Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fabio Penteado de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Souza, Maria Ivonete de, Troian, Maria Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9334
Resumo: Este artigo tem como temática a Capoeira como instrumento pedagógico na Educação Básica com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na cidade de Sinop – MT. O objetivo da pesquisa foi valorizar o esporte capoeira como instrumento pedagógico e apresentar possibilidades de sua inclusão no currículo escolar. Enquanto escolha metodológica utilizou-se o método qualitativo na modalidade pesquisa-ação. Buscou-se compreender a capoeira a partir de um olhar pedagógico, que proporciona o desenvolvimento integral do educando ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira. Concluiu-se que este esporte deva ser incluído no currículo escolar, pois tem contribuições benéficas para o desenvolvimento dos alunos e valoriza a cultura afro-brasileira. Palavras-chave: educação; inclusão curricular; capoeira; instrumento pedagógico; pesquisa-ação.
id UNEMAT-1_f6eff7a43dffade9dcf50d0c956042f7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9334
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MTEste artigo tem como temática a Capoeira como instrumento pedagógico na Educação Básica com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na cidade de Sinop – MT. O objetivo da pesquisa foi valorizar o esporte capoeira como instrumento pedagógico e apresentar possibilidades de sua inclusão no currículo escolar. Enquanto escolha metodológica utilizou-se o método qualitativo na modalidade pesquisa-ação. Buscou-se compreender a capoeira a partir de um olhar pedagógico, que proporciona o desenvolvimento integral do educando ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira. Concluiu-se que este esporte deva ser incluído no currículo escolar, pois tem contribuições benéficas para o desenvolvimento dos alunos e valoriza a cultura afro-brasileira. Palavras-chave: educação; inclusão curricular; capoeira; instrumento pedagógico; pesquisa-ação.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/933410.30681/reps.v3i3.9334Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 80-902236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9334/5243Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Fabio Penteado deSouza, Maria Ivonete deTroian, Maria Luiza2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9334Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT
title Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT
spellingShingle Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT
Souza, Fabio Penteado de
title_short Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT
title_full Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT
title_fullStr Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT
title_full_unstemmed Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT
title_sort Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT
author Souza, Fabio Penteado de
author_facet Souza, Fabio Penteado de
Souza, Maria Ivonete de
Troian, Maria Luiza
author_role author
author2 Souza, Maria Ivonete de
Troian, Maria Luiza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fabio Penteado de
Souza, Maria Ivonete de
Troian, Maria Luiza
description Este artigo tem como temática a Capoeira como instrumento pedagógico na Educação Básica com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na cidade de Sinop – MT. O objetivo da pesquisa foi valorizar o esporte capoeira como instrumento pedagógico e apresentar possibilidades de sua inclusão no currículo escolar. Enquanto escolha metodológica utilizou-se o método qualitativo na modalidade pesquisa-ação. Buscou-se compreender a capoeira a partir de um olhar pedagógico, que proporciona o desenvolvimento integral do educando ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira. Concluiu-se que este esporte deva ser incluído no currículo escolar, pois tem contribuições benéficas para o desenvolvimento dos alunos e valoriza a cultura afro-brasileira. Palavras-chave: educação; inclusão curricular; capoeira; instrumento pedagógico; pesquisa-ação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9334
10.30681/reps.v3i3.9334
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9334
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9334/5243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 80-90
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923759075328