O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves Filho, Flávio Henrique
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181039
Resumo: Este estudo apresenta a incursão sobre a interface Teatro-Ensino de Ciências (EC), buscando evidenciar e analisar suas potencialidades formativas a partir de um referencial crítico de Educação. Sendo assim, os objetos em análise são o EC no Brasil, suas ligações com a Arte (em específico o Teatro) e a formação humana do indivíduo mediada pela educação escolar. Sendo assim, foi necessário delimitar a partir de que fonte de dados essa interface seria analisada. Deste modo, os dados da pesquisa foram coletados a partir de trabalhos apresentados em eventos acadêmicos das áreas de ensino de Ciências e Biologia, acreditando que tais eventos contém uma gama de contribuições para a área da Educação Científica no que tange a reflexão sobre modelos psicopedagógicos para o EC. A partir da ferramenta metodológica de Bardin (1997), foram obtidas oito categorias que apontam as potencialidades formativas para o Teatro: 1. Apresentação do Conteúdo; 2. Problematização; 3. Contextualização; 4. Função Integrativa; 5. Desenvolvimento da Criatividade; 6. Mobilização de mecanismos cognitivos; 7. Formação Cultural; 8. Estímulo à motivação e interesse. Tais potencialidades foram analisadas através de princípios teóricos da Pedagogia histórico-crítica (PHC) e da Psicologia histórico cultural (PsiHC), além de contribuições teórico-práticas dos teatrólogos Bertold Brecht e Augusto Boal, apontando caminhos sistemáticos e metódicos que favoreçam a apropriação de conteúdos referentes ao Ensino de Ciências e Biologia.
id UNSP_1cd9ca7c54e457430083ac0b282efe43
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181039
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de ciências em cena: perspectivas críticasThe science theaching on scene: critical perspectivesTeatro e ensino de ciênciasPedagogia histórico-críticaPedagogia histórico-crítica e TeatroEnsino de ciências e arteTheater and science teachingHistorical-critical pedagogyHistorical-critical pedagogy and theaterTeaching science and artEste estudo apresenta a incursão sobre a interface Teatro-Ensino de Ciências (EC), buscando evidenciar e analisar suas potencialidades formativas a partir de um referencial crítico de Educação. Sendo assim, os objetos em análise são o EC no Brasil, suas ligações com a Arte (em específico o Teatro) e a formação humana do indivíduo mediada pela educação escolar. Sendo assim, foi necessário delimitar a partir de que fonte de dados essa interface seria analisada. Deste modo, os dados da pesquisa foram coletados a partir de trabalhos apresentados em eventos acadêmicos das áreas de ensino de Ciências e Biologia, acreditando que tais eventos contém uma gama de contribuições para a área da Educação Científica no que tange a reflexão sobre modelos psicopedagógicos para o EC. A partir da ferramenta metodológica de Bardin (1997), foram obtidas oito categorias que apontam as potencialidades formativas para o Teatro: 1. Apresentação do Conteúdo; 2. Problematização; 3. Contextualização; 4. Função Integrativa; 5. Desenvolvimento da Criatividade; 6. Mobilização de mecanismos cognitivos; 7. Formação Cultural; 8. Estímulo à motivação e interesse. Tais potencialidades foram analisadas através de princípios teóricos da Pedagogia histórico-crítica (PHC) e da Psicologia histórico cultural (PsiHC), além de contribuições teórico-práticas dos teatrólogos Bertold Brecht e Augusto Boal, apontando caminhos sistemáticos e metódicos que favoreçam a apropriação de conteúdos referentes ao Ensino de Ciências e Biologia.This study presents the incursion on the Theater-Science Teaching (CE) interface, seeking to evidence and analyze its formative potentialities from a critical reference of Education. Thus, the objects in analysis are the EC in Brazil, its links with Art (in particular the Theater) and the human formation of the individual mediated by school education. Therefore, it was necessary to delimit from which data source this interface would be analyzed. Thus, the research data were collected from papers presented at academic events in the areas of Science and Biology teaching, believing that such events contain a range of contributions to the area of Scientific Education in what concerns the reflection on psychopedagogical models for or EC. From the methodological tool of Bardin (1997), eight categories were