Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gabriela Nery
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Braga, Maria Nilsa Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9306
Resumo: Este artigo é a consolidação de uma pesquisa sobre o uso da investigação matemática como metodologia de ensino para a construção e desenvolvimento do pensamento algébrico, e em particular, para a compreensão de incógnitas e equações em uma 6ª série de um colégio particular da cidade de Jequié-Ba Nessa pesquisa procuramos compreender de que forma o uso da Investigação Matemática como metodologia de ensino pode contribuir para a construção e desenvolvimento do pensamento algébrico das incógnitas. Enquanto abordagem metodológica, optamos pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com traços da pesquisa-ação. Para coleta dos dados utilizamos registros escritos produzidos por 10 alunos da turma em estudo e as anotações realizadas pela pesquisadora no decorrer da pesquisa. Esta visou identificar a formação de conceito algébrico nas situações propostas, principalmente nas que envolvem padrões e regularidades; analisar o nível de complexidade e imprevisibilidade nos processos de resolução, buscando identificar a ocorrência de formação de conceitos algébricos; e analisar o papel da investigação na construção do conhecimento matemático. O estudo realizado apresenta indicativos de que o uso de Investigações Matemáticas como metodologia de ensino pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico e para a construção do conceito de incógnitas, além de ser uma boa estratégia de aprendizagem para o aluno e de ensino para o professor.Palavras-chave: matemática; educação matemática; ensino-aprendizagem da matemática; investigação matemática; pensamento algébrico. 
id UNEMAT-1_2ff75e1c0c709a11f35bb41e1d977412
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9306
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitasEste artigo é a consolidação de uma pesquisa sobre o uso da investigação matemática como metodologia de ensino para a construção e desenvolvimento do pensamento algébrico, e em particular, para a compreensão de incógnitas e equações em uma 6ª série de um colégio particular da cidade de Jequié-Ba Nessa pesquisa procuramos compreender de que forma o uso da Investigação Matemática como metodologia de ensino pode contribuir para a construção e desenvolvimento do pensamento algébrico das incógnitas. Enquanto abordagem metodológica, optamos pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com traços da pesquisa-ação. Para coleta dos dados utilizamos registros escritos produzidos por 10 alunos da turma em estudo e as anotações realizadas pela pesquisadora no decorrer da pesquisa. Esta visou identificar a formação de conceito algébrico nas situações propostas, principalmente nas que envolvem padrões e regularidades; analisar o nível de complexidade e imprevisibilidade nos processos de resolução, buscando identificar a ocorrência de formação de conceitos algébricos; e analisar o papel da investigação na construção do conhecimento matemático. O estudo realizado apresenta indicativos de que o uso de Investigações Matemáticas como metodologia de ensino pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico e para a construção do conceito de incógnitas, além de ser uma boa estratégia de aprendizagem para o aluno e de ensino para o professor.Palavras-chave: matemática; educação matemática; ensino-aprendizagem da matemática; investigação matemática; pensamento algébrico. Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/930610.30681/reps.v3i3.9306Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 320-3402236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9306/5260Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Gabriela NeryBraga, Maria Nilsa Silva2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9306Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas
title Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas
spellingShingle Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas
Pereira, Gabriela Nery
title_short Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas
title_full Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas
title_fullStr Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas
title_full_unstemmed Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas
title_sort Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas
author Pereira, Gabriela Nery
author_facet Pereira, Gabriela Nery
Braga, Maria Nilsa Silva
author_role author
author2 Braga, Maria Nilsa Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Gabriela Nery
Braga, Maria Nilsa Silva
description Este artigo é a consolidação de uma pesquisa sobre o uso da investigação matemática como metodologia de ensino para a construção e desenvolvimento do pensamento algébrico, e em particular, para a compreensão de incógnitas e equações em uma 6ª série de um colégio particular da cidade de Jequié-Ba Nessa pesquisa procuramos compreender de que forma o uso da Investigação Matemática como metodologia de ensino pode contribuir para a construção e desenvolvimento do pensamento algébrico das incógnitas. Enquanto abordagem metodológica, optamos pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com traços da pesquisa-ação. Para coleta dos dados utilizamos registros escritos produzidos por 10 alunos da turma em estudo e as anotações realizadas pela pesquisadora no decorrer da pesquisa. Esta visou identificar a formação de conceito algébrico nas situações propostas, principalmente nas que envolvem padrões e regularidades; analisar o nível de complexidade e imprevisibilidade nos processos de resolução, buscando identificar a ocorrência de formação de conceitos algébricos; e analisar o papel da investigação na construção do conhecimento matemático. O estudo realizado apresenta indicativos de que o uso de Investigações Matemáticas como metodologia de ensino pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico e para a construção do conceito de incógnitas, além de ser uma boa estratégia de aprendizagem para o aluno e de ensino para o professor.Palavras-chave: matemática; educação matemática; ensino-aprendizagem da matemática; investigação matemática; pensamento algébrico. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9306
10.30681/reps.v3i3.9306
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9306
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9306/5260
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 320-340
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923726569472