“Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9790 |
Resumo: | O artigo apresenta a aproximação entre a Educação de Surdos e a Análise de Discurso. Foi desenvolvido a partir de coleta de dados para pesquisa sobre o ensino de Literatura Infantil em escolas que atendem alunos surdos em Porto Alegre e região metropolitana. Este trabalho tem como objetivo analisar o enunciado de docentes de surdos a partir de Michel Pêcheux e Eni Orlandi que ofereceram subsídios para a mobilização da “caixa de conceitos” da Análise do Discurso. Nas entrevistas realizadas com docentes de escolas da rede pública estadual de surdos, surgiu o enunciado: “Surdos têm medo de Livros” que apontou para efeitos de sentido de celebração e de negação dos surdos, tendo em vista que o discurso dos docentes entrevistados deslizam entre a negação da capacidade dos surdos aprenderem a Língua Portuguesa e a celebração da Língua Brasileira de Sinais – Libras e da necessidade de um ensino Bilíngue para os surdos. Palavras-chave: análise do discurso; educação de surdos; discurso docente. |
id |
UNEMAT-1_4461f8c8f0eabfdde18e6170dc090608 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9790 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
“Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docenteO artigo apresenta a aproximação entre a Educação de Surdos e a Análise de Discurso. Foi desenvolvido a partir de coleta de dados para pesquisa sobre o ensino de Literatura Infantil em escolas que atendem alunos surdos em Porto Alegre e região metropolitana. Este trabalho tem como objetivo analisar o enunciado de docentes de surdos a partir de Michel Pêcheux e Eni Orlandi que ofereceram subsídios para a mobilização da “caixa de conceitos” da Análise do Discurso. Nas entrevistas realizadas com docentes de escolas da rede pública estadual de surdos, surgiu o enunciado: “Surdos têm medo de Livros” que apontou para efeitos de sentido de celebração e de negação dos surdos, tendo em vista que o discurso dos docentes entrevistados deslizam entre a negação da capacidade dos surdos aprenderem a Língua Portuguesa e a celebração da Língua Brasileira de Sinais – Libras e da necessidade de um ensino Bilíngue para os surdos. Palavras-chave: análise do discurso; educação de surdos; discurso docente.Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/979010.30681/reps.v7i2.9790Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 723-7432236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9790/6131Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier Neta, Celina Nair2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9790Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente |
title |
“Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente |
spellingShingle |
“Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente Xavier Neta, Celina Nair |
title_short |
“Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente |
title_full |
“Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente |
title_fullStr |
“Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente |
title_full_unstemmed |
“Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente |
title_sort |
“Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente |
author |
Xavier Neta, Celina Nair |
author_facet |
Xavier Neta, Celina Nair |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier Neta, Celina Nair |
description |
O artigo apresenta a aproximação entre a Educação de Surdos e a Análise de Discurso. Foi desenvolvido a partir de coleta de dados para pesquisa sobre o ensino de Literatura Infantil em escolas que atendem alunos surdos em Porto Alegre e região metropolitana. Este trabalho tem como objetivo analisar o enunciado de docentes de surdos a partir de Michel Pêcheux e Eni Orlandi que ofereceram subsídios para a mobilização da “caixa de conceitos” da Análise do Discurso. Nas entrevistas realizadas com docentes de escolas da rede pública estadual de surdos, surgiu o enunciado: “Surdos têm medo de Livros” que apontou para efeitos de sentido de celebração e de negação dos surdos, tendo em vista que o discurso dos docentes entrevistados deslizam entre a negação da capacidade dos surdos aprenderem a Língua Portuguesa e a celebração da Língua Brasileira de Sinais – Libras e da necessidade de um ensino Bilíngue para os surdos. Palavras-chave: análise do discurso; educação de surdos; discurso docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9790 10.30681/reps.v7i2.9790 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9790 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i2.9790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9790/6131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 723-743 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925690552320 |