borges Júnior303.877.523-15http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728649D6032.799.356-33http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4706893U9Adriana da Silva MirandaCentro Universitário de CaratingaMestrado Profissional em Meio Ambiente e SustentabilidadeUNECBREstado Nutricional, Pré-escolar, Creche, Consumo Alimentar, Condições Socioeconômicas.OUTROSA nutrição adequada é importante para promover o crescimento e desenvolvimento, nos primeiros anos de vida, mais especificamente no período pré-escolar. A criança em especial constitui um grupo populacional que mais necessita de atendimento, pois esta fase é caracterizada por uma ingestão dietética insuficiente. O crescimento da criança na fase de pré-escolar é um processo dinâmico e contínuo, constitui-se em um dos melhores indicadores de saúde por refletir suas condições de vida. Deste modo, o pré-escolar deve ser estudado na dinâmica do seu desenvolvimento e crescimento para que se consiga entender a forma com que ocorre a interação da ordem biológica e social no estado nutricional. O presente estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional e sua relação com as condições socioeconômicas de pré-escolares matriculados na creche Santo Antônio localizada em Caratinga-MG. Utilizou-se os seguintes métodos para realização da pesquisa: antropometria, aplicação de questionários sobre as condições socioeconômicas e ambientais, e da freqüência do consumo alimentar, bem como, a pesagem direta dos alimentos. A amostra foi composta de 40 pré-escolares com idade de 45 + 13 meses, sendo 55% do sexo masculino. Foi observado que 7,5% da população estudada apresentou déficit estatural, o mesmo foi observado outro extremo a obesidade (7,5%), percentuais estes elevados comparado com referencial antropométrico adotado de 2,3%. As crianças que nasceram de baixo peso se encontram na fase de pré-escolar em eutrofia, e as que nasceram com peso insuficiente ou adequado, apresentaram-se em sobrepeso correspondendo a 10,5% da amostra. Dos pré-escolares estudados 92,9% que nasceram de baixo comprimento apresentaram estatura adequada. A significância estatística foi evidenciada na relação entre o estado nutricional dos pré-escolares e as condições socioeconômicas e ambientais, no que se referiu à doença, à presença do pai e mãe no domicílios, bem como, seu nível de escolaridade, às condições de moradia e habitação, e condições da água de consumo. Os alimentos ofertados no período analisando a necessidade estimada de energia (IOM, 2005), a disponibilidade e a média de consumo de alimentos das crianças pesquisadas apresentaram valores inferiores as necessidades calculadas para as mesmas na instituição. A assistência alimentar oferecida na creche Santo Antônio apresentou deficiência quanto à qualidade e quantidade dos alimentos oferecidos comprometendo o fornecimento adequado de energia e macronutrientes. Deste modo, torna-se imprescindível uma adaptação dos cardápios servidos, para oferecer um aporte de nutrientes mais próximo das reais necessidades dessas crianças, uma vez que elas apresentaram déficits nutricionais. Os resultados encontrados evidenciaram a importância de serem desenvolvidas atividades de vigilância do estado nutricional e de uma melhor assistência à saúde das crianças, identificando os possíveis problemas no ambiente institucional e, com isso, desenvolver atividades educativas para prevenir os distúrbios nutricionais e futuras complicações dos casos já existentes.http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=164info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNECinstname:Centro Universitário de Caratingainstacron:UNEC2018-12-19T14:10:08Zmail@mail.com - |
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A nutrição adequada é importante para promover o crescimento e desenvolvimento, nos primeiros anos de vida, mais especificamente no período pré-escolar. A criança em especial constitui um grupo populacional que mais necessita de atendimento, pois esta fase é caracterizada por uma ingestão dietética insuficiente. O crescimento da criança na fase de pré-escolar é um processo dinâmico e contínuo, constitui-se em um dos melhores indicadores de saúde por refletir suas condições de vida. Deste modo, o pré-escolar deve ser estudado na dinâmica do seu desenvolvimento e crescimento para que se consiga entender a forma com que ocorre a interação da ordem biológica e social no estado nutricional. O presente estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional e sua relação com as condições socioeconômicas de pré-escolares matriculados na creche Santo Antônio localizada em Caratinga-MG. Utilizou-se os seguintes métodos para realização da pesquisa: antropometria, aplicação de questionários sobre as condições socioeconômicas e ambientais, e da freqüência do consumo alimentar, bem como, a pesagem direta dos alimentos. A amostra foi composta de 40 pré-escolares com idade de 45 + 13 meses, sendo 55% do sexo masculino. Foi observado que 7,5% da população estudada apresentou déficit estatural, o mesmo foi observado outro extremo a obesidade (7,5%), percentuais estes elevados comparado com referencial antropométrico adotado de 2,3%. As crianças que nasceram de baixo peso se encontram na fase de pré-escolar em eutrofia, e as que nasceram com peso insuficiente ou adequado, apresentaram-se em sobrepeso correspondendo a 10,5% da amostra. Dos pré-escolares estudados 92,9% que nasceram de baixo comprimento apresentaram estatura adequada. A significância estatística foi evidenciada na relação entre o estado nutricional dos pré-escolares e as condições socioeconômicas e ambientais, no que se referiu à doença, à presença do pai e mãe no domicílios, bem como, seu nível de escolaridade, às condições de moradia e habitação, e condições da água de consumo. Os alimentos ofertados no período analisando a necessidade estimada de energia (IOM, 2005), a disponibilidade e a média de consumo de alimentos das crianças pesquisadas apresentaram valores inferiores as necessidades calculadas para as mesmas na instituição. A assistência alimentar oferecida na creche Santo Antônio apresentou deficiência quanto à qualidade e quantidade dos alimentos oferecidos comprometendo o fornecimento adequado de energia e macronutrientes. Deste modo, torna-se imprescindível uma adaptação dos cardápios servidos, para oferecer um aporte de nutrientes mais próximo das reais necessidades dessas crianças, uma vez que elas apresentaram déficits nutricionais. Os resultados encontrados evidenciaram a importância de serem desenvolvidas atividades de vigilância do estado nutricional e de uma melhor assistência à saúde das crianças, identificando os possíveis problemas no ambiente institucional e, com isso, desenvolver atividades educativas para prevenir os distúrbios nutricionais e futuras complicações dos casos já existentes. |
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