O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9155 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o poder da linguagem persuasiva na mídia e propõe fazer uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas. Objetiva averiguar e compreender como a mídia através da linguagem publicitária utilizando-se dos recursos expressivos, estéticos, apelativos e criativos, manipula e convence o leitor na aquisição do produto oferecido/veiculado, no caso específico desta análise, o carro utilitário considerando um item que a maioria das famílias almeja. Com o intuito de compreender o objeto desta análise, na fundamentação teórica, serão abordados dentre outros autores Eni Puccinelli Orlandi na área de Análise do Discurso e Adilson Citelli na Linguagem e Persuasão. A pesquisa utiliza-se de imagens de carros, veiculadas em revistas, descrevendo a forma como a mídia utiliza-se da linguagem verbal e não verbal, as formulações selecionadas por cada marca, a disposição na página e as especificidades dirigidas ao público feminino.Palavras-chave: linguagem; Análise de Discurso; publicidade; propaganda; revistas femininas |
id |
UNEMAT-1_3e07f8a370d7509311e2303dcff78ab0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9155 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininasO presente trabalho aborda o poder da linguagem persuasiva na mídia e propõe fazer uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas. Objetiva averiguar e compreender como a mídia através da linguagem publicitária utilizando-se dos recursos expressivos, estéticos, apelativos e criativos, manipula e convence o leitor na aquisição do produto oferecido/veiculado, no caso específico desta análise, o carro utilitário considerando um item que a maioria das famílias almeja. Com o intuito de compreender o objeto desta análise, na fundamentação teórica, serão abordados dentre outros autores Eni Puccinelli Orlandi na área de Análise do Discurso e Adilson Citelli na Linguagem e Persuasão. A pesquisa utiliza-se de imagens de carros, veiculadas em revistas, descrevendo a forma como a mídia utiliza-se da linguagem verbal e não verbal, as formulações selecionadas por cada marca, a disposição na página e as especificidades dirigidas ao público feminino.Palavras-chave: linguagem; Análise de Discurso; publicidade; propaganda; revistas femininas Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/915510.30681/reps.v3i1.9155Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 314-3232236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9155/5014Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSignor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9155Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oaieventospedagogicos@unemat.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas |
title |
O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas |
spellingShingle |
O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas Signor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi |
title_short |
O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas |
title_full |
O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas |
title_fullStr |
O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas |
title_full_unstemmed |
O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas |
title_sort |
O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas |
author |
Signor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi |
author_facet |
Signor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Signor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi |
description |
O presente trabalho aborda o poder da linguagem persuasiva na mídia e propõe fazer uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas. Objetiva averiguar e compreender como a mídia através da linguagem publicitária utilizando-se dos recursos expressivos, estéticos, apelativos e criativos, manipula e convence o leitor na aquisição do produto oferecido/veiculado, no caso específico desta análise, o carro utilitário considerando um item que a maioria das famílias almeja. Com o intuito de compreender o objeto desta análise, na fundamentação teórica, serão abordados dentre outros autores Eni Puccinelli Orlandi na área de Análise do Discurso e Adilson Citelli na Linguagem e Persuasão. A pesquisa utiliza-se de imagens de carros, veiculadas em revistas, descrevendo a forma como a mídia utiliza-se da linguagem verbal e não verbal, as formulações selecionadas por cada marca, a disposição na página e as especificidades dirigidas ao público feminino.Palavras-chave: linguagem; Análise de Discurso; publicidade; propaganda; revistas femininas |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9155 10.30681/reps.v3i1.9155 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9155 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i1.9155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9155/5014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 314-323 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
eventospedagogicos@unemat.br |
_version_ |
1824500583813349376 |