Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda Lima de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10248
Resumo: O artigo aborda a afetividade na relação professor-aluno como possibilidade de promoção da saúde mental dos estudantes do Curso de Pedagogia. Teve como objetivo compreender se, na relação professor-aluno, o modo como os estudantes são afetados interfere na saúde mental destes. A pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Espinosa e Paulo Freire. O estudo de caso teve abordagem qualitativa, foi realizado no município de Sinop, Mato Grosso, com três acadêmicos do Curso de Pedagogia de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso no ano de 2019. Concluiu-se que, a relação professor-aluno pautada na afetividade promove a saúde mental dos acadêmicos e, na ausência da afetividade a promoção da saúde mental é prejudicada. Palavras-chave: ensino superior; afetividade; saúde mental; universitários; Paulo Freire.
id UNEMAT-1_1addbfb17103a18042961a6a3633866e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10248
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicosO artigo aborda a afetividade na relação professor-aluno como possibilidade de promoção da saúde mental dos estudantes do Curso de Pedagogia. Teve como objetivo compreender se, na relação professor-aluno, o modo como os estudantes são afetados interfere na saúde mental destes. A pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Espinosa e Paulo Freire. O estudo de caso teve abordagem qualitativa, foi realizado no município de Sinop, Mato Grosso, com três acadêmicos do Curso de Pedagogia de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso no ano de 2019. Concluiu-se que, a relação professor-aluno pautada na afetividade promove a saúde mental dos acadêmicos e, na ausência da afetividade a promoção da saúde mental é prejudicada. Palavras-chave: ensino superior; afetividade; saúde mental; universitários; Paulo Freire.Unemat Editora2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1024810.30681/reps.v10i2.10248Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 700 - 7102236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10248/6803Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Amanda Lima de2022-12-27T20:10:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10248Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:10:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos
title Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos
spellingShingle Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos
Oliveira, Amanda Lima de
title_short Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos
title_full Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos
title_fullStr Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos
title_full_unstemmed Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos
title_sort Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos
author Oliveira, Amanda Lima de
author_facet Oliveira, Amanda Lima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amanda Lima de
description O artigo aborda a afetividade na relação professor-aluno como possibilidade de promoção da saúde mental dos estudantes do Curso de Pedagogia. Teve como objetivo compreender se, na relação professor-aluno, o modo como os estudantes são afetados interfere na saúde mental destes. A pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Espinosa e Paulo Freire. O estudo de caso teve abordagem qualitativa, foi realizado no município de Sinop, Mato Grosso, com três acadêmicos do Curso de Pedagogia de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso no ano de 2019. Concluiu-se que, a relação professor-aluno pautada na afetividade promove a saúde mental dos acadêmicos e, na ausência da afetividade a promoção da saúde mental é prejudicada. Palavras-chave: ensino superior; afetividade; saúde mental; universitários; Paulo Freire.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10248
10.30681/reps.v10i2.10248
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10248
identifier_str_mv 10.30681/reps.v10i2.10248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10248/6803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 700 - 710
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927343108096