O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petroski, Izabela Antônia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9714
Resumo: Essa pesquisa se pautou nos estudos de Pierre Bourdieu o qual aponta a escola como reprodutora das desigualdades sociais ao exercer violência simbólica impondo como válida a cultura da classe dominante. Bourdieu aponta a existência de três capitais: econômico, social e cultural. O capital cultural exerce influência maior sobre o rendimento escolar dos alunos pois facilita a decifração de códigos e símbolos. Foram analisadas as dimensões simbólicas dos acadêmicos de Pedagogia da UNEMAT em Sinop, relacionando seus capitais ao rendimento escolar. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. Os acadêmicos são, de maneira geral, detentores de capital cultural popular, o qual não é apreciado pelas instituições escolares. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; capital cultural; rendimento escolar; Pierre Bourdieu.
id UNEMAT-1_5752a0faf31bdde1cc9f8eae041d44b9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9714
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em SinopEssa pesquisa se pautou nos estudos de Pierre Bourdieu o qual aponta a escola como reprodutora das desigualdades sociais ao exercer violência simbólica impondo como válida a cultura da classe dominante. Bourdieu aponta a existência de três capitais: econômico, social e cultural. O capital cultural exerce influência maior sobre o rendimento escolar dos alunos pois facilita a decifração de códigos e símbolos. Foram analisadas as dimensões simbólicas dos acadêmicos de Pedagogia da UNEMAT em Sinop, relacionando seus capitais ao rendimento escolar. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. Os acadêmicos são, de maneira geral, detentores de capital cultural popular, o qual não é apreciado pelas instituições escolares. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; capital cultural; rendimento escolar; Pierre Bourdieu.Unemat Editora2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/971410.30681/reps.v6i4.9714Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 180-1902236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9714/5986Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPetroski, Izabela Antônia2022-12-27T20:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9714Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:22:37Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop
title O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop
spellingShingle O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop
Petroski, Izabela Antônia
title_short O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop
title_full O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop
title_fullStr O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop
title_full_unstemmed O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop
title_sort O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop
author Petroski, Izabela Antônia
author_facet Petroski, Izabela Antônia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petroski, Izabela Antônia
description Essa pesquisa se pautou nos estudos de Pierre Bourdieu o qual aponta a escola como reprodutora das desigualdades sociais ao exercer violência simbólica impondo como válida a cultura da classe dominante. Bourdieu aponta a existência de três capitais: econômico, social e cultural. O capital cultural exerce influência maior sobre o rendimento escolar dos alunos pois facilita a decifração de códigos e símbolos. Foram analisadas as dimensões simbólicas dos acadêmicos de Pedagogia da UNEMAT em Sinop, relacionando seus capitais ao rendimento escolar. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. Os acadêmicos são, de maneira geral, detentores de capital cultural popular, o qual não é apreciado pelas instituições escolares. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; capital cultural; rendimento escolar; Pierre Bourdieu.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9714
10.30681/reps.v6i4.9714
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9714
identifier_str_mv 10.30681/reps.v6i4.9714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9714/5986
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 180-190
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925563674624