Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9334 |
Resumo: | Este artigo tem como temática a Capoeira como instrumento pedagógico na Educação Básica com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na cidade de Sinop – MT. O objetivo da pesquisa foi valorizar o esporte capoeira como instrumento pedagógico e apresentar possibilidades de sua inclusão no currículo escolar. Enquanto escolha metodológica utilizou-se o método qualitativo na modalidade pesquisa-ação. Buscou-se compreender a capoeira a partir de um olhar pedagógico, que proporciona o desenvolvimento integral do educando ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira. Concluiu-se que este esporte deva ser incluído no currículo escolar, pois tem contribuições benéficas para o desenvolvimento dos alunos e valoriza a cultura afro-brasileira. Palavras-chave: educação; inclusão curricular; capoeira; instrumento pedagógico; pesquisa-ação. |
id |
UNEMAT-1_f6eff7a43dffade9dcf50d0c956042f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9334 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MTEste artigo tem como temática a Capoeira como instrumento pedagógico na Educação Básica com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na cidade de Sinop – MT. O objetivo da pesquisa foi valorizar o esporte capoeira como instrumento pedagógico e apresentar possibilidades de sua inclusão no currículo escolar. Enquanto escolha metodológica utilizou-se o método qualitativo na modalidade pesquisa-ação. Buscou-se compreender a capoeira a partir de um olhar pedagógico, que proporciona o desenvolvimento integral do educando ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira. Concluiu-se que este esporte deva ser incluído no currículo escolar, pois tem contribuições benéficas para o desenvolvimento dos alunos e valoriza a cultura afro-brasileira. Palavras-chave: educação; inclusão curricular; capoeira; instrumento pedagógico; pesquisa-ação.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/933410.30681/reps.v3i3.9334Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 80-902236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9334/5243Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Fabio Penteado deSouza, Maria Ivonete deTroian, Maria Luiza2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9334Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT |
title |
Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT |
spellingShingle |
Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT Souza, Fabio Penteado de |
title_short |
Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT |
title_full |
Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT |
title_fullStr |
Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT |
title_full_unstemmed |
Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT |
title_sort |
Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT |
author |
Souza, Fabio Penteado de |
author_facet |
Souza, Fabio Penteado de Souza, Maria Ivonete de Troian, Maria Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Maria Ivonete de Troian, Maria Luiza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Fabio Penteado de Souza, Maria Ivonete de Troian, Maria Luiza |
description |
Este artigo tem como temática a Capoeira como instrumento pedagógico na Educação Básica com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na cidade de Sinop – MT. O objetivo da pesquisa foi valorizar o esporte capoeira como instrumento pedagógico e apresentar possibilidades de sua inclusão no currículo escolar. Enquanto escolha metodológica utilizou-se o método qualitativo na modalidade pesquisa-ação. Buscou-se compreender a capoeira a partir de um olhar pedagógico, que proporciona o desenvolvimento integral do educando ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira. Concluiu-se que este esporte deva ser incluído no currículo escolar, pois tem contribuições benéficas para o desenvolvimento dos alunos e valoriza a cultura afro-brasileira. Palavras-chave: educação; inclusão curricular; capoeira; instrumento pedagógico; pesquisa-ação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9334 10.30681/reps.v3i3.9334 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9334 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i3.9334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9334/5243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 80-90 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923759075328 |