Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: metodologias vivenciadas em anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zucchi, Marluci Paludo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Leandra Inês Seganfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9104
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar as metodologias vivenciadas durante o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de educação básica no município de Sinop-MT, com crianças do 1°, 2° e 3° anos e a professora de Língua Inglesa. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa foram utilizadas como instrumento para coleta de dados, entrevistas com questionário semi-estruturado gravadas em câmera digital e diário de campo durante a observação participante. O apoio teórico é constituído de materiais voltados para o ensino de Língua Inglesa, metodologias usadas para seu ensino. Foi possível perceber a interação que há entre os métodos de ensino de LI usados dentro de sala de aula pela professora. Diagnosticou-se, também, falta de motivação por parte da professora, aparente no decorrer das atividades; embora as atividades sejam satisfatórias e os métodos desenvolvidos com êxito, as dificuldades existem e estão presentes no ensino. A pesquisa apresenta as práticas que a professora utiliza em sala e suas concepções quanto a formação do profissional que atua no ensino de Língua Inglesa em anos iniciais do ensino fundamental e as concepções dos alunos acerca da disciplina.Palavras-chave: Língua Inglesa; anos iniciais do ensino fundamental; metodologias de ensino.
id UNEMAT-1_234c8601a90c168458ef67c744e69b38
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9104
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: metodologias vivenciadas em anos iniciais do ensino fundamentalEste trabalho tem por finalidade apresentar as metodologias vivenciadas durante o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de educação básica no município de Sinop-MT, com crianças do 1°, 2° e 3° anos e a professora de Língua Inglesa. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa foram utilizadas como instrumento para coleta de dados, entrevistas com questionário semi-estruturado gravadas em câmera digital e diário de campo durante a observação participante. O apoio teórico é constituído de materiais voltados para o ensino de Língua Inglesa, metodologias usadas para seu ensino. Foi possível perceber a interação que há entre os métodos de ensino de LI usados dentro de sala de aula pela professora. Diagnosticou-se, também, falta de motivação por parte da professora, aparente no decorrer das atividades; embora as atividades sejam satisfatórias e os métodos desenvolvidos com êxito, as dificuldades existem e estão presentes no ensino. A pesquisa apresenta as práticas que a professora utiliza em sala e suas concepções quanto a formação do profissional que atua no ensino de Língua Inglesa em anos iniciais do ensino fundamental e as concepções dos alunos acerca da disciplina.Palavras-chave: Língua Inglesa; anos iniciais do ensino fundamental; metodologias de ensino.Unemat Editora2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/910410.30681/reps.v2i2.9104Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 171–1802236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9104/4959Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZucchi, Marluci PaludoSantos, Leandra Inês Seganfredo2022-12-27T20:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9104Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:36:51Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: metodologias vivenciadas em anos iniciais do ensino fundamental
title Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: metodologias vivenciadas em anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: metodologias vivenciadas em anos iniciais do ensino fundamental
Zucchi, Marluci Paludo
title_short Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: metodologias vivenciadas em anos iniciais do ensino fundamental
title_full Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: metodologias vivenciadas em anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: metodologias vivenciadas em anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: metodologias vivenciadas em anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: metodologias vivenciadas em anos iniciais do ensino fundamental
author Zucchi, Marluci Paludo
author_facet Zucchi, Marluci Paludo
Santos, Leandra Inês Seganfredo
author_role author
author2 Santos, Leandra Inês Seganfredo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zucchi, Marluci Paludo
Santos, Leandra Inês Seganfredo
description Este trabalho tem por finalidade apresentar as metodologias vivenciadas durante o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de educação básica no município de Sinop-MT, com crianças do 1°, 2° e 3° anos e a professora de Língua Inglesa. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa foram utilizadas como instrumento para coleta de dados, entrevistas com questionário semi-estruturado gravadas em câmera digital e diário de campo durante a observação participante. O apoio teórico é constituído de materiais voltados para o ensino de Língua Inglesa, metodologias usadas para seu ensino. Foi possível perceber a interação que há entre os métodos de ensino de LI usados dentro de sala de aula pela professora. Diagnosticou-se, também, falta de motivação por parte da professora, aparente no decorrer das atividades; embora as atividades sejam satisfatórias e os métodos desenvolvidos com êxito, as dificuldades existem e estão presentes no ensino. A pesquisa apresenta as práticas que a professora utiliza em sala e suas concepções quanto a formação do profissional que atua no ensino de Língua Inglesa em anos iniciais do ensino fundamental e as concepções dos alunos acerca da disciplina.Palavras-chave: Língua Inglesa; anos iniciais do ensino fundamental; metodologias de ensino.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9104
10.30681/reps.v2i2.9104
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9104
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i2.9104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9104/4959
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 171–180
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922855202816