A importância do brincar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Angela Cristina Pereira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10186
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre o brincar na educação infantil em uma escola privada no município de Sinop, Mato Grosso. O objetivo foi mostrar a importância dessa prática para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor da criança, com idade entre 4 e 5 anos. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e qualitativa, mediante observações no espaço escolar. Lev Semyonovich Vigotsky, Tizuko Morchida Kishimoto e outros embasam a pesquisa. Após a análise dos dados obtidos, evidenciou-se a importância da introdução de brincadeiras, por meio de jogos pedagógicos, na contribuição para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo das crianças. Palavras-chave: educação infantil; prática pedagógica; brincar; aprendizagem; crianças; abordagem qualitativa.
id UNEMAT-1_2e3d9b7b3d2c2c17ae9664b62d12b534
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10186
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A importância do brincar na educação infantilEste artigo apresenta um estudo sobre o brincar na educação infantil em uma escola privada no município de Sinop, Mato Grosso. O objetivo foi mostrar a importância dessa prática para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor da criança, com idade entre 4 e 5 anos. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e qualitativa, mediante observações no espaço escolar. Lev Semyonovich Vigotsky, Tizuko Morchida Kishimoto e outros embasam a pesquisa. Após a análise dos dados obtidos, evidenciou-se a importância da introdução de brincadeiras, por meio de jogos pedagógicos, na contribuição para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo das crianças. Palavras-chave: educação infantil; prática pedagógica; brincar; aprendizagem; crianças; abordagem qualitativa.Unemat Editora2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1018610.30681/reps.v10i1.10186Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 59-692236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10186/6703Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Angela Cristina Pereira da2022-12-27T20:11:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10186Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:11:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do brincar na educação infantil
title A importância do brincar na educação infantil
spellingShingle A importância do brincar na educação infantil
Silva, Angela Cristina Pereira da
title_short A importância do brincar na educação infantil
title_full A importância do brincar na educação infantil
title_fullStr A importância do brincar na educação infantil
title_full_unstemmed A importância do brincar na educação infantil
title_sort A importância do brincar na educação infantil
author Silva, Angela Cristina Pereira da
author_facet Silva, Angela Cristina Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Angela Cristina Pereira da
description Este artigo apresenta um estudo sobre o brincar na educação infantil em uma escola privada no município de Sinop, Mato Grosso. O objetivo foi mostrar a importância dessa prática para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor da criança, com idade entre 4 e 5 anos. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e qualitativa, mediante observações no espaço escolar. Lev Semyonovich Vigotsky, Tizuko Morchida Kishimoto e outros embasam a pesquisa. Após a análise dos dados obtidos, evidenciou-se a importância da introdução de brincadeiras, por meio de jogos pedagógicos, na contribuição para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo das crianças. Palavras-chave: educação infantil; prática pedagógica; brincar; aprendizagem; crianças; abordagem qualitativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10186
10.30681/reps.v10i1.10186
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10186
identifier_str_mv 10.30681/reps.v10i1.10186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10186/6703
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 59-69
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927023292416