A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Deise Rôos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3394
Resumo: Nesta dissertação investigamos como o curso de Pedagogia desenvolve a formação matemática dos futuros professores dos anos iniciais da escolarização, considerando que são estes profissionais os responsáveis pelo processo de ensino formal desta disciplina no início da escolarização. Para isso, realizamos um estudo de caso qualitativo, tomando como campo empírico da pesquisa o curso de Pedagogia de uma Instituição Pública de Ensino localizada no interior do Estado de Mato Grosso. Pautamos nossa coleta de dados em: pesquisas documentais, observações em aulas das disciplinas de Matemática do referido Curso, observações em aulas ministradas por professores egressos nos anos iniciais e entrevistas com professores, alunos e professores egressos deste Curso. A formação matemática neste curso, é realizada mediante o desenvolvimento de duas disciplinas: Matemática Básica e Matemática para o Início da Escolarização, as quais são desenvolvidas de forma isoladas. A forma como a Matemática é incorporada ao currículo do curso de Pedagogia leva-nos a compreensão de que ela é vista apenas como um suplemento na formação do pedagogo: um elemento de forma que deve ser cumprido. Os resultados dessa formação refletem na prática docente dos professores egressos deste Curso no ensino da Matemática. Consequentemente foi constatada a presença de compreensões equivocadas referentes aos conceitos matemáticos e a falta de conhecimentos metodológicos para trabalhar estes conteúdos, caracterizando uma deficiência na formação matemática deste Curso. Tudo isso parece constituir um ciclo vicioso no qual os ingressantes no curso não têm apreço e nem uma compreensão razoável da Matemática, levando a uma prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental não atraente e pouco significativa, reforçando nos alunos a aversão e as dificuldades com a Matemática.
id P_RS_4075e47e4b061045680cf6c118ddf429
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3394
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Harres, João Batista SiqueiraCPF:29439833068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765340H0CPF:99240190163http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139176J5Cunha, Deise Rôos2015-04-14T14:12:44Z2010-12-012010-08-20CUNHA, Deise Rôos. A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3394Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 427170.pdf: 1219763 bytes, checksum: 31ec31e100b02466d8e39f80da285d4f (MD5) Previous issue date: 2010-08-20Nesta dissertação investigamos como o curso de Pedagogia desenvolve a formação matemática dos futuros professores dos anos iniciais da escolarização, considerando que são estes profissionais os responsáveis pelo processo de ensino formal desta disciplina no início da escolarização. Para isso, realizamos um estudo de caso qualitativo, tomando como campo empírico da pesquisa o curso de Pedagogia de uma Instituição Pública de Ensino localizada no interior do Estado de Mato Grosso. Pautamos nossa coleta de dados em: pesquisas documentais, observações em aulas das disciplinas de Matemática do referido Curso, observações em aulas ministradas por professores egressos nos anos iniciais e entrevistas com professores, alunos e professores egressos deste Curso. A formação matemática neste curso, é realizada mediante o desenvolvimento de duas disciplinas: Matemática Básica e Matemática para o Início da Escolarização, as quais são desenvolvidas de forma isoladas. A forma como a Matemática é incorporada ao currículo do curso de Pedagogia leva-nos a compreensão de que ela é vista apenas como um suplemento na formação do pedagogo: um elemento de forma que deve ser cumprido. Os resultados dessa formação refletem na prática docente dos professores egressos deste Curso no ensino da Matemática. Consequentemente foi constatada a presença de compreensões equivocadas referentes aos conceitos matemáticos e a falta de conhecimentos metodológicos para trabalhar estes conteúdos, caracterizando uma deficiência na formação matemática deste Curso. Tudo isso parece constituir um ciclo vicioso no qual os ingressantes no curso não têm apreço e nem uma compreensão razoável da Matemática, levando a uma prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental não atraente e pouco significativa, reforçando nos alunos a aversão e as dificuldades com a Matemática.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11583/427170.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALPRÁTICA DE ENSINOPEDAGOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL427170.pdf.jpg427170.pdf.jpgimage/jpeg2578http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3394/3/427170.pdf.jpgf2b530bbe1a181c04ccd41a46c87e015MD53TEXT427170.pdf.txt427170.pdf.txttext/plain184610http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3394/2/427170.pdf.txt6a6675b0ded39beb77898628e33540f9MD52ORIGINAL427170.pdfapplication/pdf1219763http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3394/1/427170.pdf31ec31e100b02466d8e39f80da285d4fMD51tede/33942015-04-30 08:15:38.25oai:tede2.pucrs.br:tede/3394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógica
title A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógica
spellingShingle A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógica
Cunha, Deise Rôos
EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA DE ENSINO
PEDAGOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógica
title_full A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógica
title_fullStr A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógica
title_full_unstemmed A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógica
title_sort A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógica
author Cunha, Deise Rôos
author_facet Cunha, Deise Rôos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Harres, João Batista Siqueira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29439833068
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765340H0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:99240190163
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139176J5
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Deise Rôos
contributor_str_mv Harres, João Batista Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA DE ENSINO
PEDAGOGIA
topic EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA DE ENSINO
PEDAGOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Nesta dissertação investigamos como o curso de Pedagogia desenvolve a formação matemática dos futuros professores dos anos iniciais da escolarização, considerando que são estes profissionais os responsáveis pelo processo de ensino formal desta disciplina no início da escolarização. Para isso, realizamos um estudo de caso qualitativo, tomando como campo empírico da pesquisa o curso de Pedagogia de uma Instituição Pública de Ensino localizada no interior do Estado de Mato Grosso. Pautamos nossa coleta de dados em: pesquisas documentais, observações em aulas das disciplinas de Matemática do referido Curso, observações em aulas ministradas por professores egressos nos anos iniciais e entrevistas com professores, alunos e professores egressos deste Curso. A formação matemática neste curso, é realizada mediante o desenvolvimento de duas disciplinas: Matemática Básica e Matemática para o Início da Escolarização, as quais são desenvolvidas de forma isoladas. A forma como a Matemática é incorporada ao currículo do curso de Pedagogia leva-nos a compreensão de que ela é vista apenas como um suplemento na formação do pedagogo: um elemento de forma que deve ser cumprido. Os resultados dessa formação refletem na prática docente dos professores egressos deste Curso no ensino da Matemática. Consequentemente foi constatada a presença de compreensões equivocadas referentes aos conceitos matemáticos e a falta de conhecimentos metodológicos para trabalhar estes conteúdos, caracterizando uma deficiência na formação matemática deste Curso. Tudo isso parece constituir um ciclo vicioso no qual os ingressantes no curso não têm apreço e nem uma compreensão razoável da Matemática, levando a uma prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental não atraente e pouco significativa, reforçando nos alunos a aversão e as dificuldades com a Matemática.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-01
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Deise Rôos. A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3394
identifier_str_mv CUNHA, Deise Rôos. A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental : relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3394/3/427170.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3394/2/427170.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3394/1/427170.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f2b530bbe1a181c04ccd41a46c87e015
6a6675b0ded39beb77898628e33540f9
31ec31e100b02466d8e39f80da285d4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293056131072