Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carradore, Danielle Cristina Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9669
Resumo: Esta pesquisa trata de um estudo de como os jogos e brincadeiras contribuem no processo de ensino-aprendizagem e de que forma a professora pesquisada os utilizam. A pesquisa ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil Tarsila do Amaral, em Sinop-Mato Grosso. No desenvolvimento buscou-se o aporte teórico dos autores: Roberta Liana Pimentel Cajueiro, José Carlos Libâneo, Gisela Wajskop e a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional. O método utilizado foi o Estudo de Caso com abordagem qualitativa, e a coleta de dados foi através de observações, entrevista e registro imagéticos. Os jogos e brincadeiras estão sempre presentes na Educação Infantil e se fortalecem enquanto poderosos instrumentos pedagógicos e a mediação do professor são fundamentais. Palavras-chave: educação infantil; ensino-aprendizagem; jogos e brincadeiras.
id UNEMAT-1_5ce12831fcb44aa782b839298424c248
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9669
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anosEsta pesquisa trata de um estudo de como os jogos e brincadeiras contribuem no processo de ensino-aprendizagem e de que forma a professora pesquisada os utilizam. A pesquisa ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil Tarsila do Amaral, em Sinop-Mato Grosso. No desenvolvimento buscou-se o aporte teórico dos autores: Roberta Liana Pimentel Cajueiro, José Carlos Libâneo, Gisela Wajskop e a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional. O método utilizado foi o Estudo de Caso com abordagem qualitativa, e a coleta de dados foi através de observações, entrevista e registro imagéticos. Os jogos e brincadeiras estão sempre presentes na Educação Infantil e se fortalecem enquanto poderosos instrumentos pedagógicos e a mediação do professor são fundamentais. Palavras-chave: educação infantil; ensino-aprendizagem; jogos e brincadeiras.Unemat Editora2015-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/966910.30681/reps.v6i2.9669Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 62-722236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9669/5815Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarradore, Danielle Cristina Lima2022-12-27T20:24:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9669Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:24:33Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos
title Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos
spellingShingle Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos
Carradore, Danielle Cristina Lima
title_short Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos
title_full Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos
title_fullStr Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos
title_full_unstemmed Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos
title_sort Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos
author Carradore, Danielle Cristina Lima
author_facet Carradore, Danielle Cristina Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carradore, Danielle Cristina Lima
description Esta pesquisa trata de um estudo de como os jogos e brincadeiras contribuem no processo de ensino-aprendizagem e de que forma a professora pesquisada os utilizam. A pesquisa ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil Tarsila do Amaral, em Sinop-Mato Grosso. No desenvolvimento buscou-se o aporte teórico dos autores: Roberta Liana Pimentel Cajueiro, José Carlos Libâneo, Gisela Wajskop e a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional. O método utilizado foi o Estudo de Caso com abordagem qualitativa, e a coleta de dados foi através de observações, entrevista e registro imagéticos. Os jogos e brincadeiras estão sempre presentes na Educação Infantil e se fortalecem enquanto poderosos instrumentos pedagógicos e a mediação do professor são fundamentais. Palavras-chave: educação infantil; ensino-aprendizagem; jogos e brincadeiras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9669
10.30681/reps.v6i2.9669
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9669
identifier_str_mv 10.30681/reps.v6i2.9669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9669/5815
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 62-72
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925136904192