Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasuch, Jaqueline
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Modanese, Andréia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9688
Resumo: Neste artigo discutimos alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Curso de Mestrado em Educação (UNEMAT, 2015) que teve como objetivo constituir uma “Rede de Significações – RedSig ” (M. C. ROSSETTI–FERREIRA; K. S. AMORIM; A. P. S. SILVA; A. M. A.CARVALHO) a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 3 a 4 anos de uma instituição da rede pública de Sinop/MT. A pesquisa evidenciou a dicotomia existente nos princípios educar/cuidar, as ações dos adultos que privilegiam os tempos rotineiros centrados nas necessidades adultas em detrimento a centralidade das crianças no processo pedagógico As práticas pedagógicas vivenciadas com as crianças revelam a falta de investimentos e ações efetivas nesse campo por parte do poder público, assim como a definição de concepções de criança, infância e educação infantil articuladas às práticas pedagógicas embora apresente aspectos importantes deste momento de transição entre o assistencialismo e a educação infantil. Palavras-chave: Educação infantil; práticas pedagógicas; crianças; RedSig.
id UNEMAT-1_0d4d4002142893138e1a1db8b986eadb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9688
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”Neste artigo discutimos alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Curso de Mestrado em Educação (UNEMAT, 2015) que teve como objetivo constituir uma “Rede de Significações – RedSig ” (M. C. ROSSETTI–FERREIRA; K. S. AMORIM; A. P. S. SILVA; A. M. A.CARVALHO) a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 3 a 4 anos de uma instituição da rede pública de Sinop/MT. A pesquisa evidenciou a dicotomia existente nos princípios educar/cuidar, as ações dos adultos que privilegiam os tempos rotineiros centrados nas necessidades adultas em detrimento a centralidade das crianças no processo pedagógico As práticas pedagógicas vivenciadas com as crianças revelam a falta de investimentos e ações efetivas nesse campo por parte do poder público, assim como a definição de concepções de criança, infância e educação infantil articuladas às práticas pedagógicas embora apresente aspectos importantes deste momento de transição entre o assistencialismo e a educação infantil. Palavras-chave: Educação infantil; práticas pedagógicas; crianças; RedSig.Unemat Editora2015-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/968810.30681/reps.v6i3.9688Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 3 (2015): Educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva; 43-622236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9688/5919Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPasuch, JaquelineModanese, Andréia2022-12-27T20:23:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9688Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:23:22Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”
title Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”
spellingShingle Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”
Pasuch, Jaqueline
title_short Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”
title_full Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”
title_fullStr Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”
title_sort Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”
author Pasuch, Jaqueline
author_facet Pasuch, Jaqueline
Modanese, Andréia
author_role author
author2 Modanese, Andréia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasuch, Jaqueline
Modanese, Andréia
description Neste artigo discutimos alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Curso de Mestrado em Educação (UNEMAT, 2015) que teve como objetivo constituir uma “Rede de Significações – RedSig ” (M. C. ROSSETTI–FERREIRA; K. S. AMORIM; A. P. S. SILVA; A. M. A.CARVALHO) a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 3 a 4 anos de uma instituição da rede pública de Sinop/MT. A pesquisa evidenciou a dicotomia existente nos princípios educar/cuidar, as ações dos adultos que privilegiam os tempos rotineiros centrados nas necessidades adultas em detrimento a centralidade das crianças no processo pedagógico As práticas pedagógicas vivenciadas com as crianças revelam a falta de investimentos e ações efetivas nesse campo por parte do poder público, assim como a definição de concepções de criança, infância e educação infantil articuladas às práticas pedagógicas embora apresente aspectos importantes deste momento de transição entre o assistencialismo e a educação infantil. Palavras-chave: Educação infantil; práticas pedagógicas; crianças; RedSig.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9688
10.30681/reps.v6i3.9688
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9688
identifier_str_mv 10.30681/reps.v6i3.9688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9688/5919
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 3 (2015): Educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva; 43-62
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925154729984