A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9520 |
Resumo: | O artigo é resultado da pesquisa sobre a informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa com aplicação de questionários para professores e alunos da Escola Pública. Teve por objetivo compreender em que medida o uso dessa ferramenta contribui para potencializar a aprendizagem dos alunos. Com embasamento nos teóricos: Márcio Ferrari, Maria Tereza de Assunção Freitas, Paulo Freire. Conclui-se que o uso da informática como um instrumental pedagógico está de acordo com a teoria e potencializa o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: educação; informática; inclusão digital; escola; ensino-aprendizagem. |
id |
UNEMAT-1_35c4ace89a33aab7ff9fa63ff7f9d01a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9520 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental O artigo é resultado da pesquisa sobre a informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa com aplicação de questionários para professores e alunos da Escola Pública. Teve por objetivo compreender em que medida o uso dessa ferramenta contribui para potencializar a aprendizagem dos alunos. Com embasamento nos teóricos: Márcio Ferrari, Maria Tereza de Assunção Freitas, Paulo Freire. Conclui-se que o uso da informática como um instrumental pedagógico está de acordo com a teoria e potencializa o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: educação; informática; inclusão digital; escola; ensino-aprendizagem. Unemat Editora2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/952010.30681/reps.v5i2.9520Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 2 (2014): Gestos de Leitura; 54-632236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9520/5545Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Bernadete Lourdes deOliveira, Adil Antônio Alves de2022-12-27T20:30:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9520Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:30:20Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental Sousa, Bernadete Lourdes de |
title_short |
A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Sousa, Bernadete Lourdes de |
author_facet |
Sousa, Bernadete Lourdes de Oliveira, Adil Antônio Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Adil Antônio Alves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Bernadete Lourdes de Oliveira, Adil Antônio Alves de |
description |
O artigo é resultado da pesquisa sobre a informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa com aplicação de questionários para professores e alunos da Escola Pública. Teve por objetivo compreender em que medida o uso dessa ferramenta contribui para potencializar a aprendizagem dos alunos. Com embasamento nos teóricos: Márcio Ferrari, Maria Tereza de Assunção Freitas, Paulo Freire. Conclui-se que o uso da informática como um instrumental pedagógico está de acordo com a teoria e potencializa o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: educação; informática; inclusão digital; escola; ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9520 10.30681/reps.v5i2.9520 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9520 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v5i2.9520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9520/5545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 2 (2014): Gestos de Leitura; 54-63 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210924641976320 |