Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leandra Ines Seganfredo [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103520
Resumo: Ao atentar para a expansão da oferta de Língua Estrangeira (neste caso, a Língua Inglesa) para crianças – como ferramenta de inclusão que lhes possibilita ampliar conhecimentos e ter igualdade de oportunidades para interagir na sociedade contemporânea –, este trabalho objetiva descrever e discutir conhecimentos necessários à formação docente para atuar com LI em anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas. É um estudo qualitativo de cunho etnográfico, realizado com cinco docentes de LI que lecionam em anos iniciais e são integrantes do Projeto NEPALI (Núcleo de Estudos de Professores de Artes e Língua Inglesa) da rede municipal de ensino de um município mato-grossense. Para desenvolver a investigação, utilizaram-se diferentes instrumentos: questionários, entrevistas, observação participante, logs, análise de documentos, anotações de campo e sessões reflexivas gravadas em vídeo. Tenciona-se descrever como se caracteriza a prática pedagógica do docente de LI em anos iniciais do EF (primeiro e quinto anos), no contexto pesquisado, e como ocorre a interação dos aspectos sócio-contextuais no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se, também, saber como docentes com diferentes formações lidam com questões linguísticas, teórico-metodológicas e socioculturais presentes neste processo e o tipo de formação requerida. Para tanto, o arcabouço teórico é constituído por pressupostos voltados à importância da linguagem como ferramenta de uso significativo e à aprendizagem construída no social, em uma perspectiva sociointeracionista (VYGOTSKY, 1991, 1993, 2001), bem como por estudos que discutem as especificidades da criança como aprendiz de línguas, quanto à idade, contexto, estratégias, habilidades, organização da sala e atividades ofertadas. Pressupõe, ainda, o entendimento de uma formação que possibilite uma prática...
id UNSP_278febd5f414aa26023546b6ed0e3aeb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103520
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docenteEnglish languageFirst years of elementary schoolTeaching staff educationLíngua estudo - Estudo e ensinoLingüística aplicadaProfessores de ingles - FormaçãoEnsino fundamentalAo atentar para a expansão da oferta de Língua Estrangeira (neste caso, a Língua Inglesa) para crianças – como ferramenta de inclusão que lhes possibilita ampliar conhecimentos e ter igualdade de oportunidades para interagir na sociedade contemporânea –, este trabalho objetiva descrever e discutir conhecimentos necessários à formação docente para atuar com LI em anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas. É um estudo qualitativo de cunho etnográfico, realizado com cinco docentes de LI que lecionam em anos iniciais e são integrantes do Projeto NEPALI (Núcleo de Estudos de Professores de Artes e Língua Inglesa) da rede municipal de ensino de um município mato-grossense. Para desenvolver a investigação, utilizaram-se diferentes instrumentos: questionários, entrevistas, observação participante, logs, análise de documentos, anotações de campo e sessões reflexivas gravadas em vídeo. Tenciona-se descrever como se caracteriza a prática pedagógica do docente de LI em anos iniciais do EF (primeiro e quinto anos), no contexto pesquisado, e como ocorre a interação dos aspectos sócio-contextuais no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se, também, saber como docentes com diferentes formações lidam com questões linguísticas, teórico-metodológicas e socioculturais presentes neste processo e o tipo de formação requerida. Para tanto, o arcabouço teórico é constituído por pressupostos voltados à importância da linguagem como ferramenta de uso significativo e à aprendizagem construída no social, em uma perspectiva sociointeracionista (VYGOTSKY, 1991, 1993, 2001), bem como por estudos que discutem as especificidades da criança como aprendiz de línguas, quanto à idade, contexto, estratégias, habilidades, organização da sala e atividades ofertadas. Pressupõe, ainda, o entendimento de uma formação que possibilite uma prática...While considering the expansion of a foreign language offered to children (in this case, the English Language) – as an inclusion tool which allows them to increase information knowledge and to have equal chances to interact in the contemporary society – this work aims at describing and discussing knowledge required to the teachers’ education to work with the EL (English Language) in the first years of Elementary School in public schools. It is a qualitative study with an ethnographic character (André, 2002), carried out with five EL teachers who teach beginners and are part of NEPALI Project (Arts and English Language Teacher Study Nucleus) of the municipal teaching net in a town in Mato Grosso. In order to develop the investigation, different tools have been used: questionnaires, interviews, participating observation, logs, document analysis, field notes and reflexive sessions recorded in video. We intend to describe how the pedagogical practice of the EL teacher in the first years of elementary school (first and fifth years), in the analyzed context is and how the interaction of socio-contextual aspects in the teaching-learning interaction happen. We also search to know how the teachers with different education deal with linguistic theoretical- methodological and socio-cultural matters present in this process and the kind of required formation. Therefore, the theoretical framework is constituted by presupposed issues pointing at the importance of the language as a significant tool and the learning built in a socio interactive perspective (VYGOTSKY, 1991, 1993, 2001), as well as by studies that discuss children’s specificities as language learners as for age, context, strategies, skills, classroom organization and offered activities. It also implies the understanding of a education that allows a reflexive practice built in a continuum... