Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9315 |
Resumo: | Este artigo trata de divulgar como está acontecendo à inclusão na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT. O objetivo desta pesquisa é averiguar como está à inclusão dos alunos com Síndrome de Down no ensino regular e constatar como ocorre o ensino/aprendizagem quando inclusos nas instituições de ensino. A presente pesquisa é um estudo de caso, fundamentada por uma metodologia qualitativa. A coleta de dados utilizou de observações, questionário e entrevista semi estruturadas. Através da realização deste trabalho, ressaltamos a importância de colocar em prática as políticas sobre inclusão; a necessidade de professores capacitados para atuar em sala de aula; e a importância da estimulação para o desenvolvimento da criança.Palavra chave: educação; inclusão escolar; Síndrome de Down; aprendizagem; estudo de caso. |
id |
UNEMAT-1_551ef7b16bcf1398919c23b0626f7833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9315 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regularEste artigo trata de divulgar como está acontecendo à inclusão na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT. O objetivo desta pesquisa é averiguar como está à inclusão dos alunos com Síndrome de Down no ensino regular e constatar como ocorre o ensino/aprendizagem quando inclusos nas instituições de ensino. A presente pesquisa é um estudo de caso, fundamentada por uma metodologia qualitativa. A coleta de dados utilizou de observações, questionário e entrevista semi estruturadas. Através da realização deste trabalho, ressaltamos a importância de colocar em prática as políticas sobre inclusão; a necessidade de professores capacitados para atuar em sala de aula; e a importância da estimulação para o desenvolvimento da criança.Palavra chave: educação; inclusão escolar; Síndrome de Down; aprendizagem; estudo de caso.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/931510.30681/reps.v3i3.9315Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 192-2012236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9315/5251Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTamashiro, Mitsi MartinsDias, Maria Angélica Dornelles2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9315Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular |
title |
Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular |
spellingShingle |
Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular Tamashiro, Mitsi Martins |
title_short |
Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular |
title_full |
Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular |
title_fullStr |
Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular |
title_full_unstemmed |
Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular |
title_sort |
Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular |
author |
Tamashiro, Mitsi Martins |
author_facet |
Tamashiro, Mitsi Martins Dias, Maria Angélica Dornelles |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Maria Angélica Dornelles |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tamashiro, Mitsi Martins Dias, Maria Angélica Dornelles |
description |
Este artigo trata de divulgar como está acontecendo à inclusão na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT. O objetivo desta pesquisa é averiguar como está à inclusão dos alunos com Síndrome de Down no ensino regular e constatar como ocorre o ensino/aprendizagem quando inclusos nas instituições de ensino. A presente pesquisa é um estudo de caso, fundamentada por uma metodologia qualitativa. A coleta de dados utilizou de observações, questionário e entrevista semi estruturadas. Através da realização deste trabalho, ressaltamos a importância de colocar em prática as políticas sobre inclusão; a necessidade de professores capacitados para atuar em sala de aula; e a importância da estimulação para o desenvolvimento da criança.Palavra chave: educação; inclusão escolar; Síndrome de Down; aprendizagem; estudo de caso. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9315 10.30681/reps.v3i3.9315 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9315 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i3.9315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9315/5251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 192-201 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923738103808 |