O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9714 |
Resumo: | Essa pesquisa se pautou nos estudos de Pierre Bourdieu o qual aponta a escola como reprodutora das desigualdades sociais ao exercer violência simbólica impondo como válida a cultura da classe dominante. Bourdieu aponta a existência de três capitais: econômico, social e cultural. O capital cultural exerce influência maior sobre o rendimento escolar dos alunos pois facilita a decifração de códigos e símbolos. Foram analisadas as dimensões simbólicas dos acadêmicos de Pedagogia da UNEMAT em Sinop, relacionando seus capitais ao rendimento escolar. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. Os acadêmicos são, de maneira geral, detentores de capital cultural popular, o qual não é apreciado pelas instituições escolares. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; capital cultural; rendimento escolar; Pierre Bourdieu. |
id |
UNEMAT-1_5752a0faf31bdde1cc9f8eae041d44b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9714 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em SinopEssa pesquisa se pautou nos estudos de Pierre Bourdieu o qual aponta a escola como reprodutora das desigualdades sociais ao exercer violência simbólica impondo como válida a cultura da classe dominante. Bourdieu aponta a existência de três capitais: econômico, social e cultural. O capital cultural exerce influência maior sobre o rendimento escolar dos alunos pois facilita a decifração de códigos e símbolos. Foram analisadas as dimensões simbólicas dos acadêmicos de Pedagogia da UNEMAT em Sinop, relacionando seus capitais ao rendimento escolar. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. Os acadêmicos são, de maneira geral, detentores de capital cultural popular, o qual não é apreciado pelas instituições escolares. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; capital cultural; rendimento escolar; Pierre Bourdieu.Unemat Editora2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/971410.30681/reps.v6i4.9714Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 180-1902236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9714/5986Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPetroski, Izabela Antônia2022-12-27T20:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9714Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:22:37Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop |
title |
O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop |
spellingShingle |
O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop Petroski, Izabela Antônia |
title_short |
O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop |
title_full |
O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop |
title_fullStr |
O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop |
title_full_unstemmed |
O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop |
title_sort |
O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop |
author |
Petroski, Izabela Antônia |
author_facet |
Petroski, Izabela Antônia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petroski, Izabela Antônia |
description |
Essa pesquisa se pautou nos estudos de Pierre Bourdieu o qual aponta a escola como reprodutora das desigualdades sociais ao exercer violência simbólica impondo como válida a cultura da classe dominante. Bourdieu aponta a existência de três capitais: econômico, social e cultural. O capital cultural exerce influência maior sobre o rendimento escolar dos alunos pois facilita a decifração de códigos e símbolos. Foram analisadas as dimensões simbólicas dos acadêmicos de Pedagogia da UNEMAT em Sinop, relacionando seus capitais ao rendimento escolar. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. Os acadêmicos são, de maneira geral, detentores de capital cultural popular, o qual não é apreciado pelas instituições escolares. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; capital cultural; rendimento escolar; Pierre Bourdieu. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9714 10.30681/reps.v6i4.9714 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9714 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v6i4.9714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9714/5986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 180-190 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925563674624 |