O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Carla Nunes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mello, Geison Jader
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10836
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar o bem-estar proporcionado pela natureza em espaços escolares inclusivos, tendo o Jardim Sensorial da Escola Estadual Professora Maria Helena de Araújo Bastos, no município de Poconé, como local de pesquisa. Atualmente inúmeros fatores afastam o contato humano com a natureza, principalmente para aqueles que em seu cotidiano vivem em grandes metrópoles, em prédios, emparedados em apartamentos, shopping e trabalho. Com isso, as escolas que proporcionam elementos da natureza em sua estrutura física não só disponibilizam uma ferramenta com múltiplas possibilidades educativas, mas também, proporcionam um espaço potencializador de bem-estar. Como metodologia, se trata de uma pesquisa-ação de participação observante, balizada por revisão bibliográfica e documental, de cunho qualitativo com objetivo descritivo. Concluiu-se que os espaços verdes influenciaram positivamente para a conquista do bem-estar, proporcionando sentimentos positivos, interações sociais, engajamento e diminuição do sofrimento mental.
id UNEMAT-1_029d7eefea1f82118ab491bdeb481141
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10836
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivosNaturezaInteraçãoInclusãoEnsinoEste artigo tem o objetivo de analisar o bem-estar proporcionado pela natureza em espaços escolares inclusivos, tendo o Jardim Sensorial da Escola Estadual Professora Maria Helena de Araújo Bastos, no município de Poconé, como local de pesquisa. Atualmente inúmeros fatores afastam o contato humano com a natureza, principalmente para aqueles que em seu cotidiano vivem em grandes metrópoles, em prédios, emparedados em apartamentos, shopping e trabalho. Com isso, as escolas que proporcionam elementos da natureza em sua estrutura física não só disponibilizam uma ferramenta com múltiplas possibilidades educativas, mas também, proporcionam um espaço potencializador de bem-estar. Como metodologia, se trata de uma pesquisa-ação de participação observante, balizada por revisão bibliográfica e documental, de cunho qualitativo com objetivo descritivo. Concluiu-se que os espaços verdes influenciaram positivamente para a conquista do bem-estar, proporcionando sentimentos positivos, interações sociais, engajamento e diminuição do sofrimento mental.Unemat Editora2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1083610.30681/reps.v14i2.10836Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 376-3912236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10836/7733Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan, Carla NunesMello, Geison Jader2023-12-13T02:30:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10836Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:30:13Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos
title O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos
spellingShingle O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos
Trevisan, Carla Nunes
Natureza
Interação
Inclusão
Ensino
title_short O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos
title_full O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos
title_fullStr O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos
title_full_unstemmed O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos
title_sort O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos
author Trevisan, Carla Nunes
author_facet Trevisan, Carla Nunes
Mello, Geison Jader
author_role author
author2 Mello, Geison Jader
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Carla Nunes
Mello, Geison Jader
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza
Interação
Inclusão
Ensino
topic Natureza
Interação
Inclusão
Ensino
description Este artigo tem o objetivo de analisar o bem-estar proporcionado pela natureza em espaços escolares inclusivos, tendo o Jardim Sensorial da Escola Estadual Professora Maria Helena de Araújo Bastos, no município de Poconé, como local de pesquisa. Atualmente inúmeros fatores afastam o contato humano com a natureza, principalmente para aqueles que em seu cotidiano vivem em grandes metrópoles, em prédios, emparedados em apartamentos, shopping e trabalho. Com isso, as escolas que proporcionam elementos da natureza em sua estrutura física não só disponibilizam uma ferramenta com múltiplas possibilidades educativas, mas também, proporcionam um espaço potencializador de bem-estar. Como metodologia, se trata de uma pesquisa-ação de participação observante, balizada por revisão bibliográfica e documental, de cunho qualitativo com objetivo descritivo. Concluiu-se que os espaços verdes influenciaram positivamente para a conquista do bem-estar, proporcionando sentimentos positivos, interações sociais, engajamento e diminuição do sofrimento mental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10836
10.30681/reps.v14i2.10836
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10836
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i2.10836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10836/7733
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 376-391
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927678652416