A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Irene Umbelino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Ana Paula da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34994
Resumo: O presente artigo apresenta a situação vivida dos professores em relação ao tema da alfabetização, a pesquisa é baseada na metodologia de análise documental e de forma qualitativa. O tema justifica por salientar a importância da alfabetização em tempos de pandemia. Os pedagogos buscam soluções de continuar essa alfabetização em aulas remotas. A partir da premissa do surgimento de uma nova realidade surge uma problemática qual é a forma de alfabetizar os alunos dentro do contexto da Covid-19? Diante desse questionamento busca a procura de soluções e a verificação de trabalhos publicados para verificar quais os métodos e metodologias o que os professores e pesquisadores utilizaram ou estão propondo para que a alfabetização ocorra de uma maneira satisfatória. O artigo está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é a fonte principal que são os trabalhos dos pesquisadores sobre a alfabetização. O segundo capítulo é a discussão analítica desses trabalhos e os resultados encontrados para a alfabetização em tempos pandêmicos. O terceiro capítulo são as considerações finais da pesquisa, trazendo o desfecho e as contribuições desse artigo.  
id VERACRUZ-0_ff5ed27b066851afd5345db539048043
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34994
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemicsAlfabetizaçãoProfessoresPandemia.O presente artigo apresenta a situação vivida dos professores em relação ao tema da alfabetização, a pesquisa é baseada na metodologia de análise documental e de forma qualitativa. O tema justifica por salientar a importância da alfabetização em tempos de pandemia. Os pedagogos buscam soluções de continuar essa alfabetização em aulas remotas. A partir da premissa do surgimento de uma nova realidade surge uma problemática qual é a forma de alfabetizar os alunos dentro do contexto da Covid-19? Diante desse questionamento busca a procura de soluções e a verificação de trabalhos publicados para verificar quais os métodos e metodologias o que os professores e pesquisadores utilizaram ou estão propondo para que a alfabetização ocorra de uma maneira satisfatória. O artigo está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é a fonte principal que são os trabalhos dos pesquisadores sobre a alfabetização. O segundo capítulo é a discussão analítica desses trabalhos e os resultados encontrados para a alfabetização em tempos pandêmicos. O terceiro capítulo são as considerações finais da pesquisa, trazendo o desfecho e as contribuições desse artigo.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3499410.34117/bjdv7n8-558Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84047-84057Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84047-84057Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84047-840572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34994/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Irene UmbelinoGonçalves, Ana Paula da Silva2021-09-16T20:49:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34994Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:17.382481Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics
title A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics
spellingShingle A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics
Barbosa, Irene Umbelino
Alfabetização
Professores
Pandemia.
title_short A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics
title_full A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics
title_fullStr A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics
title_full_unstemmed A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics
title_sort A importância da alfabetização em tempos de pandemia / The importance of literacy in times of pandemics
author Barbosa, Irene Umbelino
author_facet Barbosa, Irene Umbelino
Gonçalves, Ana Paula da Silva
author_role author
author2 Gonçalves, Ana Paula da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Irene Umbelino
Gonçalves, Ana Paula da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Professores
Pandemia.
topic Alfabetização
Professores
Pandemia.
description O presente artigo apresenta a situação vivida dos professores em relação ao tema da alfabetização, a pesquisa é baseada na metodologia de análise documental e de forma qualitativa. O tema justifica por salientar a importância da alfabetização em tempos de pandemia. Os pedagogos buscam soluções de continuar essa alfabetização em aulas remotas. A partir da premissa do surgimento de uma nova realidade surge uma problemática qual é a forma de alfabetizar os alunos dentro do contexto da Covid-19? Diante desse questionamento busca a procura de soluções e a verificação de trabalhos publicados para verificar quais os métodos e metodologias o que os professores e pesquisadores utilizaram ou estão propondo para que a alfabetização ocorra de uma maneira satisfatória. O artigo está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é a fonte principal que são os trabalhos dos pesquisadores sobre a alfabetização. O segundo capítulo é a discussão analítica desses trabalhos e os resultados encontrados para a alfabetização em tempos pandêmicos. O terceiro capítulo são as considerações finais da pesquisa, trazendo o desfecho e as contribuições desse artigo.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34994
10.34117/bjdv7n8-558
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34994
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34994/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84047-84057
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84047-84057
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84047-84057
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645554132975616