FREIRE E A UNIVERSIDADE: : diálogo, radicalidade e ação política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Neto, Odorico Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11517
Resumo: O presente estudo se propõe ir ao encontro do legado freiriano para compreender as necessidades cotidianas, especialmente da universidade, tendo em vista que a educação é um dos meios que os homens lançam mão para satisfazerem suas necessidades, considerando que é uma das estruturas sociais de transferência de saber de uma geração à outra. Metodologicamente, existem três caminhos a serem percorridos: 1. Trazer para o texto o olhar de Paulo Freire para a universidade; 2. Percorrer as contribuições educacionais de Freire que dizem respeito ao tema; 3. Analisar o pensamento de Freire, a universidade e o nosso futuro. O cenário do pensamento de Freire em relação à universidade almeja ser uma forma de influência no mundo de forma consciente e dialógica, buscando aproximações teóricas, vislumbrando resultados a serem alcançados que reflitam as experiências e as práxis freirianas. O objetivo é identificar fazeres, dizeres e agires da teoria de Freire que sirvam de referência para a pedagogia universitária contemporânea produzidas como trilhas, bifurcações e categorias de análise de seu pensamento. Os resultados indicam que o futuro é denso e tenso de conflitividade, indicador da relevância dos não ditos, bem além dos escritos. As conclusões são verbalizações do ato político que é educar, tingido de sofrimento, afeto à liberdade, desafios vários em que medo, amorosidade, solidariedade, dores e delícias do ato de educar se encontram e/ou se desencontram.
id UNEMAT-1_158d8ce7b5f1604b8efd88f4d5a84b48
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11517
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling FREIRE E A UNIVERSIDADE: : diálogo, radicalidade e ação políticaEducaçãoEscolaPaulo FreireUniversidadeO presente estudo se propõe ir ao encontro do legado freiriano para compreender as necessidades cotidianas, especialmente da universidade, tendo em vista que a educação é um dos meios que os homens lançam mão para satisfazerem suas necessidades, considerando que é uma das estruturas sociais de transferência de saber de uma geração à outra. Metodologicamente, existem três caminhos a serem percorridos: 1. Trazer para o texto o olhar de Paulo Freire para a universidade; 2. Percorrer as contribuições educacionais de Freire que dizem respeito ao tema; 3. Analisar o pensamento de Freire, a universidade e o nosso futuro. O cenário do pensamento de Freire em relação à universidade almeja ser uma forma de influência no mundo de forma consciente e dialógica, buscando aproximações teóricas, vislumbrando resultados a serem alcançados que reflitam as experiências e as práxis freirianas. O objetivo é identificar fazeres, dizeres e agires da teoria de Freire que sirvam de referência para a pedagogia universitária contemporânea produzidas como trilhas, bifurcações e categorias de análise de seu pensamento. Os resultados indicam que o futuro é denso e tenso de conflitividade, indicador da relevância dos não ditos, bem além dos escritos. As conclusões são verbalizações do ato político que é educar, tingido de sofrimento, afeto à liberdade, desafios vários em que medo, amorosidade, solidariedade, dores e delícias do ato de educar se encontram e/ou se desencontram.Unemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1151710.30681/reps.v14i3.11517Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 775-7912236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11517/8184Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Neto, Odorico Ferreira2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11517Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv FREIRE E A UNIVERSIDADE: : diálogo, radicalidade e ação política
title FREIRE E A UNIVERSIDADE: : diálogo, radicalidade e ação política
spellingShingle FREIRE E A UNIVERSIDADE: : diálogo, radicalidade e ação política
Cardoso Neto, Odorico Ferreira
Educação
Escola
Paulo Freire
Universidade
title_short FREIRE E A UNIVERSIDADE: : diálogo, radicalidade e ação política
title_full FREIRE E A UNIVERSIDADE: : diálogo, radicalidade e ação política
title_fullStr FREIRE E A UNIVERSIDADE: : diálogo, radicalidade e ação política
title_full_unstemmed FREIRE E A UNIVERSIDADE: : diálogo, radicalidade e ação política
title_sort FREIRE E A UNIVERSIDADE: : diálogo, radicalidade e ação política
author Cardoso Neto, Odorico Ferreira
author_facet Cardoso Neto, Odorico Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Neto, Odorico Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola
Paulo Freire
Universidade
topic Educação
Escola
Paulo Freire
Universidade
description O presente estudo se propõe ir ao encontro do legado freiriano para compreender as necessidades cotidianas, especialmente da universidade, tendo em vista que a educação é um dos meios que os homens lançam mão para satisfazerem suas necessidades, considerando que é uma das estruturas sociais de transferência de saber de uma geração à outra. Metodologicamente, existem três caminhos a serem percorridos: 1. Trazer para o texto o olhar de Paulo Freire para a universidade; 2. Percorrer as contribuições educacionais de Freire que dizem respeito ao tema; 3. Analisar o pensamento de Freire, a universidade e o nosso futuro. O cenário do pensamento de Freire em relação à universidade almeja ser uma forma de influência no mundo de forma consciente e dialógica, buscando aproximações teóricas, vislumbrando resultados a serem alcançados que reflitam as experiências e as práxis freirianas. O objetivo é identificar fazeres, dizeres e agires da teoria de Freire que sirvam de referência para a pedagogia universitária contemporânea produzidas como trilhas, bifurcações e categorias de análise de seu pensamento. Os resultados indicam que o futuro é denso e tenso de conflitividade, indicador da relevância dos não ditos, bem além dos escritos. As conclusões são verbalizações do ato político que é educar, tingido de sofrimento, afeto à liberdade, desafios vários em que medo, amorosidade, solidariedade, dores e delícias do ato de educar se encontram e/ou se desencontram.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11517
10.30681/reps.v14i3.11517
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11517
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i3.11517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11517/8184
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 775-791
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922156851200