Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9688 |
Resumo: | Neste artigo discutimos alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Curso de Mestrado em Educação (UNEMAT, 2015) que teve como objetivo constituir uma “Rede de Significações – RedSig ” (M. C. ROSSETTI–FERREIRA; K. S. AMORIM; A. P. S. SILVA; A. M. A.CARVALHO) a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 3 a 4 anos de uma instituição da rede pública de Sinop/MT. A pesquisa evidenciou a dicotomia existente nos princípios educar/cuidar, as ações dos adultos que privilegiam os tempos rotineiros centrados nas necessidades adultas em detrimento a centralidade das crianças no processo pedagógico As práticas pedagógicas vivenciadas com as crianças revelam a falta de investimentos e ações efetivas nesse campo por parte do poder público, assim como a definição de concepções de criança, infância e educação infantil articuladas às práticas pedagógicas embora apresente aspectos importantes deste momento de transição entre o assistencialismo e a educação infantil. Palavras-chave: Educação infantil; práticas pedagógicas; crianças; RedSig. |
id |
UNEMAT-1_0d4d4002142893138e1a1db8b986eadb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9688 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”Neste artigo discutimos alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Curso de Mestrado em Educação (UNEMAT, 2015) que teve como objetivo constituir uma “Rede de Significações – RedSig ” (M. C. ROSSETTI–FERREIRA; K. S. AMORIM; A. P. S. SILVA; A. M. A.CARVALHO) a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 3 a 4 anos de uma instituição da rede pública de Sinop/MT. A pesquisa evidenciou a dicotomia existente nos princípios educar/cuidar, as ações dos adultos que privilegiam os tempos rotineiros centrados nas necessidades adultas em detrimento a centralidade das crianças no processo pedagógico As práticas pedagógicas vivenciadas com as crianças revelam a falta de investimentos e ações efetivas nesse campo por parte do poder público, assim como a definição de concepções de criança, infância e educação infantil articuladas às práticas pedagógicas embora apresente aspectos importantes deste momento de transição entre o assistencialismo e a educação infantil. Palavras-chave: Educação infantil; práticas pedagógicas; crianças; RedSig.Unemat Editora2015-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/968810.30681/reps.v6i3.9688Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 3 (2015): Educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva; 43-622236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9688/5919Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPasuch, JaquelineModanese, Andréia2022-12-27T20:23:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9688Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:23:22Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações” |
title |
Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações” |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações” Pasuch, Jaqueline |
title_short |
Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações” |
title_full |
Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações” |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações” |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações” |
title_sort |
Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações” |
author |
Pasuch, Jaqueline |
author_facet |
Pasuch, Jaqueline Modanese, Andréia |
author_role |
author |
author2 |
Modanese, Andréia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasuch, Jaqueline Modanese, Andréia |
description |
Neste artigo discutimos alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Curso de Mestrado em Educação (UNEMAT, 2015) que teve como objetivo constituir uma “Rede de Significações – RedSig ” (M. C. ROSSETTI–FERREIRA; K. S. AMORIM; A. P. S. SILVA; A. M. A.CARVALHO) a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 3 a 4 anos de uma instituição da rede pública de Sinop/MT. A pesquisa evidenciou a dicotomia existente nos princípios educar/cuidar, as ações dos adultos que privilegiam os tempos rotineiros centrados nas necessidades adultas em detrimento a centralidade das crianças no processo pedagógico As práticas pedagógicas vivenciadas com as crianças revelam a falta de investimentos e ações efetivas nesse campo por parte do poder público, assim como a definição de concepções de criança, infância e educação infantil articuladas às práticas pedagógicas embora apresente aspectos importantes deste momento de transição entre o assistencialismo e a educação infantil. Palavras-chave: Educação infantil; práticas pedagógicas; crianças; RedSig. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9688 10.30681/reps.v6i3.9688 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9688 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v6i3.9688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9688/5919 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 3 (2015): Educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva; 43-62 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925154729984 |