JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/128 |
Resumo: | Através da brincadeira, a criança se expressa sobre como vê o mundo e aprende. O presente trabalho pretende demonstrar que, ao longo do tempo, os jogos e as brincadeiras na infância têm exercido influência no aprendizado, sendo possível afirmar que são agentes de mudança. Através de revisão da literatura, são apresentados aspectos da história dos jogos infantis, as contribuições ao assunto dos grandes mestres da Pedagogia, assim como a ascendência cultural dos jogos infantis brasileiros. Conotações que demonstram a relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil são abordadas. Além disto, considerações sobre a infância e o brincar, as relações entre a criança, o brinquedo e o adulto são também inseridos no contexto deste trabalho. Observou-se que o ensino na infância é enriquecido com o auxílio de concepções psicológicas e pedagógicas, que reconhecem o papel dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento e na construção do conhecimento infantil. Assim, é importante a aplicação dos mesmos, pois propiciam à criança oportunidade de aprendizado prazeroso e ao adulto uma formação enriquecida e doces lembranças de sua infância. |
id |
UNIMES-1_53b5f6182088f65cc8f3d3285b2bd17a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/128 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTILEducaçãoBrincadeiras; Jogos; Educação infantil.Através da brincadeira, a criança se expressa sobre como vê o mundo e aprende. O presente trabalho pretende demonstrar que, ao longo do tempo, os jogos e as brincadeiras na infância têm exercido influência no aprendizado, sendo possível afirmar que são agentes de mudança. Através de revisão da literatura, são apresentados aspectos da história dos jogos infantis, as contribuições ao assunto dos grandes mestres da Pedagogia, assim como a ascendência cultural dos jogos infantis brasileiros. Conotações que demonstram a relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil são abordadas. Além disto, considerações sobre a infância e o brincar, as relações entre a criança, o brinquedo e o adulto são também inseridos no contexto deste trabalho. Observou-se que o ensino na infância é enriquecido com o auxílio de concepções psicológicas e pedagógicas, que reconhecem o papel dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento e na construção do conhecimento infantil. Assim, é importante a aplicação dos mesmos, pois propiciam à criança oportunidade de aprendizado prazeroso e ao adulto uma formação enriquecida e doces lembranças de sua infância.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2009-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/128Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; Edição Especial19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/128/69Mateus, Bianca Cristina BarbosaRosa, Cláudia Mendonça daMoura, Thais Batista Mangueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-22T17:24:53Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/128Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2011-11-22T17:24:53Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Mateus, Bianca Cristina Barbosa Educação Brincadeiras; Jogos; Educação infantil. |
title_short |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Mateus, Bianca Cristina Barbosa |
author_facet |
Mateus, Bianca Cristina Barbosa Rosa, Cláudia Mendonça da Moura, Thais Batista Mangueira |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Cláudia Mendonça da Moura, Thais Batista Mangueira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Bianca Cristina Barbosa Rosa, Cláudia Mendonça da Moura, Thais Batista Mangueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Brincadeiras; Jogos; Educação infantil. |
topic |
Educação Brincadeiras; Jogos; Educação infantil. |
description |
Através da brincadeira, a criança se expressa sobre como vê o mundo e aprende. O presente trabalho pretende demonstrar que, ao longo do tempo, os jogos e as brincadeiras na infância têm exercido influência no aprendizado, sendo possível afirmar que são agentes de mudança. Através de revisão da literatura, são apresentados aspectos da história dos jogos infantis, as contribuições ao assunto dos grandes mestres da Pedagogia, assim como a ascendência cultural dos jogos infantis brasileiros. Conotações que demonstram a relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil são abordadas. Além disto, considerações sobre a infância e o brincar, as relações entre a criança, o brinquedo e o adulto são também inseridos no contexto deste trabalho. Observou-se que o ensino na infância é enriquecido com o auxílio de concepções psicológicas e pedagógicas, que reconhecem o papel dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento e na construção do conhecimento infantil. Assim, é importante a aplicação dos mesmos, pois propiciam à criança oportunidade de aprendizado prazeroso e ao adulto uma formação enriquecida e doces lembranças de sua infância. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/128 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/128/69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; Edição Especial 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274687619072 |