O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6320 |
Resumo: | O presente artigo relata as contribuições pedagógicas para a comunidade indígena terena do norte mato-grossense por meio da associação UNIEDAS, tendo como objetivo enfatizar a relevância da educação em ambientes não escolares. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão e Alceu Zoia. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos representativos envolvidos com a proposta, realizadas no segundo semestre de 2021. Concluiu-se que a educação está envolvida em toda a sociedade de modo geral, e o quanto é importante a educação em instituições não escolares em lugares de difícil acesso, como as comunidades indígenas. |
id |
UNEMAT-1_618548a11390f7c1c36ef693757983e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6320 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenasAmbientes não escolaresEducação em comunidades indígenasAssociação UNIEDASO presente artigo relata as contribuições pedagógicas para a comunidade indígena terena do norte mato-grossense por meio da associação UNIEDAS, tendo como objetivo enfatizar a relevância da educação em ambientes não escolares. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão e Alceu Zoia. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos representativos envolvidos com a proposta, realizadas no segundo semestre de 2021. Concluiu-se que a educação está envolvida em toda a sociedade de modo geral, e o quanto é importante a educação em instituições não escolares em lugares de difícil acesso, como as comunidades indígenas.Unemat Editora2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/632010.30681/reps.v13i2.6320Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 238-2482236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6320/4651Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoelles, Danielle Prado de Oliveira 2023-08-09T17:48:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6320Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:48:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenas |
title |
O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenas |
spellingShingle |
O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenas Roelles, Danielle Prado de Oliveira Ambientes não escolares Educação em comunidades indígenas Associação UNIEDAS |
title_short |
O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenas |
title_full |
O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenas |
title_fullStr |
O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenas |
title_full_unstemmed |
O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenas |
title_sort |
O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenas |
author |
Roelles, Danielle Prado de Oliveira |
author_facet |
Roelles, Danielle Prado de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roelles, Danielle Prado de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes não escolares Educação em comunidades indígenas Associação UNIEDAS |
topic |
Ambientes não escolares Educação em comunidades indígenas Associação UNIEDAS |
description |
O presente artigo relata as contribuições pedagógicas para a comunidade indígena terena do norte mato-grossense por meio da associação UNIEDAS, tendo como objetivo enfatizar a relevância da educação em ambientes não escolares. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão e Alceu Zoia. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos representativos envolvidos com a proposta, realizadas no segundo semestre de 2021. Concluiu-se que a educação está envolvida em toda a sociedade de modo geral, e o quanto é importante a educação em instituições não escolares em lugares de difícil acesso, como as comunidades indígenas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6320 10.30681/reps.v13i2.6320 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6320 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v13i2.6320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6320/4651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 238-248 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922211377152 |