A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9831 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados da pesquisa realizada sobre o ensino da literatura e sua relação como processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária. A literatura, além de seu valor estético, tem também a função pedagógica. A ideologia encontrada nos livros didáticos e paradidáticos serve como parâmetro para a construção social de muitas pessoas. O método utilizado é a abordagem das questões histórico-dialéticas por meio da pesquisa bibliográfica do tema, tendo como embasamento a teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu. As dificuldades encontradas pelos alunos da classe proletária em relação à literatura estão ligadas principalmente à linguagem utilizada em sala de aula. Palavras-chave: educação; processo formativo; literatura; capital cultural. |
id |
UNEMAT-1_16087ceaf2b442604717633fc6d4e83d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9831 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletáriaEste trabalho apresenta resultados da pesquisa realizada sobre o ensino da literatura e sua relação como processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária. A literatura, além de seu valor estético, tem também a função pedagógica. A ideologia encontrada nos livros didáticos e paradidáticos serve como parâmetro para a construção social de muitas pessoas. O método utilizado é a abordagem das questões histórico-dialéticas por meio da pesquisa bibliográfica do tema, tendo como embasamento a teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu. As dificuldades encontradas pelos alunos da classe proletária em relação à literatura estão ligadas principalmente à linguagem utilizada em sala de aula. Palavras-chave: educação; processo formativo; literatura; capital cultural. Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/983110.30681/reps.v7i2.9831Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 290-3012236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9831/6095Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEvangelista, Bruna dos Santos2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9831Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária |
title |
A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária |
spellingShingle |
A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária Evangelista, Bruna dos Santos |
title_short |
A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária |
title_full |
A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária |
title_fullStr |
A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária |
title_full_unstemmed |
A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária |
title_sort |
A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária |
author |
Evangelista, Bruna dos Santos |
author_facet |
Evangelista, Bruna dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evangelista, Bruna dos Santos |
description |
Este trabalho apresenta resultados da pesquisa realizada sobre o ensino da literatura e sua relação como processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária. A literatura, além de seu valor estético, tem também a função pedagógica. A ideologia encontrada nos livros didáticos e paradidáticos serve como parâmetro para a construção social de muitas pessoas. O método utilizado é a abordagem das questões histórico-dialéticas por meio da pesquisa bibliográfica do tema, tendo como embasamento a teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu. As dificuldades encontradas pelos alunos da classe proletária em relação à literatura estão ligadas principalmente à linguagem utilizada em sala de aula. Palavras-chave: educação; processo formativo; literatura; capital cultural. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9831 10.30681/reps.v7i2.9831 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9831 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i2.9831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9831/6095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 290-301 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926080622592 |