O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10322 |
Resumo: | A imagem criada dos indígenas segue um estereótipo muito parecido com os retratos do período colonial, inclusive no contexto escolar. Objetiva-se refletir acerca dessas representações em livros didáticos, atendendo adequadamente a Lei 11.645/08. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica, confrontada com o olhar indígena. Livros didáticos repercutem generalizações da cultura indígena – reduzindo mais de 350 etnias – a um grupo padronizado e homogêneo. Destaca-se que integrantes indígenas classificam as representações como consequência do imaginário colonial persistente no Brasil. A abordagem etnocêntrica nos livros didáticos poderia reforçar a desmistificação desses estereótipos, com a consultoria a indígenas qualificados para debater. Palavras-chave: ensino básico; livro didático; populações indígenas; etnocentrismo; Lei 11.645/08. |
id |
UNEMAT-1_486cf2800423230bff16e9d8139224c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10322 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiroA imagem criada dos indígenas segue um estereótipo muito parecido com os retratos do período colonial, inclusive no contexto escolar. Objetiva-se refletir acerca dessas representações em livros didáticos, atendendo adequadamente a Lei 11.645/08. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica, confrontada com o olhar indígena. Livros didáticos repercutem generalizações da cultura indígena – reduzindo mais de 350 etnias – a um grupo padronizado e homogêneo. Destaca-se que integrantes indígenas classificam as representações como consequência do imaginário colonial persistente no Brasil. A abordagem etnocêntrica nos livros didáticos poderia reforçar a desmistificação desses estereótipos, com a consultoria a indígenas qualificados para debater. Palavras-chave: ensino básico; livro didático; populações indígenas; etnocentrismo; Lei 11.645/08.Unemat Editora2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1032210.30681/reps.v12i1.10322Eventos Pedagógicos; v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação; 177-1912236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10322/7083Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAyres, Ariadne Dall'acquaBrando, Fernanda da Rocha2022-12-27T20:05:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10322Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:05:45Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro |
title |
O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro |
spellingShingle |
O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro Ayres, Ariadne Dall'acqua |
title_short |
O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro |
title_full |
O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro |
title_fullStr |
O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro |
title_full_unstemmed |
O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro |
title_sort |
O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro |
author |
Ayres, Ariadne Dall'acqua |
author_facet |
Ayres, Ariadne Dall'acqua Brando, Fernanda da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Brando, Fernanda da Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ayres, Ariadne Dall'acqua Brando, Fernanda da Rocha |
description |
A imagem criada dos indígenas segue um estereótipo muito parecido com os retratos do período colonial, inclusive no contexto escolar. Objetiva-se refletir acerca dessas representações em livros didáticos, atendendo adequadamente a Lei 11.645/08. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica, confrontada com o olhar indígena. Livros didáticos repercutem generalizações da cultura indígena – reduzindo mais de 350 etnias – a um grupo padronizado e homogêneo. Destaca-se que integrantes indígenas classificam as representações como consequência do imaginário colonial persistente no Brasil. A abordagem etnocêntrica nos livros didáticos poderia reforçar a desmistificação desses estereótipos, com a consultoria a indígenas qualificados para debater. Palavras-chave: ensino básico; livro didático; populações indígenas; etnocentrismo; Lei 11.645/08. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10322 10.30681/reps.v12i1.10322 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10322 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v12i1.10322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10322/7083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação; 177-191 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927391342592 |