Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10248 |
Resumo: | O artigo aborda a afetividade na relação professor-aluno como possibilidade de promoção da saúde mental dos estudantes do Curso de Pedagogia. Teve como objetivo compreender se, na relação professor-aluno, o modo como os estudantes são afetados interfere na saúde mental destes. A pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Espinosa e Paulo Freire. O estudo de caso teve abordagem qualitativa, foi realizado no município de Sinop, Mato Grosso, com três acadêmicos do Curso de Pedagogia de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso no ano de 2019. Concluiu-se que, a relação professor-aluno pautada na afetividade promove a saúde mental dos acadêmicos e, na ausência da afetividade a promoção da saúde mental é prejudicada. Palavras-chave: ensino superior; afetividade; saúde mental; universitários; Paulo Freire. |
id |
UNEMAT-1_1addbfb17103a18042961a6a3633866e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10248 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicosO artigo aborda a afetividade na relação professor-aluno como possibilidade de promoção da saúde mental dos estudantes do Curso de Pedagogia. Teve como objetivo compreender se, na relação professor-aluno, o modo como os estudantes são afetados interfere na saúde mental destes. A pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Espinosa e Paulo Freire. O estudo de caso teve abordagem qualitativa, foi realizado no município de Sinop, Mato Grosso, com três acadêmicos do Curso de Pedagogia de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso no ano de 2019. Concluiu-se que, a relação professor-aluno pautada na afetividade promove a saúde mental dos acadêmicos e, na ausência da afetividade a promoção da saúde mental é prejudicada. Palavras-chave: ensino superior; afetividade; saúde mental; universitários; Paulo Freire.Unemat Editora2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1024810.30681/reps.v10i2.10248Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 700 - 7102236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10248/6803Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Amanda Lima de2022-12-27T20:10:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10248Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:10:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos |
title |
Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos |
spellingShingle |
Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos Oliveira, Amanda Lima de |
title_short |
Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos |
title_full |
Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos |
title_fullStr |
Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos |
title_full_unstemmed |
Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos |
title_sort |
Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos |
author |
Oliveira, Amanda Lima de |
author_facet |
Oliveira, Amanda Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Amanda Lima de |
description |
O artigo aborda a afetividade na relação professor-aluno como possibilidade de promoção da saúde mental dos estudantes do Curso de Pedagogia. Teve como objetivo compreender se, na relação professor-aluno, o modo como os estudantes são afetados interfere na saúde mental destes. A pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Espinosa e Paulo Freire. O estudo de caso teve abordagem qualitativa, foi realizado no município de Sinop, Mato Grosso, com três acadêmicos do Curso de Pedagogia de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso no ano de 2019. Concluiu-se que, a relação professor-aluno pautada na afetividade promove a saúde mental dos acadêmicos e, na ausência da afetividade a promoção da saúde mental é prejudicada. Palavras-chave: ensino superior; afetividade; saúde mental; universitários; Paulo Freire. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10248 10.30681/reps.v10i2.10248 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10248 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v10i2.10248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10248/6803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 700 - 710 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927343108096 |