Estratégias no ensino-aprendizagem de língua inglesa por alunos da educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leila Cristina Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cardoso, Márcio César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9485
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias utilizadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que apresentam melhor desempenho em Língua Inglesa. O estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua estrangeira – PCN’s (1998), na proposta curricular para a educação de jovens e adultos:do ensino médio 1º ao 3º ano, nos PCNs Língua Estrangeira (BRASIL, 2002) que é o documento para o segmento de ensino de jovens e adultos. Fundamenta-se também na abordagem sociointeracionista de ensino/aprendizagem proposta por Vygotsky (1994-1995). Foram igualmente relevantes para o presente estudo a análise do material didático adotado pela escola e a abordagem utilizada pelo professor durante as aulas. A pesquisa foi realizada com quatro alunos do ensino médio das escolas Maria de Lima Cadidé e José Salmen Hanze da rede estadual de educação. A coleta de dados realizou-se no segundo semestre de 2012 por meio de questionários, diários/fichas de avaliação dos professores e entrevistas com os alunos. Com relação às estratégias utilizadas pelos alunos, os resultados apresentaram um conjunto de práticas relacionadas à compreensão, produção oral e escrita. Além disso, pôde-se perceber que o melhor desempenho está relacionado às práticas desenvolvidas tanto em sala quanto fora do ambiente escolar. Palavras-chave: EJA; aprendizagem de língua inglesa; autonomia do aprendiz. 
id UNEMAT-1_5e79cad8bf461a7aefbe8e6265cae7d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9485
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Estratégias no ensino-aprendizagem de língua inglesa por alunos da educação de jovens e adultosEsta pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias utilizadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que apresentam melhor desempenho em Língua Inglesa. O estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua estrangeira – PCN’s (1998), na proposta curricular para a educação de jovens e adultos:do ensino médio 1º ao 3º ano, nos PCNs Língua Estrangeira (BRASIL, 2002) que é o documento para o segmento de ensino de jovens e adultos. Fundamenta-se também na abordagem sociointeracionista de ensino/aprendizagem proposta por Vygotsky (1994-1995). Foram igualmente relevantes para o presente estudo a análise do material didático adotado pela escola e a abordagem utilizada pelo professor durante as aulas. A pesquisa foi realizada com quatro alunos do ensino médio das escolas Maria de Lima Cadidé e José Salmen Hanze da rede estadual de educação. A coleta de dados realizou-se no segundo semestre de 2012 por meio de questionários, diários/fichas de avaliação dos professores e entrevistas com os alunos. Com relação às estratégias utilizadas pelos alunos, os resultados apresentaram um conjunto de práticas relacionadas à compreensão, produção oral e escrita. Além disso, pôde-se perceber que o melhor desempenho está relacionado às práticas desenvolvidas tanto em sala quanto fora do ambiente escolar. Palavras-chave: EJA; aprendizagem de língua inglesa; autonomia do aprendiz. Unemat Editora2014-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/948510.30681/reps.v5i1.9485Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 1 (2014): O professor de inglês da escola pública como criador-de-sentidos; 81-902236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9485/5522Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leila Cristina OliveiraCardoso, Márcio César2022-12-27T20:31:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9485Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:31:07Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias no ensino-aprendizagem de língua inglesa por alunos da educação de jovens e adultos
title Estratégias no ensino-aprendizagem de língua inglesa por alunos da educação de jovens e adultos
spellingShingle Estratégias no ensino-aprendizagem de língua inglesa por alunos da educação de jovens e adultos
Silva, Leila Cristina Oliveira
title_short Estratégias no ensino-aprendizagem de língua inglesa por alunos da educação de jovens e adultos
title_full Estratégias no ensino-aprendizagem de língua inglesa por alunos da educação de jovens e adultos
title_fullStr Estratégias no ensino-aprendizagem de língua inglesa por alunos da educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Estratégias no ensino-aprendizagem de língua inglesa por alunos da educação de jovens e adultos
title_sort Estratégias no ensino-aprendizagem de língua inglesa por alunos da educação de jovens e adultos
author Silva, Leila Cristina Oliveira
author_facet Silva, Leila Cristina Oliveira
Cardoso, Márcio César
author_role author
author2 Cardoso, Márcio César
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leila Cristina Oliveira
Cardoso, Márcio César
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias utilizadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que apresentam melhor desempenho em Língua Inglesa. O estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua estrangeira – PCN’s (1998), na proposta curricular para a educação de jovens e adultos:do ensino médio 1º ao 3º ano, nos PCNs Língua Estrangeira (BRASIL, 2002) que é o documento para o segmento de ensino de jovens e adultos. Fundamenta-se também na abordagem sociointeracionista de ensino/aprendizagem proposta por Vygotsky (1994-1995). Foram igualmente relevantes para o presente estudo a análise do material didático adotado pela escola e a abordagem utilizada pelo professor durante as aulas. A pesquisa foi realizada com quatro alunos do ensino médio das escolas Maria de Lima Cadidé e José Salmen Hanze da rede estadual de educação. A coleta de dados realizou-se no segundo semestre de 2012 por meio de questionários, diários/fichas de avaliação dos professores e entrevistas com os alunos. Com relação às estratégias utilizadas pelos alunos, os resultados apresentaram um conjunto de práticas relacionadas à compreensão, produção oral e escrita. Além disso, pôde-se perceber que o melhor desempenho está relacionado às práticas desenvolvidas tanto em sala quanto fora do ambiente escolar. Palavras-chave: EJA; aprendizagem de língua inglesa; autonomia do aprendiz. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9485
10.30681/reps.v5i1.9485
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9485
identifier_str_mv 10.30681/reps.v5i1.9485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9485/5522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 1 (2014): O professor de inglês da escola pública como criador-de-sentidos; 81-90
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210924602130432