A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosana Vicente da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Arruda, Roberto Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9250
Resumo: A ação administrativa e pedagógica numa concepção de gestão democrática é um constante desafio para os gestores de unidades escolares públicas no Estado de Mato Grosso. Os sujeitos inseridos no contexto das comunidades educativas agem nos espaços de construção e reconstruções das relações e intencionalidades de uma prática política e pedagógica, orientada para determinados fins. A pesquisa sobre a gestão democrática mostra-se relevante à medida que a ação administrativa e pedagógica está problematizada em torno da análise de como acontece às relações humanas dentro do contexto escolar, mediatizadas pelas condições materiais de produção. Assim sendo, a pesquisa buscou discutir as principais questões relacionadas à atuação do gestor no âmbito escolar, enfocando a gestão democrática e participativa, como também à função do gestor dentro da estrutura organizacional. As referências bibliográficas, entrevista, questionários e observações realizadas forneceram suporte para entender que a gestão participativa e compartilhada pelos segmentos internos e externos da comunidade educativa, promove a divisão de responsabilidades e melhora o acompanhamento das ações. Compreendemos também que a gestão participativa possibilita intervenções resoluções para as questões que surgem na escola, relações com a comunidade usuária, bem como, com os órgãos centrais do sistema de ensino a qual à escola é submetida hierarquicamente.Palavras-chave: educação; ação administrativa; gestão democrática; prática política e pedagógica.
id UNEMAT-1_598a583edfa3da422ff0ec60023c7f84
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9250
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva FreireA ação administrativa e pedagógica numa concepção de gestão democrática é um constante desafio para os gestores de unidades escolares públicas no Estado de Mato Grosso. Os sujeitos inseridos no contexto das comunidades educativas agem nos espaços de construção e reconstruções das relações e intencionalidades de uma prática política e pedagógica, orientada para determinados fins. A pesquisa sobre a gestão democrática mostra-se relevante à medida que a ação administrativa e pedagógica está problematizada em torno da análise de como acontece às relações humanas dentro do contexto escolar, mediatizadas pelas condições materiais de produção. Assim sendo, a pesquisa buscou discutir as principais questões relacionadas à atuação do gestor no âmbito escolar, enfocando a gestão democrática e participativa, como também à função do gestor dentro da estrutura organizacional. As referências bibliográficas, entrevista, questionários e observações realizadas forneceram suporte para entender que a gestão participativa e compartilhada pelos segmentos internos e externos da comunidade educativa, promove a divisão de responsabilidades e melhora o acompanhamento das ações. Compreendemos também que a gestão participativa possibilita intervenções resoluções para as questões que surgem na escola, relações com a comunidade usuária, bem como, com os órgãos centrais do sistema de ensino a qual à escola é submetida hierarquicamente.Palavras-chave: educação; ação administrativa; gestão democrática; prática política e pedagógica.Unemat Editora2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/925010.30681/reps.v3i2.9250Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 213-2242236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9250/5097Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rosana Vicente daArruda, Roberto Alves de2022-12-27T20:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9250Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:34:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire
title A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire
spellingShingle A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire
Costa, Rosana Vicente da
title_short A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire
title_full A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire
title_fullStr A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire
title_full_unstemmed A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire
title_sort A ação administrativa e pedagógica frente aos desafios da gestão democrática: um estudo da atuação do gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire
author Costa, Rosana Vicente da
author_facet Costa, Rosana Vicente da
Arruda, Roberto Alves de
author_role author
author2 Arruda, Roberto Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rosana Vicente da
Arruda, Roberto Alves de
description A ação administrativa e pedagógica numa concepção de gestão democrática é um constante desafio para os gestores de unidades escolares públicas no Estado de Mato Grosso. Os sujeitos inseridos no contexto das comunidades educativas agem nos espaços de construção e reconstruções das relações e intencionalidades de uma prática política e pedagógica, orientada para determinados fins. A pesquisa sobre a gestão democrática mostra-se relevante à medida que a ação administrativa e pedagógica está problematizada em torno da análise de como acontece às relações humanas dentro do contexto escolar, mediatizadas pelas condições materiais de produção. Assim sendo, a pesquisa buscou discutir as principais questões relacionadas à atuação do gestor no âmbito escolar, enfocando a gestão democrática e participativa, como também à função do gestor dentro da estrutura organizacional. As referências bibliográficas, entrevista, questionários e observações realizadas forneceram suporte para entender que a gestão participativa e compartilhada pelos segmentos internos e externos da comunidade educativa, promove a divisão de responsabilidades e melhora o acompanhamento das ações. Compreendemos também que a gestão participativa possibilita intervenções resoluções para as questões que surgem na escola, relações com a comunidade usuária, bem como, com os órgãos centrais do sistema de ensino a qual à escola é submetida hierarquicamente.Palavras-chave: educação; ação administrativa; gestão democrática; prática política e pedagógica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9250
10.30681/reps.v3i2.9250
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9250
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i2.9250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9250/5097
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 213-224
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923702452224