Uma perspectiva crítica de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Márcio César
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10214
Resumo: Este artigo apresenta uma perspectiva crítica de ensino de línguas pela aproximação entre ensino crítico e práticas linguísticas. O trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica, cuja metodologia parte da análise dessas práticas por Walter Mignolo, Suresh Canagarajah, e Fernando Zolin Vesz; da contemporaneidade, por Zygmunt Bauman; da linguística trans/indisciplinar de Luis Paulo da Moita Lopes; e da educação crítica, por Michael Apple. Os resultados apontam para um processo de realocação linguística no mundo contemporâneo que urge a ressignificação dos conceitos língua, falante nativo e a relação língua/povo/território. Tal perspectiva, em conclusão, depende dessa ressignificação e da não divisão teoria e prática. Palavras-chave: ensino crítico; práticas lingüísticas; ressignificação.
id UNEMAT-1_3eaf3f8f5dbfa793584772824b2e4694
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10214
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Uma perspectiva crítica de ensinoEste artigo apresenta uma perspectiva crítica de ensino de línguas pela aproximação entre ensino crítico e práticas linguísticas. O trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica, cuja metodologia parte da análise dessas práticas por Walter Mignolo, Suresh Canagarajah, e Fernando Zolin Vesz; da contemporaneidade, por Zygmunt Bauman; da linguística trans/indisciplinar de Luis Paulo da Moita Lopes; e da educação crítica, por Michael Apple. Os resultados apontam para um processo de realocação linguística no mundo contemporâneo que urge a ressignificação dos conceitos língua, falante nativo e a relação língua/povo/território. Tal perspectiva, em conclusão, depende dessa ressignificação e da não divisão teoria e prática. Palavras-chave: ensino crítico; práticas lingüísticas; ressignificação.Unemat Editora2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1021410.30681/reps.v10i2.10214Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 989 -10142236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10214/6828Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Márcio César2022-12-27T20:10:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10214Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:10:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma perspectiva crítica de ensino
title Uma perspectiva crítica de ensino
spellingShingle Uma perspectiva crítica de ensino
Cardoso, Márcio César
title_short Uma perspectiva crítica de ensino
title_full Uma perspectiva crítica de ensino
title_fullStr Uma perspectiva crítica de ensino
title_full_unstemmed Uma perspectiva crítica de ensino
title_sort Uma perspectiva crítica de ensino
author Cardoso, Márcio César
author_facet Cardoso, Márcio César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Márcio César
description Este artigo apresenta uma perspectiva crítica de ensino de línguas pela aproximação entre ensino crítico e práticas linguísticas. O trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica, cuja metodologia parte da análise dessas práticas por Walter Mignolo, Suresh Canagarajah, e Fernando Zolin Vesz; da contemporaneidade, por Zygmunt Bauman; da linguística trans/indisciplinar de Luis Paulo da Moita Lopes; e da educação crítica, por Michael Apple. Os resultados apontam para um processo de realocação linguística no mundo contemporâneo que urge a ressignificação dos conceitos língua, falante nativo e a relação língua/povo/território. Tal perspectiva, em conclusão, depende dessa ressignificação e da não divisão teoria e prática. Palavras-chave: ensino crítico; práticas lingüísticas; ressignificação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10214
10.30681/reps.v10i2.10214
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10214
identifier_str_mv 10.30681/reps.v10i2.10214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10214/6828
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 989 -1014
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927052652544