Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sabrina Lorraina e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6328
Resumo: O presente artigo aborda a leitura na perspectiva de contação de história no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A questão central se pautou em entender sob que condições a contação de história potencializa o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos cognitivos, intelectuais, afetivos e sociais. Para realizar o processo de discussão e análise, pautamo-nos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e pelos autores Nely Novaes Coelho e Paulo Freire. A metodologia compreende uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com os professores da Educação Infantil. A pesquisa constata a importância da contação de história no desenvolvimento infantil, sendo agente potencializador no processo de aprendizagem.
id UNEMAT-1_4c01ef854a48718deeae224454696060
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6328
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de históriaLeituraEscritaContação de históriaEducação infantilO presente artigo aborda a leitura na perspectiva de contação de história no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A questão central se pautou em entender sob que condições a contação de história potencializa o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos cognitivos, intelectuais, afetivos e sociais. Para realizar o processo de discussão e análise, pautamo-nos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e pelos autores Nely Novaes Coelho e Paulo Freire. A metodologia compreende uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com os professores da Educação Infantil. A pesquisa constata a importância da contação de história no desenvolvimento infantil, sendo agente potencializador no processo de aprendizagem.Unemat Editora2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/632810.30681/reps.v13i2.6328Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 304-3152236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6328/4657Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sabrina Lorraina e2023-08-09T17:48:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6328Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:48:36Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história
title Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história
spellingShingle Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história
Silva, Sabrina Lorraina e
Leitura
Escrita
Contação de história
Educação infantil
title_short Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história
title_full Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história
title_fullStr Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história
title_full_unstemmed Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história
title_sort Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história
author Silva, Sabrina Lorraina e
author_facet Silva, Sabrina Lorraina e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sabrina Lorraina e
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Contação de história
Educação infantil
topic Leitura
Escrita
Contação de história
Educação infantil
description O presente artigo aborda a leitura na perspectiva de contação de história no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A questão central se pautou em entender sob que condições a contação de história potencializa o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos cognitivos, intelectuais, afetivos e sociais. Para realizar o processo de discussão e análise, pautamo-nos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e pelos autores Nely Novaes Coelho e Paulo Freire. A metodologia compreende uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com os professores da Educação Infantil. A pesquisa constata a importância da contação de história no desenvolvimento infantil, sendo agente potencializador no processo de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6328
10.30681/reps.v13i2.6328
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6328
identifier_str_mv 10.30681/reps.v13i2.6328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6328/4657
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 304-315
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922221862912