obtained that point out the formative potentialities for the Theater: 1. Presentation of the Content; 2. Problematization; 3. Contextualization; 4. Integrative Function; 5. Development of Creativity; 6. Mobilization of cognitive mechanisms; 7. Cultural Training; 8. Stimulating motivation and interest. These potentialities were analyzed through theoretical principles of historical-critical pedagogy (PHC) and historical cultural psychology (PsiHC), as well as theoretical and practical contributions of the theatricians Bertold Brecht and Augusto Boal, pointing out systematic and methodical paths that favor the appropriation of contents concerning the Teaching of Sciences and Biology.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES 1697133Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaves Filho, Flávio Henrique2019-03-15T13:48:35Z2019-03-15T13:48:35Z2019-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18103900091379233004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-31T06:23:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-31T06:23:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas
The science theaching on scene: critical perspectives
title O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas
spellingShingle O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas
Chaves Filho, Flávio Henrique
Teatro e ensino de ciências
Pedagogia histórico-crítica
Pedagogia histórico-crítica e Teatro
Ensino de ciências e arte
Theater and science teaching
Historical-critical pedagogy
Historical-critical pedagogy and theater
Teaching science and art
title_short O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas
title_full O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas
title_fullStr O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas
title_full_unstemmed O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas
title_sort O ensino de ciências em cena: perspectivas críticas
author Chaves Filho, Flávio Henrique
author_facet Chaves Filho, Flávio Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves Filho, Flávio Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro e ensino de ciências
Pedagogia histórico-crítica
Pedagogia histórico-crítica e Teatro
Ensino de ciências e arte
Theater and science teaching
Historical-critical pedagogy
Historical-critical pedagogy and theater
Teaching science and art
topic Teatro e ensino de ciências
Pedagogia histórico-crítica
Pedagogia histórico-crítica e Teatro
Ensino de ciências e arte
Theater and science teaching
Historical-critical pedagogy
Historical-critical pedagogy and theater
Teaching science and art
description Este estudo apresenta a incursão sobre a interface Teatro-Ensino de Ciências (EC), buscando evidenciar e analisar suas potencialidades formativas a partir de um referencial crítico de Educação. Sendo assim, os objetos em análise são o EC no Brasil, suas ligações com a Arte (em específico o Teatro) e a formação humana do indivíduo mediada pela educação escolar. Sendo assim, foi necessário delimitar a partir de que fonte de dados essa interface seria analisada. Deste modo, os dados da pesquisa foram coletados a partir de trabalhos apresentados em eventos acadêmicos das áreas de ensino de Ciências e Biologia, acreditando que tais eventos contém uma gama de contribuições para a área da Educação Científica no que tange a reflexão sobre modelos psicopedagógicos para o EC. A partir da ferramenta metodológica de Bardin (1997), foram obtidas oito categorias que apontam as potencialidades formativas para o Teatro: 1. Apresentação do Conteúdo; 2. Problematização; 3. Contextualização; 4. Função Integrativa; 5. Desenvolvimento da Criatividade; 6. Mobilização de mecanismos cognitivos; 7. Formação Cultural; 8. Estímulo à motivação e interesse. Tais potencialidades foram analisadas através de princípios teóricos da Pedagogia histórico-crítica (PHC) e da Psicologia histórico cultural (PsiHC), além de contribuições teórico-práticas dos teatrólogos Bertold Brecht e Augusto Boal, apontando caminhos sistemáticos e metódicos que favoreçam a apropriação de conteúdos referentes ao Ensino de Ciências e Biologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-15T13:48:35Z
2019-03-15T13:48:35Z
2019-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181039
000913792
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/181039
identifier_str_mv 000913792
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650136598904832