Histórias com matemática : uma ponte para a resolução de problemas e a comunicação matemática no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Vaz Maia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1575
Resumo: O presente Relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A prática foi desenvolvida num jardim de infância no concelho de Viana do Castelo, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos ao longo de, aproximadamente, quatro meses. O estudo desenvolvido centrou-se no domínio da Matemática, devido à escassez de atividades relacionadas com este contexto propostas antes desta intervenção. Este estudo incidiu em 17 crianças e teve como objetivo compreender de que modo as histórias infantis podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades transversais, como a resolução de problemas e a comunicação matemática, de crianças em idade pré-escolar. Para refletir sobre esta problemática foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Como se caracteriza o desempenho das crianças na resolução de problemas emergentes de histórias infantis e que estratégias utilizam?; (2) Como evoluem na expressão das suas ideias matemáticas e que representações usam?; (3) De que forma é que esta abordagem influencia a aprendizagem e as atitudes das crianças ao nível da matemática? Tendo em conta o problema e as questões de investigação optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, de carácter exploratório. A recolha de dados foi realizada através da observação participante, do acesso a documentos e de registos fotográficos, áudio e vídeo. Foi elaborada uma proposta pedagógica constituída por cinco tarefas, que tiveram como referência histórias infantis para que, através da sua exploração, se pudessem desenvolver as capacidades de resolução de problemas e de comunicação matemática. A análise dos dados permitiu verificar que as histórias, que envolveram as crianças num contexto imaginário, contribuíram para que mantivessem a motivação e o empenho durante a realização das tarefas, participando na resolução dos problemas propostos e comunicando usando termos específicos com correção. Foi evidente que as crianças, ao longo do estudo, usaram diferentes estratégias na resolução dos problemas propostos, executando-as sem dificuldade. Do mesmo modo, foi notório o refinamento de vocabulário relacionado com os temas abordados, sendo coerentes e claras na exposição dos seus raciocínios, usando terminologia adequada. Os resultados deste estudo permitiram concluir que, durante o período em que as crianças realizaram as tarefas, foi havendo sempre uma evolução significativa.
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Este estudo incidiu em 17 crianças e teve como objetivo compreender de que modo as histórias infantis podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades transversais, como a resolução de problemas e a comunicação matemática, de crianças em idade pré-escolar. Para refletir sobre esta problemática foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Como se caracteriza o desempenho das crianças na resolução de problemas emergentes de histórias infantis e que estratégias utilizam?; (2) Como evoluem na expressão das suas ideias matemáticas e que representações usam?; (3) De que forma é que esta abordagem influencia a aprendizagem e as atitudes das crianças ao nível da matemática? Tendo em conta o problema e as questões de investigação optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, de carácter exploratório. A recolha de dados foi realizada através da observação participante, do acesso a documentos e de registos fotográficos, áudio e vídeo. Foi elaborada uma proposta pedagógica constituída por cinco tarefas, que tiveram como referência histórias infantis para que, através da sua exploração, se pudessem desenvolver as capacidades de resolução de problemas e de comunicação matemática. A análise dos dados permitiu verificar que as histórias, que envolveram as crianças num contexto imaginário, contribuíram para que mantivessem a motivação e o empenho durante a realização das tarefas, participando na resolução dos problemas propostos e comunicando usando termos específicos com correção. Foi evidente que as crianças, ao longo do estudo, usaram diferentes estratégias na resolução dos problemas propostos, executando-as sem dificuldade. Do mesmo modo, foi notório o refinamento de vocabulário relacionado com os temas abordados, sendo coerentes e claras na exposição dos seus raciocínios, usando terminologia adequada. Os resultados deste estudo permitiram concluir que, durante o período em que as crianças realizaram as tarefas, foi havendo sempre uma evolução significativa.This report was carried out within the framework of Supervised Teaching Practice II (STP II), from the Master course in Preschool Education. The practice was developed in a kindergarten in the surroundings of Viana do Castelo, with a group of children aged between three to five years old, over approximately four months. The study developed was focused in the area of mathematics, due to the scarcity of activities related to this context proposed before this intervention. This study focused on 17 children and was aimed to understand how children's literature can contribute to the development of abilities, such as problem solving and mathematical communication, in preschool children. To reflect on this problem the following research questions were formulated: (1) How is the children’s performance characterised when solving problems emerging of children's literature what and do they strategies use?; (2) How do they evolve in the expression of mathematical ideas and what representations do they use?; 3) How does this approach influence learning and the attitude of children at a mathematical level? Taking into account the problem and the research questions the choice was for a qualitative research methodology of exploratory nature. Data collection was carried out through participant observation, access to documents, photographic, audio and video records. A pedagogical proposal was developed consisting of five tasks, which were based on children's stories so that, through its exploration, the group could develop of problem solving and mathematical communication abilities. Data analysis has shown that the stories, that involved children in an imaginary context, contributed to their motivation and effort in carrying out the tasks, solving the proposed problems and communicating using specific terms correctly. It was clear that, throughout the study, children developed strategies to solve the problems proposed, applying them without difficulty. It was also clear that children refined their vocabulary relating to the covered topics, being consistent and clear in the exposure of their reasoning, using appropriate terminology. The results of this study allowed to conclude that, during the period in which the children performed the tasks, there was always a significant evolution.2016-06-22T11:32:50Z2016-02-18T00:00:00Z2016-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1575TID:201508591porVieira, Maria Vaz Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:05Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:53.775809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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