A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bernadete Lourdes de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Adil Antônio Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9520
Resumo: O artigo é resultado da pesquisa sobre a informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa com aplicação de questionários para professores e alunos da Escola Pública. Teve por objetivo compreender em que medida o uso dessa ferramenta contribui para potencializar a aprendizagem dos alunos. Com embasamento nos teóricos: Márcio Ferrari, Maria Tereza de Assunção Freitas, Paulo Freire. Conclui-se que o uso da informática como um instrumental pedagógico está de acordo com a teoria e potencializa o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: educação; informática; inclusão digital; escola; ensino-aprendizagem.
id UNEMAT-1_35c4ace89a33aab7ff9fa63ff7f9d01a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9520
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental O artigo é resultado da pesquisa sobre a informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa com aplicação de questionários para professores e alunos da Escola Pública. Teve por objetivo compreender em que medida o uso dessa ferramenta contribui para potencializar a aprendizagem dos alunos. Com embasamento nos teóricos: Márcio Ferrari, Maria Tereza de Assunção Freitas, Paulo Freire. Conclui-se que o uso da informática como um instrumental pedagógico está de acordo com a teoria e potencializa o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: educação; informática; inclusão digital; escola; ensino-aprendizagem. Unemat Editora2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/952010.30681/reps.v5i2.9520Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 2 (2014): Gestos de Leitura; 54-632236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9520/5545Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Bernadete Lourdes deOliveira, Adil Antônio Alves de2022-12-27T20:30:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9520Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:30:20Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Sousa, Bernadete Lourdes de
title_short A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
author Sousa, Bernadete Lourdes de
author_facet Sousa, Bernadete Lourdes de
Oliveira, Adil Antônio Alves de
author_role author
author2 Oliveira, Adil Antônio Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bernadete Lourdes de
Oliveira, Adil Antônio Alves de
description O artigo é resultado da pesquisa sobre a informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa com aplicação de questionários para professores e alunos da Escola Pública. Teve por objetivo compreender em que medida o uso dessa ferramenta contribui para potencializar a aprendizagem dos alunos. Com embasamento nos teóricos: Márcio Ferrari, Maria Tereza de Assunção Freitas, Paulo Freire. Conclui-se que o uso da informática como um instrumental pedagógico está de acordo com a teoria e potencializa o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: educação; informática; inclusão digital; escola; ensino-aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9520
10.30681/reps.v5i2.9520
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9520
identifier_str_mv 10.30681/reps.v5i2.9520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9520/5545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 2 (2014): Gestos de Leitura; 54-63
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210924641976320