A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34994 |
Resumo: | O presente artigo apresenta a situação vivida dos professores em relação ao tema da alfabetização, a pesquisa é baseada na metodologia de análise documental e de forma qualitativa. O tema justifica por salientar a importância da alfabetização em tempos de pandemia. Os pedagogos buscam soluções de continuar essa alfabetização em aulas remotas. A partir da premissa do surgimento de uma nova realidade surge uma problemática qual é a forma de alfabetizar os alunos dentro do contexto da Covid-19? Diante desse questionamento busca a procura de soluções e a verificação de trabalhos publicados para verificar quais os métodos e metodologias o que os professores e pesquisadores utilizaram ou estão propondo para que a alfabetização ocorra de uma maneira satisfatória. O artigo está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é a fonte principal que são os trabalhos dos pesquisadores sobre a alfabetização. O segundo capítulo é a discussão analítica desses trabalhos e os resultados encontrados para a alfabetização em tempos pandêmicos. O terceiro capítulo são as considerações finais da pesquisa, trazendo o desfecho e as contribuições desse artigo. |
id |
VERACRUZ-0_ff5ed27b066851afd5345db539048043 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34994 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemicsAlfabetizaçãoProfessoresPandemia.O presente artigo apresenta a situação vivida dos professores em relação ao tema da alfabetização, a pesquisa é baseada na metodologia de análise documental e de forma qualitativa. O tema justifica por salientar a importância da alfabetização em tempos de pandemia. Os pedagogos buscam soluções de continuar essa alfabetização em aulas remotas. A partir da premissa do surgimento de uma nova realidade surge uma problemática qual é a forma de alfabetizar os alunos dentro do contexto da Covid-19? Diante desse questionamento busca a procura de soluções e a verificação de trabalhos publicados para verificar quais os métodos e metodologias o que os professores e pesquisadores utilizaram ou estão propondo para que a alfabetização ocorra de uma maneira satisfatória. O artigo está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é a fonte principal que são os trabalhos dos pesquisadores sobre a alfabetização. O segundo capítulo é a discussão analítica desses trabalhos e os resultados encontrados para a alfabetização em tempos pandêmicos. O terceiro capítulo são as considerações finais da pesquisa, trazendo o desfecho e as contribuições desse artigo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3499410.34117/bjdv7n8-558Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84047-84057Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84047-84057Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84047-840572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34994/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Irene UmbelinoGonçalves, Ana Paula da Silva2021-09-16T20:49:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34994Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:17.382481Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics |
title |
A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics |
spellingShingle |
A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics Barbosa, Irene Umbelino Alfabetização Professores Pandemia. |
title_short |
A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics |
title_full |
A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics |
title_fullStr |
A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics |
title_full_unstemmed |
A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics |
title_sort |
A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics |
author |
Barbosa, Irene Umbelino |
author_facet |
Barbosa, Irene Umbelino Gonçalves, Ana Paula da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Ana Paula da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Irene Umbelino Gonçalves, Ana Paula da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Professores Pandemia. |
topic |
Alfabetização Professores Pandemia. |
description |
O presente artigo apresenta a situação vivida dos professores em relação ao tema da alfabetização, a pesquisa é baseada na metodologia de análise documental e de forma qualitativa. O tema justifica por salientar a importância da alfabetização em tempos de pandemia. Os pedagogos buscam soluções de continuar essa alfabetização em aulas remotas. A partir da premissa do surgimento de uma nova realidade surge uma problemática qual é a forma de alfabetizar os alunos dentro do contexto da Covid-19? Diante desse questionamento busca a procura de soluções e a verificação de trabalhos publicados para verificar quais os métodos e metodologias o que os professores e pesquisadores utilizaram ou estão propondo para que a alfabetização ocorra de uma maneira satisfatória. O artigo está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é a fonte principal que são os trabalhos dos pesquisadores sobre a alfabetização. O segundo capítulo é a discussão analítica desses trabalhos e os resultados encontrados para a alfabetização em tempos pandêmicos. O terceiro capítulo são as considerações finais da pesquisa, trazendo o desfecho e as contribuições desse artigo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34994 10.34117/bjdv7n8-558 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34994 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34994/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84047-84057 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84047-84057 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84047-84057 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645554132975616 |