As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9946 |
Resumo: | Este trabalho analisou as relações entre teoria e prática no Subprojeto do Programa Institucional deBolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia e suas contribuições para formação docente. Realizou-se a pesquisa no âmbito qualitativo com observação livre e entrevista semiestruturada usando como campo de pesquisa a Escola de Educação Básica Jurandir Liberino de Mesquita, Sinop – Mato Grosso. A fundamentação teórica baseou-se em Antônio Nóvoa, Demerval Saviani e Paulo Freire.Os resultados foram às concretizações das relações de teoria e prática dentro do Subprojeto potencializando assim a formação docente dos acadêmicos do curso de Pedagogia. Palavras-chave: educação; formação docente; teoria e prática; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). |
id |
UNEMAT-1_29f8137684ea66e24ea8df157e7bc331 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9946 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de PedagogiaEste trabalho analisou as relações entre teoria e prática no Subprojeto do Programa Institucional deBolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia e suas contribuições para formação docente. Realizou-se a pesquisa no âmbito qualitativo com observação livre e entrevista semiestruturada usando como campo de pesquisa a Escola de Educação Básica Jurandir Liberino de Mesquita, Sinop – Mato Grosso. A fundamentação teórica baseou-se em Antônio Nóvoa, Demerval Saviani e Paulo Freire.Os resultados foram às concretizações das relações de teoria e prática dentro do Subprojeto potencializando assim a formação docente dos acadêmicos do curso de Pedagogia. Palavras-chave: educação; formação docente; teoria e prática; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).Unemat Editora2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/994610.30681/reps.v8i1.9946Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 70-832236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9946/6349Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Caroline Perin2022-12-27T20:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9946Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:18:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia |
title |
As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia |
spellingShingle |
As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia Costa, Caroline Perin |
title_short |
As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia |
title_full |
As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia |
title_fullStr |
As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia |
title_sort |
As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia |
author |
Costa, Caroline Perin |
author_facet |
Costa, Caroline Perin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Caroline Perin |
description |
Este trabalho analisou as relações entre teoria e prática no Subprojeto do Programa Institucional deBolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia e suas contribuições para formação docente. Realizou-se a pesquisa no âmbito qualitativo com observação livre e entrevista semiestruturada usando como campo de pesquisa a Escola de Educação Básica Jurandir Liberino de Mesquita, Sinop – Mato Grosso. A fundamentação teórica baseou-se em Antônio Nóvoa, Demerval Saviani e Paulo Freire.Os resultados foram às concretizações das relações de teoria e prática dentro do Subprojeto potencializando assim a formação docente dos acadêmicos do curso de Pedagogia. Palavras-chave: educação; formação docente; teoria e prática; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9946 10.30681/reps.v8i1.9946 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9946 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v8i1.9946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9946/6349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 70-83 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926182334464 |