Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10343 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa de estudo sobre a relação da família no Projeto Político-Pedagógico institucional. O objetivo desse trabalho foi de estudar como o Projeto Político-Pedagógico de uma escola municipal da cidade de Cláudia-Mato Grosso traz a participação da família no processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa, foram utilizados na coleta de dados a análise documental e entrevistas via on-line. Para embasar a pesquisa foram utilizados teóricos como Maria Auxiliadora Dessen e Ana Costa da Polonia, Joyce Epstein, Jean Piaget. Ao final, foi possível constatar uma participação considerável da família na escola e sua importância na relação família-escola no processo educacional das crianças. Palavras-chave: família; escola; projeto pedagógico; aprendizagem. |
id |
UNEMAT-1_24864ece00f9d8ab159bb6c718bc8575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10343 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolarEste trabalho é resultado de uma pesquisa de estudo sobre a relação da família no Projeto Político-Pedagógico institucional. O objetivo desse trabalho foi de estudar como o Projeto Político-Pedagógico de uma escola municipal da cidade de Cláudia-Mato Grosso traz a participação da família no processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa, foram utilizados na coleta de dados a análise documental e entrevistas via on-line. Para embasar a pesquisa foram utilizados teóricos como Maria Auxiliadora Dessen e Ana Costa da Polonia, Joyce Epstein, Jean Piaget. Ao final, foi possível constatar uma participação considerável da família na escola e sua importância na relação família-escola no processo educacional das crianças. Palavras-chave: família; escola; projeto pedagógico; aprendizagem.Unemat Editora2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1034310.30681/reps.v12i1.10343Eventos Pedagógicos; v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação; 62-722236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10343/7070Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Daiane Andrade2022-12-27T20:05:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10343Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:05:45Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar |
title |
Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar |
spellingShingle |
Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar Melo, Daiane Andrade |
title_short |
Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar |
title_full |
Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar |
title_fullStr |
Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar |
title_sort |
Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar |
author |
Melo, Daiane Andrade |
author_facet |
Melo, Daiane Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Daiane Andrade |
description |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de estudo sobre a relação da família no Projeto Político-Pedagógico institucional. O objetivo desse trabalho foi de estudar como o Projeto Político-Pedagógico de uma escola municipal da cidade de Cláudia-Mato Grosso traz a participação da família no processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa, foram utilizados na coleta de dados a análise documental e entrevistas via on-line. Para embasar a pesquisa foram utilizados teóricos como Maria Auxiliadora Dessen e Ana Costa da Polonia, Joyce Epstein, Jean Piaget. Ao final, foi possível constatar uma participação considerável da família na escola e sua importância na relação família-escola no processo educacional das crianças. Palavras-chave: família; escola; projeto pedagógico; aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10343 10.30681/reps.v12i1.10343 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10343 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v12i1.10343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10343/7070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação; 62-72 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927410216960 |