A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Lucas Venício
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17375
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.05
Resumo: This study is an analysis of documentary stamp as it investigates, through sampling, ten subprojects chemistry of the first edition (2007) Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência - Pibid. This analysis aimed to determine the main concepts related to teacher training (technical rationality and practical rationality) that emerge from such documents. In this perspective, initially, it was necessary to carry out a detailed study on the scope and philosophy of the program in the wake Pibid national. Then it became expedient for achieving a deeper investigative reporting on the technical and practical rationalism, the bias of teacher training, since these two types of matrices epistemological rationales are adopted to carry out the following survey. From conceptions assimilated the light of the two kinds of rationalities study, an analysis was made of two subprojects chemistry Capes scholarship program in each region of Brazil, totaling ten documents. This analysis included the approaches advocated in the first edition of subprojects chemistry Pibid. It was also possible to correlate either explicitly sometimes implicitly, the philosophy adopted by the subprojects with the two types of rationales studied in this thesis. One of the most important contributions of this study is to help outline what assumptions related to teacher training in chemistry, the Federal Institutions of Higher Education of Brazil adopted to form their future educators. Thus, we can commensurate to the importance that the program has Pibid, in current time, for the training system of teachers in our country.
id UFU_e674ca4052af8faa70d81326aff605ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17375
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docênciaPibidSubprojetoQuímicaFormação docenteProfessores de química - FormaçãoSubprojectChemistryTeacher trainingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAThis study is an analysis of documentary stamp as it investigates, through sampling, ten subprojects chemistry of the first edition (2007) Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência - Pibid. This analysis aimed to determine the main concepts related to teacher training (technical rationality and practical rationality) that emerge from such documents. In this perspective, initially, it was necessary to carry out a detailed study on the scope and philosophy of the program in the wake Pibid national. Then it became expedient for achieving a deeper investigative reporting on the technical and practical rationalism, the bias of teacher training, since these two types of matrices epistemological rationales are adopted to carry out the following survey. From conceptions assimilated the light of the two kinds of rationalities study, an analysis was made of two subprojects chemistry Capes scholarship program in each region of Brazil, totaling ten documents. This analysis included the approaches advocated in the first edition of subprojects chemistry Pibid. It was also possible to correlate either explicitly sometimes implicitly, the philosophy adopted by the subprojects with the two types of rationales studied in this thesis. One of the most important contributions of this study is to help outline what assumptions related to teacher training in chemistry, the Federal Institutions of Higher Education of Brazil adopted to form their future educators. Thus, we can commensurate to the importance that the program has Pibid, in current time, for the training system of teachers in our country.Mestre em QuímicaO presente trabalho é uma análise de cunho documental em que se averigua, por meio de amostragem, dez subprojetos química da primeira edição (2007) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid. Tal análise objetivou determinar as principais concepções relacionadas à formação docente (racionalidade técnica e racionalidade prática) que emergem a partir de tais documentos. Nessa perspectiva, inicialmente, foi necessário a realização de um estudo sobre a envergadura e filosofia do programa Pibid no bojo nacional. Em seguida, tornou-se oportuno um aprofundamento investigativo sobre o racionalismo técnico e prático, no viés da formação de educadores, uma vez que estes dois tipos de racionalidades são as matrizes epistemológicas adotadas para a realização desta pesquisa. A partir das concepções assimiladas a luz dos dois tipos de racionalidades estudadas, foi feita uma análise de dois subprojetos química do programa de bolsas da Capes de cada região do Brasil, totalizando dez documentos. Nessa análise constam as abordagens mais defendidas na primeira edição dos subprojetos química do Pibid. Foi possível também, correlacionar ora de maneira explícita ora de maneira implícita, a filosofia adotada pelos subprojetos com os dois tipos de racionalidades estudadas nessa dissertação. Uma das contribuições mais importantes desse estudo é ajudar a traçar quais os pressupostos, relacionados à formação de professores de química, que as Instituições de Ensino Superior do Brasil adotam para formar seus futuros educadores. Dessa maneira, conseguiremos comensurar a importância que o programa Pibid tem, na corrente época, para o sistema de formação de professores e professoras de nosso país.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em QuímicaCiências Exatas e da TerraUFUCanobre, Sheila Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775037T8Mello, Irene Cristina dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728468A1Longhini, Iara Maria Morahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627D9Garcia, Lucas Venício2016-06-22T18:48:32Z2013-04-232016-06-22T18:48:32Z2013-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfGARCIA, Lucas Venício. A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.05https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17375https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.05porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-10T17:46:43Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/17375Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-10T17:46:43Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência
title A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência
spellingShingle A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência
Garcia, Lucas Venício
Pibid
Subprojeto
Química
Formação docente
Professores de química - Formação
Subproject
Chemistry
Teacher training
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência
title_full A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência
title_fullStr A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência
title_full_unstemmed A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência
title_sort A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência
author Garcia, Lucas Venício
author_facet Garcia, Lucas Venício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canobre, Sheila Cristina
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775037T8
Mello, Irene Cristina de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728468A1
Longhini, Iara Maria Mora
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627D9
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Lucas Venício
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid
Subprojeto
Química
Formação docente
Professores de química - Formação
Subproject
Chemistry
Teacher training
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Pibid
Subprojeto
Química
Formação docente
Professores de química - Formação
Subproject
Chemistry
Teacher training
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description This study is an analysis of documentary stamp as it investigates, through sampling, ten subprojects chemistry of the first edition (2007) Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência - Pibid. This analysis aimed to determine the main concepts related to teacher training (technical rationality and practical rationality) that emerge from such documents. In this perspective, initially, it was necessary to carry out a detailed study on the scope and philosophy of the program in the wake Pibid national. Then it became expedient for achieving a deeper investigative reporting on the technical and practical rationalism, the bias of teacher training, since these two types of matrices epistemological rationales are adopted to carry out the following survey. From conceptions assimilated the light of the two kinds of rationalities study, an analysis was made of two subprojects chemistry Capes scholarship program in each region of Brazil, totaling ten documents. This analysis included the approaches advocated in the first edition of subprojects chemistry Pibid. It was also possible to correlate either explicitly sometimes implicitly, the philosophy adopted by the subprojects with the two types of rationales studied in this thesis. One of the most important contributions of this study is to help outline what assumptions related to teacher training in chemistry, the Federal Institutions of Higher Education of Brazil adopted to form their future educators. Thus, we can commensurate to the importance that the program has Pibid, in current time, for the training system of teachers in our country.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-23
2013-01-18
2016-06-22T18:48:32Z
2016-06-22T18:48:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Lucas Venício. A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.05
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17375
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.05
identifier_str_mv GARCIA, Lucas Venício. A formação docente nos subprojetos química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.05
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17375
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Química
Ciências Exatas e da Terra
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Química
Ciências Exatas e da Terra
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569702750060544