O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Signor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9155
Resumo: O presente trabalho aborda o poder da linguagem persuasiva na mídia e propõe fazer uma reflexão da  propaganda de carros em revistas femininas. Objetiva  averiguar e compreender como a mídia através da linguagem  publicitária  utilizando-se dos recursos expressivos, estéticos, apelativos e criativos, manipula e convence o leitor na aquisição do produto oferecido/veiculado, no caso específico desta análise, o carro utilitário considerando um item  que a maioria das famílias almeja. Com o intuito de compreender o  objeto desta análise, na fundamentação teórica,  serão abordados dentre outros  autores  Eni  Puccinelli Orlandi na  área de  Análise do Discurso e Adilson Citelli na Linguagem e Persuasão. A pesquisa utiliza-se de imagens de carros, veiculadas em revistas, descrevendo a forma como a mídia  utiliza-se da linguagem verbal e não verbal, as formulações selecionadas por cada marca, a disposição na página e as especificidades dirigidas ao público feminino.Palavras-chave: linguagem; Análise de Discurso; publicidade; propaganda; revistas femininas 
id UNEMAT-1_3e07f8a370d7509311e2303dcff78ab0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9155
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininasO presente trabalho aborda o poder da linguagem persuasiva na mídia e propõe fazer uma reflexão da  propaganda de carros em revistas femininas. Objetiva  averiguar e compreender como a mídia através da linguagem  publicitária  utilizando-se dos recursos expressivos, estéticos, apelativos e criativos, manipula e convence o leitor na aquisição do produto oferecido/veiculado, no caso específico desta análise, o carro utilitário considerando um item  que a maioria das famílias almeja. Com o intuito de compreender o  objeto desta análise, na fundamentação teórica,  serão abordados dentre outros  autores  Eni  Puccinelli Orlandi na  área de  Análise do Discurso e Adilson Citelli na Linguagem e Persuasão. A pesquisa utiliza-se de imagens de carros, veiculadas em revistas, descrevendo a forma como a mídia  utiliza-se da linguagem verbal e não verbal, as formulações selecionadas por cada marca, a disposição na página e as especificidades dirigidas ao público feminino.Palavras-chave: linguagem; Análise de Discurso; publicidade; propaganda; revistas femininas Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/915510.30681/reps.v3i1.9155Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 314-3232236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9155/5014Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSignor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9155Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oaieventospedagogicos@unemat.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas
title O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas
spellingShingle O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas
Signor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi
title_short O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas
title_full O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas
title_fullStr O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas
title_full_unstemmed O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas
title_sort O poder da linguagem persuasiva na mídia: uma reflexão da propaganda de carros em revistas femininas
author Signor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi
author_facet Signor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Signor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi
description O presente trabalho aborda o poder da linguagem persuasiva na mídia e propõe fazer uma reflexão da  propaganda de carros em revistas femininas. Objetiva  averiguar e compreender como a mídia através da linguagem  publicitária  utilizando-se dos recursos expressivos, estéticos, apelativos e criativos, manipula e convence o leitor na aquisição do produto oferecido/veiculado, no caso específico desta análise, o carro utilitário considerando um item  que a maioria das famílias almeja. Com o intuito de compreender o  objeto desta análise, na fundamentação teórica,  serão abordados dentre outros  autores  Eni  Puccinelli Orlandi na  área de  Análise do Discurso e Adilson Citelli na Linguagem e Persuasão. A pesquisa utiliza-se de imagens de carros, veiculadas em revistas, descrevendo a forma como a mídia  utiliza-se da linguagem verbal e não verbal, as formulações selecionadas por cada marca, a disposição na página e as especificidades dirigidas ao público feminino.Palavras-chave: linguagem; Análise de Discurso; publicidade; propaganda; revistas femininas 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9155
10.30681/reps.v3i1.9155
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9155
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i1.9155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9155/5014
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 314-323
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv eventospedagogicos@unemat.br
_version_ 1824500583813349376