O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10836 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de analisar o bem-estar proporcionado pela natureza em espaços escolares inclusivos, tendo o Jardim Sensorial da Escola Estadual Professora Maria Helena de Araújo Bastos, no município de Poconé, como local de pesquisa. Atualmente inúmeros fatores afastam o contato humano com a natureza, principalmente para aqueles que em seu cotidiano vivem em grandes metrópoles, em prédios, emparedados em apartamentos, shopping e trabalho. Com isso, as escolas que proporcionam elementos da natureza em sua estrutura física não só disponibilizam uma ferramenta com múltiplas possibilidades educativas, mas também, proporcionam um espaço potencializador de bem-estar. Como metodologia, se trata de uma pesquisa-ação de participação observante, balizada por revisão bibliográfica e documental, de cunho qualitativo com objetivo descritivo. Concluiu-se que os espaços verdes influenciaram positivamente para a conquista do bem-estar, proporcionando sentimentos positivos, interações sociais, engajamento e diminuição do sofrimento mental. |
id |
UNEMAT-1_029d7eefea1f82118ab491bdeb481141 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10836 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivosNaturezaInteraçãoInclusãoEnsinoEste artigo tem o objetivo de analisar o bem-estar proporcionado pela natureza em espaços escolares inclusivos, tendo o Jardim Sensorial da Escola Estadual Professora Maria Helena de Araújo Bastos, no município de Poconé, como local de pesquisa. Atualmente inúmeros fatores afastam o contato humano com a natureza, principalmente para aqueles que em seu cotidiano vivem em grandes metrópoles, em prédios, emparedados em apartamentos, shopping e trabalho. Com isso, as escolas que proporcionam elementos da natureza em sua estrutura física não só disponibilizam uma ferramenta com múltiplas possibilidades educativas, mas também, proporcionam um espaço potencializador de bem-estar. Como metodologia, se trata de uma pesquisa-ação de participação observante, balizada por revisão bibliográfica e documental, de cunho qualitativo com objetivo descritivo. Concluiu-se que os espaços verdes influenciaram positivamente para a conquista do bem-estar, proporcionando sentimentos positivos, interações sociais, engajamento e diminuição do sofrimento mental.Unemat Editora2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1083610.30681/reps.v14i2.10836Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 376-3912236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10836/7733Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan, Carla NunesMello, Geison Jader2023-12-13T02:30:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10836Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:30:13Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos |
title |
O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos |
spellingShingle |
O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos Trevisan, Carla Nunes Natureza Interação Inclusão Ensino |
title_short |
O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos |
title_full |
O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos |
title_fullStr |
O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos |
title_full_unstemmed |
O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos |
title_sort |
O bem-estar e os ecossistemas naturais em espaços escolares inclusivos |
author |
Trevisan, Carla Nunes |
author_facet |
Trevisan, Carla Nunes Mello, Geison Jader |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Geison Jader |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Carla Nunes Mello, Geison Jader |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza Interação Inclusão Ensino |
topic |
Natureza Interação Inclusão Ensino |
description |
Este artigo tem o objetivo de analisar o bem-estar proporcionado pela natureza em espaços escolares inclusivos, tendo o Jardim Sensorial da Escola Estadual Professora Maria Helena de Araújo Bastos, no município de Poconé, como local de pesquisa. Atualmente inúmeros fatores afastam o contato humano com a natureza, principalmente para aqueles que em seu cotidiano vivem em grandes metrópoles, em prédios, emparedados em apartamentos, shopping e trabalho. Com isso, as escolas que proporcionam elementos da natureza em sua estrutura física não só disponibilizam uma ferramenta com múltiplas possibilidades educativas, mas também, proporcionam um espaço potencializador de bem-estar. Como metodologia, se trata de uma pesquisa-ação de participação observante, balizada por revisão bibliográfica e documental, de cunho qualitativo com objetivo descritivo. Concluiu-se que os espaços verdes influenciaram positivamente para a conquista do bem-estar, proporcionando sentimentos positivos, interações sociais, engajamento e diminuição do sofrimento mental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10836 10.30681/reps.v14i2.10836 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10836 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i2.10836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10836/7733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 376-391 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927678652416 |