“Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier Neta, Celina Nair
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9790
Resumo: O artigo apresenta a aproximação entre a Educação de Surdos e a Análise de Discurso. Foi desenvolvido a partir de coleta de dados para pesquisa sobre o ensino de Literatura Infantil em escolas que atendem alunos surdos em Porto Alegre e região metropolitana. Este trabalho tem como objetivo analisar o enunciado de docentes de surdos a partir de Michel Pêcheux e Eni Orlandi que ofereceram subsídios para a mobilização da “caixa de conceitos” da Análise do Discurso. Nas entrevistas realizadas com docentes de escolas da rede pública estadual de surdos, surgiu o enunciado: “Surdos têm medo de Livros” que apontou para efeitos de sentido de celebração e de negação dos surdos, tendo em vista que o discurso dos docentes entrevistados deslizam entre a negação da capacidade dos surdos aprenderem a Língua Portuguesa e a celebração da Língua Brasileira de Sinais – Libras e da necessidade de um ensino Bilíngue para os surdos. Palavras-chave: análise do discurso; educação de surdos; discurso docente.
id UNEMAT-1_4461f8c8f0eabfdde18e6170dc090608
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9790
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling “Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docenteO artigo apresenta a aproximação entre a Educação de Surdos e a Análise de Discurso. Foi desenvolvido a partir de coleta de dados para pesquisa sobre o ensino de Literatura Infantil em escolas que atendem alunos surdos em Porto Alegre e região metropolitana. Este trabalho tem como objetivo analisar o enunciado de docentes de surdos a partir de Michel Pêcheux e Eni Orlandi que ofereceram subsídios para a mobilização da “caixa de conceitos” da Análise do Discurso. Nas entrevistas realizadas com docentes de escolas da rede pública estadual de surdos, surgiu o enunciado: “Surdos têm medo de Livros” que apontou para efeitos de sentido de celebração e de negação dos surdos, tendo em vista que o discurso dos docentes entrevistados deslizam entre a negação da capacidade dos surdos aprenderem a Língua Portuguesa e a celebração da Língua Brasileira de Sinais – Libras e da necessidade de um ensino Bilíngue para os surdos. Palavras-chave: análise do discurso; educação de surdos; discurso docente.Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/979010.30681/reps.v7i2.9790Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 723-7432236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9790/6131Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier Neta, Celina Nair2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9790Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv “Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente
title “Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente
spellingShingle “Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente
Xavier Neta, Celina Nair
title_short “Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente
title_full “Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente
title_fullStr “Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente
title_full_unstemmed “Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente
title_sort “Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente
author Xavier Neta, Celina Nair
author_facet Xavier Neta, Celina Nair
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier Neta, Celina Nair
description O artigo apresenta a aproximação entre a Educação de Surdos e a Análise de Discurso. Foi desenvolvido a partir de coleta de dados para pesquisa sobre o ensino de Literatura Infantil em escolas que atendem alunos surdos em Porto Alegre e região metropolitana. Este trabalho tem como objetivo analisar o enunciado de docentes de surdos a partir de Michel Pêcheux e Eni Orlandi que ofereceram subsídios para a mobilização da “caixa de conceitos” da Análise do Discurso. Nas entrevistas realizadas com docentes de escolas da rede pública estadual de surdos, surgiu o enunciado: “Surdos têm medo de Livros” que apontou para efeitos de sentido de celebração e de negação dos surdos, tendo em vista que o discurso dos docentes entrevistados deslizam entre a negação da capacidade dos surdos aprenderem a Língua Portuguesa e a celebração da Língua Brasileira de Sinais – Libras e da necessidade de um ensino Bilíngue para os surdos. Palavras-chave: análise do discurso; educação de surdos; discurso docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9790
10.30681/reps.v7i2.9790
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9790
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i2.9790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9790/6131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 723-743
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925690552320