A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negreiros, Cláudia Landin
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9195
Resumo: Ancorados nos aportes teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de vertente francesa, pretendemos mostrar, nesse artigo, efeitos de sentido presentes nas ementas das disciplinas, realizadas sob a forma de seminários especiais, do curso de Doutorado Interinstitucional em Educação – DINTER – convênio – UFRGS/UNEMAT. Esse curso constitui-se como uma prática acadêmica (pedagógica), que visa a iniciar a formação de sujeitos-pesquisadores-doutores na área. Os seminários (etapa inicial) foram ministrados por professores da Faculdade de Educação (FACED – PPGEDU – UFRGS), no primeiro semestre de 2010, em uma cidade do interior do Estado de Mato Grosso, sede de um dos campi da UNEMAT. A Análise do Discurso procura realizar uma análise na qual a materialidade discursiva, o texto, é considerada na sua opacidade; dessa forma, buscamos, por meio desse viés discursivo, trazer à tona sentidos sobre a ‘formação’ a partir do referido curso inicial do DINTER, entendendo que essa se constitui como um modo de subjetivação, apontando também para a maneira como os docentes envolvidos, por meio da participação em linhas de pesquisas, áreas temáticas dessas linhas e seminários oferecidos participam da formação da memória discursiva de cada subárea da Educação; supõe-se que as ementas apontem a esses sentidos sobre a educação que se encontram ali representados. Nossa análise é uma interpretação, realizada a partir da posição de doutoranda iniciante.Palavras-chave: educação; Análise do Discurso; DINTER; formação de professores; efeitos de sentido.
id UNEMAT-1_00049554c145023192f943ad5be3f9b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9195
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentidoAncorados nos aportes teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de vertente francesa, pretendemos mostrar, nesse artigo, efeitos de sentido presentes nas ementas das disciplinas, realizadas sob a forma de seminários especiais, do curso de Doutorado Interinstitucional em Educação – DINTER – convênio – UFRGS/UNEMAT. Esse curso constitui-se como uma prática acadêmica (pedagógica), que visa a iniciar a formação de sujeitos-pesquisadores-doutores na área. Os seminários (etapa inicial) foram ministrados por professores da Faculdade de Educação (FACED – PPGEDU – UFRGS), no primeiro semestre de 2010, em uma cidade do interior do Estado de Mato Grosso, sede de um dos campi da UNEMAT. A Análise do Discurso procura realizar uma análise na qual a materialidade discursiva, o texto, é considerada na sua opacidade; dessa forma, buscamos, por meio desse viés discursivo, trazer à tona sentidos sobre a ‘formação’ a partir do referido curso inicial do DINTER, entendendo que essa se constitui como um modo de subjetivação, apontando também para a maneira como os docentes envolvidos, por meio da participação em linhas de pesquisas, áreas temáticas dessas linhas e seminários oferecidos participam da formação da memória discursiva de cada subárea da Educação; supõe-se que as ementas apontem a esses sentidos sobre a educação que se encontram ali representados. Nossa análise é uma interpretação, realizada a partir da posição de doutoranda iniciante.Palavras-chave: educação; Análise do Discurso; DINTER; formação de professores; efeitos de sentido.Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/919510.30681/reps.v3i1.9195Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 63-782236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9195/5056Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNegreiros, Cláudia Landin2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9195Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentido
title A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentido
spellingShingle A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentido
Negreiros, Cláudia Landin
title_short A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentido
title_full A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentido
title_fullStr A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentido
title_full_unstemmed A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentido
title_sort A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentido
author Negreiros, Cláudia Landin
author_facet Negreiros, Cláudia Landin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negreiros, Cláudia Landin
description Ancorados nos aportes teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de vertente francesa, pretendemos mostrar, nesse artigo, efeitos de sentido presentes nas ementas das disciplinas, realizadas sob a forma de seminários especiais, do curso de Doutorado Interinstitucional em Educação – DINTER – convênio – UFRGS/UNEMAT. Esse curso constitui-se como uma prática acadêmica (pedagógica), que visa a iniciar a formação de sujeitos-pesquisadores-doutores na área. Os seminários (etapa inicial) foram ministrados por professores da Faculdade de Educação (FACED – PPGEDU – UFRGS), no primeiro semestre de 2010, em uma cidade do interior do Estado de Mato Grosso, sede de um dos campi da UNEMAT. A Análise do Discurso procura realizar uma análise na qual a materialidade discursiva, o texto, é considerada na sua opacidade; dessa forma, buscamos, por meio desse viés discursivo, trazer à tona sentidos sobre a ‘formação’ a partir do referido curso inicial do DINTER, entendendo que essa se constitui como um modo de subjetivação, apontando também para a maneira como os docentes envolvidos, por meio da participação em linhas de pesquisas, áreas temáticas dessas linhas e seminários oferecidos participam da formação da memória discursiva de cada subárea da Educação; supõe-se que as ementas apontem a esses sentidos sobre a educação que se encontram ali representados. Nossa análise é uma interpretação, realizada a partir da posição de doutoranda iniciante.Palavras-chave: educação; Análise do Discurso; DINTER; formação de professores; efeitos de sentido.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9195
10.30681/reps.v3i1.9195
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9195
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i1.9195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9195/5056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 63-78
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923305041920