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benedetti, Ana Mariza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Leandra Ines Seganfredo [UNESP]2014-06-11T19:32:45Z2014-06-11T19:32:45Z2009-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis198 f. : il. + apêdices, anexos em CD-ROMapplication/pdfSANTOS, Leandra Ines Seganfredo. Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente. 2009. 198 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/103520000604059santos_lis_dr_sjrp.pdf33004153069P57562239125579892Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T06:13:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103520Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-10T06:13:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente
title Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente
spellingShingle Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente
Santos, Leandra Ines Seganfredo [UNESP]
English language
First years of elementary school
Teaching staff education
Língua estudo - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Professores de ingles - Formação
Ensino fundamental
title_short Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente
title_full Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente
title_fullStr Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente
title_full_unstemmed Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente
title_sort Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente
author Santos, Leandra Ines Seganfredo [UNESP]
author_facet Santos, Leandra Ines Seganfredo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedetti, Ana Mariza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leandra Ines Seganfredo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv English language
First years of elementary school
Teaching staff education
Língua estudo - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Professores de ingles - Formação
Ensino fundamental
topic English language
First years of elementary school
Teaching staff education
Língua estudo - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Professores de ingles - Formação
Ensino fundamental
description Ao atentar para a expansão da oferta de Língua Estrangeira (neste caso, a Língua Inglesa) para crianças – como ferramenta de inclusão que lhes possibilita ampliar conhecimentos e ter igualdade de oportunidades para interagir na sociedade contemporânea –, este trabalho objetiva descrever e discutir conhecimentos necessários à formação docente para atuar com LI em anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas. É um estudo qualitativo de cunho etnográfico, realizado com cinco docentes de LI que lecionam em anos iniciais e são integrantes do Projeto NEPALI (Núcleo de Estudos de Professores de Artes e Língua Inglesa) da rede municipal de ensino de um município mato-grossense. Para desenvolver a investigação, utilizaram-se diferentes instrumentos: questionários, entrevistas, observação participante, logs, análise de documentos, anotações de campo e sessões reflexivas gravadas em vídeo. Tenciona-se descrever como se caracteriza a prática pedagógica do docente de LI em anos iniciais do EF (primeiro e quinto anos), no contexto pesquisado, e como ocorre a interação dos aspectos sócio-contextuais no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se, também, saber como docentes com diferentes formações lidam com questões linguísticas, teórico-metodológicas e socioculturais presentes neste processo e o tipo de formação requerida. Para tanto, o arcabouço teórico é constituído por pressupostos voltados à importância da linguagem como ferramenta de uso significativo e à aprendizagem construída no social, em uma perspectiva sociointeracionista (VYGOTSKY, 1991, 1993, 2001), bem como por estudos que discutem as especificidades da criança como aprendiz de línguas, quanto à idade, contexto, estratégias, habilidades, organização da sala e atividades ofertadas. Pressupõe, ainda, o entendimento de uma formação que possibilite uma prática...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-16
2014-06-11T19:32:45Z
2014-06-11T19:32:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Leandra Ines Seganfredo. Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente. 2009. 198 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/103520
000604059
santos_lis_dr_sjrp.pdf
33004153069P5
7562239125579892
identifier_str_mv SANTOS, Leandra Ines Seganfredo. Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente. 2009. 198 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.
000604059
santos_lis_dr_sjrp.pdf
33004153069P5
7562239125579892
url http://hdl.handle.net/11449/103520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 f. : il. + apêdices, anexos em CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649673319153664