Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Jadiane Novais
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nascimento, Jorge Costa do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9215
Resumo: Na presente pesquisa, analisou-se quais as concepções de professores de matemática sobre Resolução de Problemas e Comunicação Matemática. Tomamos como objetivos verificar como os professores permitem o desenvolvimento das várias linguagens de comunicação nas aulas de matemática, e, identificar se o professor utiliza a metodologia de Resolução de Problema e como a faz. Esta desenvolveu-se em uma Escola Pública do interior da Bahia e a fundamentamos teoricamente em George Polya, Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz, entre outros. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso como método de investigação, para sujeitos da pesquisa três professores de Matemática que lecionam do sexto ao nono ano do ensino regular, da escola. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta dos dados. Constatou-se que os professores preocupam-se com o ensino de Matemática, mas não utilizam a Resolução de Problemas na construção de conhecimentos e a comunicação matemática tem ênfase na oralidade.Palavras-chave: matemática; educação matemática; metodologia de ensino; resolução de problemas; comunicação matemática.
id UNEMAT-1_1f804fdc6aa83c33a9adf709a9ac5e89
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9215
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da BahiaNa presente pesquisa, analisou-se quais as concepções de professores de matemática sobre Resolução de Problemas e Comunicação Matemática. Tomamos como objetivos verificar como os professores permitem o desenvolvimento das várias linguagens de comunicação nas aulas de matemática, e, identificar se o professor utiliza a metodologia de Resolução de Problema e como a faz. Esta desenvolveu-se em uma Escola Pública do interior da Bahia e a fundamentamos teoricamente em George Polya, Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz, entre outros. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso como método de investigação, para sujeitos da pesquisa três professores de Matemática que lecionam do sexto ao nono ano do ensino regular, da escola. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta dos dados. Constatou-se que os professores preocupam-se com o ensino de Matemática, mas não utilizam a Resolução de Problemas na construção de conhecimentos e a comunicação matemática tem ênfase na oralidade.Palavras-chave: matemática; educação matemática; metodologia de ensino; resolução de problemas; comunicação matemática.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/921510.30681/reps.v3i3.9215Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 352-3622236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9215/5262Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Jadiane NovaisNascimento, Jorge Costa do2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9215Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia
title Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia
spellingShingle Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia
Alves, Jadiane Novais
title_short Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia
title_full Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia
title_fullStr Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia
title_full_unstemmed Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia
title_sort Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia
author Alves, Jadiane Novais
author_facet Alves, Jadiane Novais
Nascimento, Jorge Costa do
author_role author
author2 Nascimento, Jorge Costa do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Jadiane Novais
Nascimento, Jorge Costa do
description Na presente pesquisa, analisou-se quais as concepções de professores de matemática sobre Resolução de Problemas e Comunicação Matemática. Tomamos como objetivos verificar como os professores permitem o desenvolvimento das várias linguagens de comunicação nas aulas de matemática, e, identificar se o professor utiliza a metodologia de Resolução de Problema e como a faz. Esta desenvolveu-se em uma Escola Pública do interior da Bahia e a fundamentamos teoricamente em George Polya, Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz, entre outros. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso como método de investigação, para sujeitos da pesquisa três professores de Matemática que lecionam do sexto ao nono ano do ensino regular, da escola. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta dos dados. Constatou-se que os professores preocupam-se com o ensino de Matemática, mas não utilizam a Resolução de Problemas na construção de conhecimentos e a comunicação matemática tem ênfase na oralidade.Palavras-chave: matemática; educação matemática; metodologia de ensino; resolução de problemas; comunicação matemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9215
10.30681/reps.v3i3.9215
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9215
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9215/5262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 352-362
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923319721984