Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Daiane Andrade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10343
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de estudo sobre a relação da família no Projeto Político-Pedagógico institucional. O objetivo desse trabalho foi de estudar como o Projeto Político-Pedagógico de uma escola municipal da cidade de Cláudia-Mato Grosso traz a participação da família no processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa, foram utilizados na coleta de dados a análise documental e entrevistas via on-line. Para embasar a pesquisa foram utilizados teóricos como Maria Auxiliadora Dessen e Ana Costa da Polonia, Joyce Epstein, Jean Piaget. Ao final, foi possível constatar uma participação considerável da família na escola e sua importância na relação família-escola no processo educacional das crianças. Palavras-chave: família; escola; projeto pedagógico; aprendizagem.
id UNEMAT-1_24864ece00f9d8ab159bb6c718bc8575
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10343
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolarEste trabalho é resultado de uma pesquisa de estudo sobre a relação da família no Projeto Político-Pedagógico institucional. O objetivo desse trabalho foi de estudar como o Projeto Político-Pedagógico de uma escola municipal da cidade de Cláudia-Mato Grosso traz a participação da família no processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa, foram utilizados na coleta de dados a análise documental e entrevistas via on-line. Para embasar a pesquisa foram utilizados teóricos como Maria Auxiliadora Dessen e Ana Costa da Polonia, Joyce Epstein, Jean Piaget. Ao final, foi possível constatar uma participação considerável da família na escola e sua importância na relação família-escola no processo educacional das crianças. Palavras-chave: família; escola; projeto pedagógico; aprendizagem.Unemat Editora2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1034310.30681/reps.v12i1.10343Eventos Pedagógicos; v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação; 62-722236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10343/7070Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Daiane Andrade2022-12-27T20:05:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10343Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:05:45Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar
title Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar
spellingShingle Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar
Melo, Daiane Andrade
title_short Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar
title_full Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar
title_fullStr Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar
title_full_unstemmed Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar
title_sort Uma análise documental: a relação das famílias no projeto político-pedagógico no contexto escolar
author Melo, Daiane Andrade
author_facet Melo, Daiane Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Daiane Andrade
description Este trabalho é resultado de uma pesquisa de estudo sobre a relação da família no Projeto Político-Pedagógico institucional. O objetivo desse trabalho foi de estudar como o Projeto Político-Pedagógico de uma escola municipal da cidade de Cláudia-Mato Grosso traz a participação da família no processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa, foram utilizados na coleta de dados a análise documental e entrevistas via on-line. Para embasar a pesquisa foram utilizados teóricos como Maria Auxiliadora Dessen e Ana Costa da Polonia, Joyce Epstein, Jean Piaget. Ao final, foi possível constatar uma participação considerável da família na escola e sua importância na relação família-escola no processo educacional das crianças. Palavras-chave: família; escola; projeto pedagógico; aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10343
10.30681/reps.v12i1.10343
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10343
identifier_str_mv 10.30681/reps.v12i1.10343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10343/7070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação; 62-72
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927410216960