O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6322 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos. Os autores que embasaram esta pesquisa foram Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Jean Alexandro Wathier e Ana Paula de Freitas. A abordagem de pesquisa foi qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores que trabalham na sala de atendimento educacional especializado – AEE da rede pública de ensino na cidade de Sinop, Mato Grosso, realizadas no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos professores não conhecem Libras, e que as suas estratégias de ensino muitas vezes não são realizadas pensando nos alunos surdos, o que faz com que a participação dos mesmos em sala de aula seja proporcionada apenas pelo intérprete de Libras. |
id |
UNEMAT-1_0d209eb009600100645b4393a0cc99ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6322 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdosAlfabetizaçãoBilíngueSurdosProfessoresEste artigo tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos. Os autores que embasaram esta pesquisa foram Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Jean Alexandro Wathier e Ana Paula de Freitas. A abordagem de pesquisa foi qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores que trabalham na sala de atendimento educacional especializado – AEE da rede pública de ensino na cidade de Sinop, Mato Grosso, realizadas no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos professores não conhecem Libras, e que as suas estratégias de ensino muitas vezes não são realizadas pensando nos alunos surdos, o que faz com que a participação dos mesmos em sala de aula seja proporcionada apenas pelo intérprete de Libras.Unemat Editora2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/632210.30681/reps.v13i2.6322Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 216-2262236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6322/4636Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Andressa Lays Alves Lopes dos2023-08-09T17:48:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6322Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:48:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos |
title |
O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos |
spellingShingle |
O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos Santos, Andressa Lays Alves Lopes dos Alfabetização Bilíngue Surdos Professores |
title_short |
O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos |
title_full |
O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos |
title_fullStr |
O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos |
title_full_unstemmed |
O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos |
title_sort |
O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos |
author |
Santos, Andressa Lays Alves Lopes dos |
author_facet |
Santos, Andressa Lays Alves Lopes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Andressa Lays Alves Lopes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Bilíngue Surdos Professores |
topic |
Alfabetização Bilíngue Surdos Professores |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos. Os autores que embasaram esta pesquisa foram Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Jean Alexandro Wathier e Ana Paula de Freitas. A abordagem de pesquisa foi qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores que trabalham na sala de atendimento educacional especializado – AEE da rede pública de ensino na cidade de Sinop, Mato Grosso, realizadas no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos professores não conhecem Libras, e que as suas estratégias de ensino muitas vezes não são realizadas pensando nos alunos surdos, o que faz com que a participação dos mesmos em sala de aula seja proporcionada apenas pelo intérprete de Libras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6322 10.30681/reps.v13i2.6322 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6322 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v13i2.6322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6322/4636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 216-226 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922212425728 |