Bullying: a violência no cotidiano da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauber, Clair
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9813
Resumo: Esta pesquisa objetiva verificar como o bullying se manifesta no cotidiano escolar e que práticas educativas são explicitadas para combatê-lo. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa de campo, com aplicação de um questionário realizado com os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 11 anos, sua professora e o diretor da escola. Constatou-se que o bullying leva à discriminação, humilhação e exclusão, causando muito sofrimento e problemas emocionais, físicos, mentais, sociais e educacionais. A escola pesquisada desenvolve projeto de combate a esse fenômeno obtendo um ambiente mais harmonioso. Palavras-chave: ensino fundamental; bullying; problemas sócio-educacionais.
id UNEMAT-1_22c2c7af3e3d4ab730b283ca6f02f6ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9813
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Bullying: a violência no cotidiano da escolaEsta pesquisa objetiva verificar como o bullying se manifesta no cotidiano escolar e que práticas educativas são explicitadas para combatê-lo. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa de campo, com aplicação de um questionário realizado com os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 11 anos, sua professora e o diretor da escola. Constatou-se que o bullying leva à discriminação, humilhação e exclusão, causando muito sofrimento e problemas emocionais, físicos, mentais, sociais e educacionais. A escola pesquisada desenvolve projeto de combate a esse fenômeno obtendo um ambiente mais harmonioso. Palavras-chave: ensino fundamental; bullying; problemas sócio-educacionais.Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/981310.30681/reps.v7i2.9813Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 316-3292236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9813/6097Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRauber, Clair2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9813Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying: a violência no cotidiano da escola
title Bullying: a violência no cotidiano da escola
spellingShingle Bullying: a violência no cotidiano da escola
Rauber, Clair
title_short Bullying: a violência no cotidiano da escola
title_full Bullying: a violência no cotidiano da escola
title_fullStr Bullying: a violência no cotidiano da escola
title_full_unstemmed Bullying: a violência no cotidiano da escola
title_sort Bullying: a violência no cotidiano da escola
author Rauber, Clair
author_facet Rauber, Clair
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauber, Clair
description Esta pesquisa objetiva verificar como o bullying se manifesta no cotidiano escolar e que práticas educativas são explicitadas para combatê-lo. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa de campo, com aplicação de um questionário realizado com os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 11 anos, sua professora e o diretor da escola. Constatou-se que o bullying leva à discriminação, humilhação e exclusão, causando muito sofrimento e problemas emocionais, físicos, mentais, sociais e educacionais. A escola pesquisada desenvolve projeto de combate a esse fenômeno obtendo um ambiente mais harmonioso. Palavras-chave: ensino fundamental; bullying; problemas sócio-educacionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9813
10.30681/reps.v7i2.9813
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9813
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i2.9813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9813/6097
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 316-329
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925714669568