Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6328 |
Resumo: | O presente artigo aborda a leitura na perspectiva de contação de história no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A questão central se pautou em entender sob que condições a contação de história potencializa o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos cognitivos, intelectuais, afetivos e sociais. Para realizar o processo de discussão e análise, pautamo-nos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e pelos autores Nely Novaes Coelho e Paulo Freire. A metodologia compreende uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com os professores da Educação Infantil. A pesquisa constata a importância da contação de história no desenvolvimento infantil, sendo agente potencializador no processo de aprendizagem. |
id |
UNEMAT-1_4c01ef854a48718deeae224454696060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6328 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de históriaLeituraEscritaContação de históriaEducação infantilO presente artigo aborda a leitura na perspectiva de contação de história no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A questão central se pautou em entender sob que condições a contação de história potencializa o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos cognitivos, intelectuais, afetivos e sociais. Para realizar o processo de discussão e análise, pautamo-nos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e pelos autores Nely Novaes Coelho e Paulo Freire. A metodologia compreende uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com os professores da Educação Infantil. A pesquisa constata a importância da contação de história no desenvolvimento infantil, sendo agente potencializador no processo de aprendizagem.Unemat Editora2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/632810.30681/reps.v13i2.6328Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 304-3152236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6328/4657Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sabrina Lorraina e2023-08-09T17:48:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6328Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:48:36Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história |
title |
Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história |
spellingShingle |
Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história Silva, Sabrina Lorraina e Leitura Escrita Contação de história Educação infantil |
title_short |
Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história |
title_full |
Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história |
title_fullStr |
Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história |
title_full_unstemmed |
Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história |
title_sort |
Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história |
author |
Silva, Sabrina Lorraina e |
author_facet |
Silva, Sabrina Lorraina e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sabrina Lorraina e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Contação de história Educação infantil |
topic |
Leitura Escrita Contação de história Educação infantil |
description |
O presente artigo aborda a leitura na perspectiva de contação de história no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A questão central se pautou em entender sob que condições a contação de história potencializa o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos cognitivos, intelectuais, afetivos e sociais. Para realizar o processo de discussão e análise, pautamo-nos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e pelos autores Nely Novaes Coelho e Paulo Freire. A metodologia compreende uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com os professores da Educação Infantil. A pesquisa constata a importância da contação de história no desenvolvimento infantil, sendo agente potencializador no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6328 10.30681/reps.v13i2.6328 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6328 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v13i2.6328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6328/4657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 304-315 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922221862912 |