A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9250 |
Resumo: | A ação administrativa e pedagógica numa concepção de gestão democrática é um constante desafio para os gestores de unidades escolares públicas no Estado de Mato Grosso. Os sujeitos inseridos no contexto das comunidades educativas agem nos espaços de construção e reconstruções das relações e intencionalidades de uma prática política e pedagógica, orientada para determinados fins. A pesquisa sobre a gestão democrática mostra-se relevante à medida que a ação administrativa e pedagógica está problematizada em torno da análise de como acontece às relações humanas dentro do contexto escolar, mediatizadas pelas condições materiais de produção. Assim sendo, a pesquisa buscou discutir as principais questões relacionadas à atuação do gestor no âmbito escolar, enfocando a gestão democrática e participativa, como também à função do gestor dentro da estrutura organizacional. As referências bibliográficas, entrevista, questionários e observações realizadas forneceram suporte para entender que a gestão participativa e compartilhada pelos segmentos internos e externos da comunidade educativa, promove a divisão de responsabilidades e melhora o acompanhamento das ações. Compreendemos também que a gestão participativa possibilita intervenções resoluções para as questões que surgem na escola, relações com a comunidade usuária, bem como, com os órgãos centrais do sistema de ensino a qual à escola é submetida hierarquicamente.Palavras-chave: educação; ação administrativa; gestão democrática; prática política e pedagógica. |
id |
UNEMAT-1_598a583edfa3da422ff0ec60023c7f84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9250 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva FreireA ação administrativa e pedagógica numa concepção de gestão democrática é um constante desafio para os gestores de unidades escolares públicas no Estado de Mato Grosso. Os sujeitos inseridos no contexto das comunidades educativas agem nos espaços de construção e reconstruções das relações e intencionalidades de uma prática política e pedagógica, orientada para determinados fins. A pesquisa sobre a gestão democrática mostra-se relevante à medida que a ação administrativa e pedagógica está problematizada em torno da análise de como acontece às relações humanas dentro do contexto escolar, mediatizadas pelas condições materiais de produção. Assim sendo, a pesquisa buscou discutir as principais questões relacionadas à atuação do gestor no âmbito escolar, enfocando a gestão democrática e participativa, como também à função do gestor dentro da estrutura organizacional. As referências bibliográficas, entrevista, questionários e observações realizadas forneceram suporte para entender que a gestão participativa e compartilhada pelos segmentos internos e externos da comunidade educativa, promove a divisão de responsabilidades e melhora o acompanhamento das ações. Compreendemos também que a gestão participativa possibilita intervenções resoluções para as questões que surgem na escola, relações com a comunidade usuária, bem como, com os órgãos centrais do sistema de ensino a qual à escola é submetida hierarquicamente.Palavras-chave: educação; ação administrativa; gestão democrática; prática política e pedagógica.Unemat Editora2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/925010.30681/reps.v3i2.9250Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 213-2242236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9250/5097Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rosana Vicente daArruda, Roberto Alves de2022-12-27T20:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9250Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:34:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire |
title |
A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire |
spellingShingle |
A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire Costa, Rosana Vicente da |
title_short |
A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire |
title_full |
A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire |
title_fullStr |
A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire |
title_full_unstemmed |
A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire |
title_sort |
A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire |
author |
Costa, Rosana Vicente da |
author_facet |
Costa, Rosana Vicente da Arruda, Roberto Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Roberto Alves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rosana Vicente da Arruda, Roberto Alves de |
description |
A ação administrativa e pedagógica numa concepção de gestão democrática é um constante desafio para os gestores de unidades escolares públicas no Estado de Mato Grosso. Os sujeitos inseridos no contexto das comunidades educativas agem nos espaços de construção e reconstruções das relações e intencionalidades de uma prática política e pedagógica, orientada para determinados fins. A pesquisa sobre a gestão democrática mostra-se relevante à medida que a ação administrativa e pedagógica está problematizada em torno da análise de como acontece às relações humanas dentro do contexto escolar, mediatizadas pelas condições materiais de produção. Assim sendo, a pesquisa buscou discutir as principais questões relacionadas à atuação do gestor no âmbito escolar, enfocando a gestão democrática e participativa, como também à função do gestor dentro da estrutura organizacional. As referências bibliográficas, entrevista, questionários e observações realizadas forneceram suporte para entender que a gestão participativa e compartilhada pelos segmentos internos e externos da comunidade educativa, promove a divisão de responsabilidades e melhora o acompanhamento das ações. Compreendemos também que a gestão participativa possibilita intervenções resoluções para as questões que surgem na escola, relações com a comunidade usuária, bem como, com os órgãos centrais do sistema de ensino a qual à escola é submetida hierarquicamente.Palavras-chave: educação; ação administrativa; gestão democrática; prática política e pedagógica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9250 10.30681/reps.v3i2.9250 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9250 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i2.9250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9250/5097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 213-224 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923702452224 |