Bullying: a violência no cotidiano da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9813 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva verificar como o bullying se manifesta no cotidiano escolar e que práticas educativas são explicitadas para combatê-lo. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa de campo, com aplicação de um questionário realizado com os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 11 anos, sua professora e o diretor da escola. Constatou-se que o bullying leva à discriminação, humilhação e exclusão, causando muito sofrimento e problemas emocionais, físicos, mentais, sociais e educacionais. A escola pesquisada desenvolve projeto de combate a esse fenômeno obtendo um ambiente mais harmonioso. Palavras-chave: ensino fundamental; bullying; problemas sócio-educacionais. |
id |
UNEMAT-1_22c2c7af3e3d4ab730b283ca6f02f6ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9813 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Bullying: a violência no cotidiano da escolaEsta pesquisa objetiva verificar como o bullying se manifesta no cotidiano escolar e que práticas educativas são explicitadas para combatê-lo. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa de campo, com aplicação de um questionário realizado com os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 11 anos, sua professora e o diretor da escola. Constatou-se que o bullying leva à discriminação, humilhação e exclusão, causando muito sofrimento e problemas emocionais, físicos, mentais, sociais e educacionais. A escola pesquisada desenvolve projeto de combate a esse fenômeno obtendo um ambiente mais harmonioso. Palavras-chave: ensino fundamental; bullying; problemas sócio-educacionais.Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/981310.30681/reps.v7i2.9813Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 316-3292236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9813/6097Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRauber, Clair2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9813Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying: a violência no cotidiano da escola |
title |
Bullying: a violência no cotidiano da escola |
spellingShingle |
Bullying: a violência no cotidiano da escola Rauber, Clair |
title_short |
Bullying: a violência no cotidiano da escola |
title_full |
Bullying: a violência no cotidiano da escola |
title_fullStr |
Bullying: a violência no cotidiano da escola |
title_full_unstemmed |
Bullying: a violência no cotidiano da escola |
title_sort |
Bullying: a violência no cotidiano da escola |
author |
Rauber, Clair |
author_facet |
Rauber, Clair |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rauber, Clair |
description |
Esta pesquisa objetiva verificar como o bullying se manifesta no cotidiano escolar e que práticas educativas são explicitadas para combatê-lo. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa de campo, com aplicação de um questionário realizado com os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 11 anos, sua professora e o diretor da escola. Constatou-se que o bullying leva à discriminação, humilhação e exclusão, causando muito sofrimento e problemas emocionais, físicos, mentais, sociais e educacionais. A escola pesquisada desenvolve projeto de combate a esse fenômeno obtendo um ambiente mais harmonioso. Palavras-chave: ensino fundamental; bullying; problemas sócio-educacionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9813 10.30681/reps.v7i2.9813 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9813 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i2.9813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9813/6097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 316-329 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925714669568 |