Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kotzko, Dirlei Borges dos Santos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bampi, Aumeri Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8909
Resumo: A educação ambiental é, sem dúvida, a base edificante na construção da percepção que os indivíduos possuem a respeito do meio em que vivem. Este artigo apresenta os resultados do estudo sobre percepções ambientais dos alunos de uma turma de quinto ano de uma escola pública de Sinop/MT. A turma de vinte alunos foi dividida em cinco grupos, no momento da entrevista oral, gravada e transcrita para a análise dos dados obtidos. Nessa pesquisa, os alunos expuseram suas ideias sobre a temática ambiental, de forma oral, espontânea e através de desenhos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, o trabalho teve como referencial teórico os conceitos fundamentais dos autores Mauro Guimarães, Marcos Reigota e Genebaldo Freire Dias. Após analisados os dados coletados observou-se que a crianças pesquisadas recebem educação ambiental das mais variadas fontes: na família, através da mídia, e, sobretudo na escola. Nota-se em seus discursos, uma crescente preocupação com o meio em que vivem, desde já buscando respostas aos problemas, conscientes de que está nas mãos do homem o equilíbrio ecológico. Demonstram que já detém uma opinião praticamente formada a respeito do seu papel enquanto futuros cidadãos conscientes agentes e participantes do ambiente no qual estão inseridos. Isso contribui significativamente na construção das percepções ambientais de cada um, pois se percebem como parte integrante da sociedade, chamando para si a responsabilidade pela sua permanência de forma saudável ou não, nesse ambiente que chamamos Terra.Palavras-chave: educação ambiental; meio ambiente; percepções ambientais; alunos do ensino fundamental.
id UNEMAT-1_054502eca44deec1c33e1dc715e972ae
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8909
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MTA educação ambiental é, sem dúvida, a base edificante na construção da percepção que os indivíduos possuem a respeito do meio em que vivem. Este artigo apresenta os resultados do estudo sobre percepções ambientais dos alunos de uma turma de quinto ano de uma escola pública de Sinop/MT. A turma de vinte alunos foi dividida em cinco grupos, no momento da entrevista oral, gravada e transcrita para a análise dos dados obtidos. Nessa pesquisa, os alunos expuseram suas ideias sobre a temática ambiental, de forma oral, espontânea e através de desenhos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, o trabalho teve como referencial teórico os conceitos fundamentais dos autores Mauro Guimarães, Marcos Reigota e Genebaldo Freire Dias. Após analisados os dados coletados observou-se que a crianças pesquisadas recebem educação ambiental das mais variadas fontes: na família, através da mídia, e, sobretudo na escola. Nota-se em seus discursos, uma crescente preocupação com o meio em que vivem, desde já buscando respostas aos problemas, conscientes de que está nas mãos do homem o equilíbrio ecológico. Demonstram que já detém uma opinião praticamente formada a respeito do seu papel enquanto futuros cidadãos conscientes agentes e participantes do ambiente no qual estão inseridos. Isso contribui significativamente na construção das percepções ambientais de cada um, pois se percebem como parte integrante da sociedade, chamando para si a responsabilidade pela sua permanência de forma saudável ou não, nesse ambiente que chamamos Terra.Palavras-chave: educação ambiental; meio ambiente; percepções ambientais; alunos do ensino fundamental.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/890910.30681/reps.v2i1.8909Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 72-812236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8909/5777Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKotzko, Dirlei Borges dos SantosBampi, Aumeri Carlos2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8909Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MT
title Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MT
spellingShingle Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MT
Kotzko, Dirlei Borges dos Santos
title_short Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MT
title_full Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MT
title_fullStr Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MT
title_full_unstemmed Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MT
title_sort Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MT
author Kotzko, Dirlei Borges dos Santos
author_facet Kotzko, Dirlei Borges dos Santos
Bampi, Aumeri Carlos
author_role author
author2 Bampi, Aumeri Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kotzko, Dirlei Borges dos Santos
Bampi, Aumeri Carlos
description A educação ambiental é, sem dúvida, a base edificante na construção da percepção que os indivíduos possuem a respeito do meio em que vivem. Este artigo apresenta os resultados do estudo sobre percepções ambientais dos alunos de uma turma de quinto ano de uma escola pública de Sinop/MT. A turma de vinte alunos foi dividida em cinco grupos, no momento da entrevista oral, gravada e transcrita para a análise dos dados obtidos. Nessa pesquisa, os alunos expuseram suas ideias sobre a temática ambiental, de forma oral, espontânea e através de desenhos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, o trabalho teve como referencial teórico os conceitos fundamentais dos autores Mauro Guimarães, Marcos Reigota e Genebaldo Freire Dias. Após analisados os dados coletados observou-se que a crianças pesquisadas recebem educação ambiental das mais variadas fontes: na família, através da mídia, e, sobretudo na escola. Nota-se em seus discursos, uma crescente preocupação com o meio em que vivem, desde já buscando respostas aos problemas, conscientes de que está nas mãos do homem o equilíbrio ecológico. Demonstram que já detém uma opinião praticamente formada a respeito do seu papel enquanto futuros cidadãos conscientes agentes e participantes do ambiente no qual estão inseridos. Isso contribui significativamente na construção das percepções ambientais de cada um, pois se percebem como parte integrante da sociedade, chamando para si a responsabilidade pela sua permanência de forma saudável ou não, nesse ambiente que chamamos Terra.Palavras-chave: educação ambiental; meio ambiente; percepções ambientais; alunos do ensino fundamental.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8909
10.30681/reps.v2i1.8909
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8909
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i1.8909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8909/5777
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 72-81
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922707353600