O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayres, Ariadne Dall'acqua
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brando, Fernanda da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10322
Resumo: A imagem criada dos indígenas segue um estereótipo muito parecido com os retratos do período colonial, inclusive no contexto escolar. Objetiva-se refletir acerca dessas representações em livros didáticos, atendendo adequadamente a Lei 11.645/08. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica, confrontada com o olhar indígena. Livros didáticos repercutem generalizações da cultura indígena – reduzindo mais de 350 etnias – a um grupo padronizado e homogêneo. Destaca-se que integrantes indígenas classificam as representações como consequência do imaginário colonial persistente no Brasil. A abordagem etnocêntrica nos livros didáticos poderia reforçar a desmistificação desses estereótipos, com a consultoria a indígenas qualificados para debater. Palavras-chave: ensino básico; livro didático; populações indígenas; etnocentrismo; Lei 11.645/08.
id UNEMAT-1_486cf2800423230bff16e9d8139224c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10322
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiroA imagem criada dos indígenas segue um estereótipo muito parecido com os retratos do período colonial, inclusive no contexto escolar. Objetiva-se refletir acerca dessas representações em livros didáticos, atendendo adequadamente a Lei 11.645/08. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica, confrontada com o olhar indígena. Livros didáticos repercutem generalizações da cultura indígena – reduzindo mais de 350 etnias – a um grupo padronizado e homogêneo. Destaca-se que integrantes indígenas classificam as representações como consequência do imaginário colonial persistente no Brasil. A abordagem etnocêntrica nos livros didáticos poderia reforçar a desmistificação desses estereótipos, com a consultoria a indígenas qualificados para debater. Palavras-chave: ensino básico; livro didático; populações indígenas; etnocentrismo; Lei 11.645/08.Unemat Editora2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1032210.30681/reps.v12i1.10322Eventos Pedagógicos; v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação; 177-1912236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10322/7083Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAyres, Ariadne Dall'acquaBrando, Fernanda da Rocha2022-12-27T20:05:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10322Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:05:45Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro
title O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro
spellingShingle O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro
Ayres, Ariadne Dall'acqua
title_short O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro
title_full O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro
title_fullStr O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro
title_full_unstemmed O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro
title_sort O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro
author Ayres, Ariadne Dall'acqua
author_facet Ayres, Ariadne Dall'acqua
Brando, Fernanda da Rocha
author_role author
author2 Brando, Fernanda da Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayres, Ariadne Dall'acqua
Brando, Fernanda da Rocha
description A imagem criada dos indígenas segue um estereótipo muito parecido com os retratos do período colonial, inclusive no contexto escolar. Objetiva-se refletir acerca dessas representações em livros didáticos, atendendo adequadamente a Lei 11.645/08. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica, confrontada com o olhar indígena. Livros didáticos repercutem generalizações da cultura indígena – reduzindo mais de 350 etnias – a um grupo padronizado e homogêneo. Destaca-se que integrantes indígenas classificam as representações como consequência do imaginário colonial persistente no Brasil. A abordagem etnocêntrica nos livros didáticos poderia reforçar a desmistificação desses estereótipos, com a consultoria a indígenas qualificados para debater. Palavras-chave: ensino básico; livro didático; populações indígenas; etnocentrismo; Lei 11.645/08.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10322
10.30681/reps.v12i1.10322
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10322
identifier_str_mv 10.30681/reps.v12i1.10322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10322/7083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação; 177-191
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927391342592