Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamashiro, Mitsi Martins
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dias, Maria Angélica Dornelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9315
Resumo: Este artigo trata de divulgar como está acontecendo à inclusão na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT. O objetivo desta pesquisa é averiguar como está à inclusão dos alunos com Síndrome de Down no ensino regular e constatar como ocorre o ensino/aprendizagem quando inclusos nas  instituições de ensino. A presente pesquisa é um estudo de caso, fundamentada por uma metodologia qualitativa. A coleta de dados utilizou de observações, questionário e entrevista semi estruturadas. Através da realização deste trabalho, ressaltamos a importância de colocar em prática as políticas sobre inclusão; a necessidade de professores capacitados para atuar em sala de aula; e a importância da estimulação para o desenvolvimento da criança.Palavra chave: educação; inclusão escolar; Síndrome de Down; aprendizagem; estudo de caso.
id UNEMAT-1_551ef7b16bcf1398919c23b0626f7833
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9315
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regularEste artigo trata de divulgar como está acontecendo à inclusão na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT. O objetivo desta pesquisa é averiguar como está à inclusão dos alunos com Síndrome de Down no ensino regular e constatar como ocorre o ensino/aprendizagem quando inclusos nas  instituições de ensino. A presente pesquisa é um estudo de caso, fundamentada por uma metodologia qualitativa. A coleta de dados utilizou de observações, questionário e entrevista semi estruturadas. Através da realização deste trabalho, ressaltamos a importância de colocar em prática as políticas sobre inclusão; a necessidade de professores capacitados para atuar em sala de aula; e a importância da estimulação para o desenvolvimento da criança.Palavra chave: educação; inclusão escolar; Síndrome de Down; aprendizagem; estudo de caso.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/931510.30681/reps.v3i3.9315Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 192-2012236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9315/5251Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTamashiro, Mitsi MartinsDias, Maria Angélica Dornelles2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9315Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular
title Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular
spellingShingle Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular
Tamashiro, Mitsi Martins
title_short Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular
title_full Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular
title_fullStr Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular
title_full_unstemmed Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular
title_sort Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular
author Tamashiro, Mitsi Martins
author_facet Tamashiro, Mitsi Martins
Dias, Maria Angélica Dornelles
author_role author
author2 Dias, Maria Angélica Dornelles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamashiro, Mitsi Martins
Dias, Maria Angélica Dornelles
description Este artigo trata de divulgar como está acontecendo à inclusão na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT. O objetivo desta pesquisa é averiguar como está à inclusão dos alunos com Síndrome de Down no ensino regular e constatar como ocorre o ensino/aprendizagem quando inclusos nas  instituições de ensino. A presente pesquisa é um estudo de caso, fundamentada por uma metodologia qualitativa. A coleta de dados utilizou de observações, questionário e entrevista semi estruturadas. Através da realização deste trabalho, ressaltamos a importância de colocar em prática as políticas sobre inclusão; a necessidade de professores capacitados para atuar em sala de aula; e a importância da estimulação para o desenvolvimento da criança.Palavra chave: educação; inclusão escolar; Síndrome de Down; aprendizagem; estudo de caso.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9315
10.30681/reps.v3i3.9315
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9315
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9315/5251
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 192-201
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923738103808