Gestão escolar:: democrática e participativa na prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gabriela Vieira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10551
Resumo: Neste artigo buscamos discutir sobre a gestão democrática e participativa e a sua vivência na prática. Para conduzir a pesquisa, buscou-se aporte teórico nas leis que normatizam a ação e em estudiosos como João Catarin Mezomo e Paulo Freire. Elaborou-se um estudo qualitativo, realizando-se entrevistas com a professora, o coordenador pedagógico e a diretora de uma escola municipal e outra estadual da rede pública de Sinop, nos anos de 2021 e 2022. Com base nos dados coletados, evidenciou-se que alguns princípios da gestão democrática e participativa têm sofrido alterações que comprometem sua base e preocupam os profissionais de educação.
id UNEMAT-1_0e1de049dba731d31b9760322c0aa4fe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10551
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Gestão escolar:: democrática e participativa na práticaGestão democráticaGestão participativaEducaçãoPráticaNeste artigo buscamos discutir sobre a gestão democrática e participativa e a sua vivência na prática. Para conduzir a pesquisa, buscou-se aporte teórico nas leis que normatizam a ação e em estudiosos como João Catarin Mezomo e Paulo Freire. Elaborou-se um estudo qualitativo, realizando-se entrevistas com a professora, o coordenador pedagógico e a diretora de uma escola municipal e outra estadual da rede pública de Sinop, nos anos de 2021 e 2022. Com base nos dados coletados, evidenciou-se que alguns princípios da gestão democrática e participativa têm sofrido alterações que comprometem sua base e preocupam os profissionais de educação.Unemat Editora2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1055110.30681/reps.v13i3.10551Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 481-4912236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10551/7307Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Gabriela Vieira de2023-08-09T17:07:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10551Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:07:46Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar:: democrática e participativa na prática
title Gestão escolar:: democrática e participativa na prática
spellingShingle Gestão escolar:: democrática e participativa na prática
Almeida, Gabriela Vieira de
Gestão democrática
Gestão participativa
Educação
Prática
title_short Gestão escolar:: democrática e participativa na prática
title_full Gestão escolar:: democrática e participativa na prática
title_fullStr Gestão escolar:: democrática e participativa na prática
title_full_unstemmed Gestão escolar:: democrática e participativa na prática
title_sort Gestão escolar:: democrática e participativa na prática
author Almeida, Gabriela Vieira de
author_facet Almeida, Gabriela Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Gabriela Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Gestão participativa
Educação
Prática
topic Gestão democrática
Gestão participativa
Educação
Prática
description Neste artigo buscamos discutir sobre a gestão democrática e participativa e a sua vivência na prática. Para conduzir a pesquisa, buscou-se aporte teórico nas leis que normatizam a ação e em estudiosos como João Catarin Mezomo e Paulo Freire. Elaborou-se um estudo qualitativo, realizando-se entrevistas com a professora, o coordenador pedagógico e a diretora de uma escola municipal e outra estadual da rede pública de Sinop, nos anos de 2021 e 2022. Com base nos dados coletados, evidenciou-se que alguns princípios da gestão democrática e participativa têm sofrido alterações que comprometem sua base e preocupam os profissionais de educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10551
10.30681/reps.v13i3.10551
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10551
identifier_str_mv 10.30681/reps.v13i3.10551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10551/7307
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 481-491
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927654535168