Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirsch, Regina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cunha, Marion Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9542
Resumo: Este texto volta-se para problematizar a formação matemática do Pedagogo. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, privilegiou técnicas de observações e entrevistas com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso e professores pedagogos que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa revelou que a formação do pedagogo conjuga afinidades e antipatias a respeito da disciplina de Matemática. Assim, a Matemática ocupa um papel secundário na formação docente do pedagogo, imprimindo dificuldades de sua aprendizagem, replicando na futura ação pedagógica do professor pedagogo. Palavras-chave: pedagogia; ensino da Matemática; ensino-aprendizagem. 
id UNEMAT-1_1e44a6b43e90847bea88aa65e25df3e4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9542
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da MatemáticaEste texto volta-se para problematizar a formação matemática do Pedagogo. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, privilegiou técnicas de observações e entrevistas com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso e professores pedagogos que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa revelou que a formação do pedagogo conjuga afinidades e antipatias a respeito da disciplina de Matemática. Assim, a Matemática ocupa um papel secundário na formação docente do pedagogo, imprimindo dificuldades de sua aprendizagem, replicando na futura ação pedagógica do professor pedagogo. Palavras-chave: pedagogia; ensino da Matemática; ensino-aprendizagem. Unemat Editora2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/954210.30681/reps.v5i4.9542Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 4 (2014): Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas; 14-242236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9542/5645Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKirsch, ReginaCunha, Marion Machado2022-12-27T20:26:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9542Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:26:18Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática
title Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática
spellingShingle Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática
Kirsch, Regina
title_short Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática
title_full Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática
title_fullStr Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática
title_full_unstemmed Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática
title_sort Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática
author Kirsch, Regina
author_facet Kirsch, Regina
Cunha, Marion Machado
author_role author
author2 Cunha, Marion Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirsch, Regina
Cunha, Marion Machado
description Este texto volta-se para problematizar a formação matemática do Pedagogo. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, privilegiou técnicas de observações e entrevistas com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso e professores pedagogos que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa revelou que a formação do pedagogo conjuga afinidades e antipatias a respeito da disciplina de Matemática. Assim, a Matemática ocupa um papel secundário na formação docente do pedagogo, imprimindo dificuldades de sua aprendizagem, replicando na futura ação pedagógica do professor pedagogo. Palavras-chave: pedagogia; ensino da Matemática; ensino-aprendizagem. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9542
10.30681/reps.v5i4.9542
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9542
identifier_str_mv 10.30681/reps.v5i4.9542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9542/5645
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 4 (2014): Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas; 14-24
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210924665044992